Vila das Artes abre inscrições para 2ª edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses, com mediação de Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima Iniciativa da Escola Pública de Circo propõe debates sobre tecnologias assistivas, corpos dissidentes e acessibilidade poética no universo circense
A Vila das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), abre inscrições para a 2ª edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses, ação da Escola Pública de Circo. Com mediação de Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima, a iniciativa é voltada a artistas circenses com, no mínimo, cinco anos de experiência. A formação será realizada de 21 de agosto a 18 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro). Inscrições devem ser feitas até 18 de agosto.
Nesta edição, o Núcleo se debruça sobre questões da acessibilidade, abordando três eixos principais: tecnologias assistivas para o circo, narrativas de corpos dissidentes e acessibilidades poéticas. A programação conta, ainda, com palestras públicas de especialistas, compondo um espaço coletivo de escuta, reflexão e troca de experiências.
Ficha de inscrição da 2ª edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses
A atividade propõe uma imersão crítica, reflexiva e sensível nas práticas circenses contemporâneas, a partir de uma perspectiva anticapacitista e de estéticas expandidas. Por meio de aulas teóricas, estudo de casos e percepções de criação, serão exploradas as relações entre corpos dissidentes, tecnologias assistivas e estratégias de acessibilidade como dispositivos não apenas funcionais, mas também criativos, políticos e estéticos.
Sobre a mediação
Geórgia Vitrilis é travesti, artista translinguagens, arte-educadora e circense. Graduada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é formada no Curso Colaboratório em Artes Circenses e estudante de canto erudito na Escola Pública de Música da Vila das Artes. Pesquisa dramaturgia encarnada, dissidência e acessibilidade poética em práticas artísticas.
João Paulo Lima é artista da cena, diretor e professor de teatro e circo. Mestre em Artes (UFC), é integrante do Coletivo Artisté e da Cia Prisma de Artes. Pesquisa pedagogias da cena, comicidade, memória e processos de criação com ênfase em artes circenses e teatro físico. Atua em projetos formativos em diferentes instituições e contextos artísticos.
Serviço
2ª edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses, com Geórgia Vitrilis e João Paulo Lima
Período: 21/08 a 18/12 às quintas-feiras
Horário: 19h às 21h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Público: artistas com experiência mínima de 5 anos no universo circense
Faixa etária: 18+
20 vagas
Ficha de inscrição da 2ª edição do Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.