Secultfor anuncia programação cultural de agosto em seus equipamentos vinculados e espaços parceiros
Secultfor anuncia programação cultural de agosto em seus equipamentos vinculados e espaços parceiros
Entre os destaques do mês, a abertura da exposição Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças!, a tradicional Festa de Iemanjá, três shows do projeto Tá Meio Musical esse Ambiente e o XVI Festival de Teatro de Fortaleza
Durante o mês de agosto, Fortaleza segue com programação cultural diversificada e gratuita, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema. Espaços vinculados à Pasta, como as bibliotecas públicas Dolor Barreira, Cristina Poeta e Herbênia Gurgel, o Centro Cultural Belchior, a Vila das Artes e a Casa do Barão de Camocim, recebem atividades para todos os públicos. O Parque Rio Branco, espaço parceiro, também integra a agenda, com atrações voltadas ao lazer, à música e à convivência.
As bibliotecas públicas municipais mantêm uma programação especial. A Dolor Barreira realiza atividades como o Mercado Geek, contações de histórias, leituras dramáticas e sessões do tradicional Cine Trash, com filmes cult de horror. Suas atividades regulares incluem contações às terças, recital de poesia às quartas e sessões do Cine Trash às sextas, sempre às 18h. De 7 a 22/08, a Biblioteca Cristina Poeta promove ações voltadas ao Dia do Folclore, com oficinas de leitura, pintura livre e contações de histórias. No dia 27, sedia o Escambo Literário, das 8h às 17h. Já a Herbênia Gurgel recebe, no dia 23, o projeto Jovens pela Diferença, com atividades comemorativas pelo Dia do Estudante, das 8h30 às 11h30.
A Vila das Artes concentra parte das atividades formativas do mês, com oficinas e encontros nas áreas de dança, artes visuais e teatro, além da abertura da segunda edição do Núcleo de Pesquisa em Artes do Circo, no dia 21. Entre os destaques estão a 6ª Jornada de Teatro e Educação, que acontece de 18 a 23 de agosto, e as oficinas Corpo em foco, Letras e muros e Dança Florestal. A programação expositiva também se mantém em evidência com a mostra “Festa de negro é pra se libertar”, em cartaz na Casa do Barão de Camocim até 13 de setembro.
Com programação intensa ao longo de agosto, o Centro Cultural Belchior recebe shows como Femina Sounds (02/08), Pra Onde o Vento Sopra (09/08), Essas Mulheres (16/08), Emiciomar – marrom, preto (23/08) e Sangue, Suor e Lágrimas (30/08), além da 3ª edição do Mikarreggae (8/08). A exposição Odoyá! Salve a Mãe de todas as cabeças! é um dos destaques do mês e poderá ser visitada de terça a sábado, após a abertura, no dia 13 de agosto. A agenda inclui ainda apresentações cênicas, aulas semanais de ritmos e dança contemporânea, e diversos workshops do projeto Ondas Formativas, com temas como DJ e vinil, cultura ballroom, samba de terreiro e vivência de violão, do movimento Belchior Vive.
O Parque Rio Branco entra na programação cultural de agosto com o projeto Tá Meio Musical Esse Ambiente, que tem foco na sustentabilidade e no incentivo à ocupação artística dos parques urbanos. No dia 24, os artistas Rogério Lima, Theresa Rachel, Rebeca Alcântara e Rommel se reúnem em uma celebração à música, ao ar livre e com acesso gratuito.
Já no dia 15 de agosto, a cidade celebra a tradicional Festa de Iemanjá, com cortejos e celebrações nas praias do Futuro e de Iracema, reforçando a força das expressões culturais de matriz africana em Fortaleza.
O XVI Festival de Teatro de Fortaleza começa no dia 31 de agosto. Até 12 de setembro, o festival faz um tributo aos artistas e ao teatro de grupo de Fortaleza, com programação gratuita em espaços diversos da Cidade.
A programação detalhada será divulgada no decorrer deste mês nos canais oficiais da Prefeitura
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.