Vila das Artes encerra 6ª Jornada de Teatro & Educação com espetáculo ‘Pátrio Poder’, neste sábado (23/08) Com duas sessões gratuitas e acesso por ordem de chegada, apresentação traz o ator e professor Narciso Telles revelando traumas da ditadura militar brasileira
A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes realiza neste sábado (23/08) o encerramento da 6ª edição da Jornada de Teatro & Educação. Iniciada na última segunda-feira (18/08), a programação se conclui com a apresentação gratuita do espetáculo "Pátrio Poder", em duas sessões, às 17h e às 19h, com acesso por ordem de chegada.
Criada pelo ator e professor Narciso Telles em parceria com o diretor de teatro André Carreira, a peça propõe uma reflexão sobre a memória política brasileira. Em cena, o ator-personagem revisita medos e traumas vividos durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), trazendo à tona experiências que dialogam com a história recente do país.
A Jornada é resultado das ações culturais da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
Além de apresentar o espetáculo, Narciso Telles também participou ativamente da programação da Jornada. No primeiro dia, integrou a mesa de diálogo Pedagogias do Desejo e Formação do Artista-Docente, ao lado do ator e dramaturgo Fernando Leão, da atriz e performer Jacqueline Peixoto e da atriz e pesquisadora Juliana Carvalho. O artista ainda conduziu a oficina Pedagogias do Desejo, em que compartilhou experiências sobre novas formas de atuação em processos de ensino-aprendizagem.
“Pátrio Poder”
Pátrio Poder é uma cocriação dramatúrgica e cênica de André Carreira e Narciso Telles que, inspirados nas obras de Eduardo Pavlovsky, apresenta um ator/personagem que desvela um dos traumas sociais mais significativos da história brasileira: o roubo de crianças e os falsos laudos médicos emitidos por legistas apoiadores do regime militar. A apresentação é marcada pelo despojamento de cenários e figurinos, buscando como foco o efeito cênico e uma maior proximidade com o desenvolvimento da narrativa.
6ª Jornada de Teatro & Educação da Vila das Artes
Desde 2019, a Jornada de Teatro & Educação da Vila das Artes se consolida como um espaço essencial de formação, encontro e invenção pedagógica, reunindo artistas, docentes e pesquisadores/as comprometidos/as com a criação de novas possibilidades de ensino-aprendizagem em teatro. A edição de 2025 nasce do desejo de aprofundar reflexões sobre pedagogias
sensíveis e éticas que orientam a prática do ensino dessa linguagem artística. O tema se conecta às inquietações atuais da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes, que tem se aproximado de debates sobre saúde mental de docentes, acessibilidade, inclusão no ensino das artes e construção de metodologias pedagógicas mais cuidadosas e plurais.
Serviço
Espetáculo “Pátrio Poder”, com Narciso Telles (encerramento da 6ª edição da Jornada de Teatro & Educação)
Data: 23/08 (sábado)
Horários: 17h (1ª sessão) e 19h (2ª sessão)
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Vagas: por ordem de chegada
Classificação indicativa: 18 anos
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.