O Corinthians derrotou o Grêmio por 2 a 0, neste sábado (23) no estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, e garantiu o título do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17. A partida decisiva foi transmitida ao vivo pela TV Brasil . Para ficarem com o título, as Brabinhas do Timão tiveram que superar uma equipe que, até então, tinha uma campanha com 100% de aproveitamento. Neste sábado, as corinthianas começaram a construir a vitória aos 40 minutos do primeiro tempo, quando a camisa 9 Júlia Romero aproveitou passe da lateral Rafa Rocha para bater de primeira. A confirmação do triunfo, e do título, veio apenas aos 41 minutos da etapa final, com um belo gol por cobertura de Carol Melo. TV Brasil Esta transmissão integra a estratégia da TV Brasil de ampliar a visibilidade das competições femininas. Além do Brasileiro Sub-17, a emissora também exibe jogos das Séries A1, A2 e A3 do Brasileirão Feminino e transmitiu as partidas da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa...
Oi - Projeto Tecendo Comunicação Solidária - Instituto Terramar realiza projeto para formar jovens da Zona Costeira do Ceará em comunicação
Comunicação, juventude e turismo comunitário são as palavras-chave do projeto Rede Tucum - Tecendo Comunicação Solidária, realizado na Zona Costeira do Ceará pelo Instituto Terramar com apoio do Instituto Oi Futuro através do Programa Oi Novos Brasis. O projeto tem como objetivo principal qualificar a participação da juventude para fortalecer a estratégia de comunicação e gestão do turismo comunitário. Além disso, a iniciativa considera aspectos produtivos, organizativos, culturais e políticos das comunidades que fazem parte da Rede; assim, atuará junto às juventudes de 15 grupos de turismo comunitário em 11 municípios da zona costeira do estado com vistas a promover formação em tecnologias de comunicação e informação e produzir peças direcionadas aos públicos interno e externo.
As ações do projeto visam fortalecer a proposta de turismo comunitário da Rede Tucum enquanto articulação social e produtiva estratégica na defesa do território, dos modos de vida e trabalho e no exercício de direitos das comunidades tradicionais costeiras. Além disso, aqui ganha especial destaque a ideia de envolver a juventude no turismo comunitário, colaborando para que construa espaços de atuação e engajamento dentro de seu próprio território.
Essa teia de comunicação solidária não existe só. Grande parte de suas ações são realizadas conjuntamente à Escola Popular de Turismo Comunitário (EPTC), outra iniciativa do Instituto Terramar que, inserida nos marcos da educação popular, objetiva qualificar a participação da juventude nos processos produtivos, organizativos, culturais, sociais e políticos das comunidades através do incentivo à auto-organização e da formação da juventude para o turismo comunitário e atividades relacionadas. Nesse sentido, a parceria entre os projetos já realizou o intercâmbio de 30 jovens da Zona Costeira à Fundação Casa Grande, no município de Nova Olinda, e o segundo módulo de formação da EPTC, que abordou as temáticas de comunicação e gestão no turismo comunitário.
O Tecendo Comunicação Solidária está previsto para acontecer até o final de 2016 e ainda propõe a estruturação da comunicação da Rede a partir da realização de outras formações, com oficinas temáticas sobre comunicação popular e tecnologias de informação e comunicação, produção de notícias e articulação, implementação de rádios móveis nos núcleos da Rede Tucum das comunidades de Tatajuba, no município de Camocim, Caetanos de Cima, em Amontada e Assentamento Maceió, em Itapipoca.
As atividades beneficiarão diretamente as famílias que atuam no turismo comunitário, pescadores/as artesanais, produtores/as rurais da agricultura camponesa, artesãos e artesãs, estudantes adultos e jovens participantes de associações comunitárias, totalizando 150 pessoas. Por sua vez, trabalhadores e organizações de pequenos pescadores artesanais, agricultores da agricultura familiar e produtores de algas marinhas, associações e grupos de mulheres e jovens artesãos, professores e estudantes de escolas da região totalizam 12.200 beneficiários indiretos.