Pular para o conteúdo principal

Pesquisa inédita sobre o comportamento cultural dos brasileiros será lançada no MICBR, em Fortaleza*

 🔴 Pesquisa inédita sobre o comportamento cultural dos brasileiros será lançada no MICBR, em Fortaleza* A Pesquisa Nacional sobre Cultura no Brasil, será lançada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, *nesta sexta (5), às 10h*, durante o MICBR 2025, em Fortaleza. O estudo, realizado pelo Instituto Nexus com 2.016 entrevistas em todos os estados, apresenta um panorama inédito sobre consumo cultural, barreiras de acesso e a percepção da sociedade sobre as políticas do MinC. Os resultados serão apresentados no painel *“Dados que comunicam”, no Cinema do Dragão – Sala 01*, com participação do secretário-executivo Márcio Tavares, do diretor de Estudos e Monitoramento André Jácomo e da chefe da assessoria especial de comunicação do MinC, Gabriella Gualberto, sob mediação de Fernanda Silva Nogueira.

Oi - Projeto Tecendo Comunicação Solidária - Instituto Terramar realiza projeto para formar jovens da Zona Costeira do Ceará em comunicação

Comunicação, juventude e turismo comunitário são as palavras-chave do projeto Rede Tucum - Tecendo Comunicação Solidária, realizado na Zona Costeira do Ceará pelo Instituto Terramar com apoio do Instituto Oi Futuro através do Programa Oi Novos Brasis. O projeto tem como objetivo principal qualificar a participação da juventude para fortalecer a estratégia de comunicação e gestão do turismo comunitário. Além disso, a iniciativa considera aspectos produtivos, organizativos, culturais e políticos das comunidades que fazem parte da Rede; assim, atuará junto às juventudes de 15 grupos de turismo comunitário em 11 municípios da zona costeira do estado com vistas a promover formação em tecnologias de comunicação e informação e produzir peças direcionadas aos públicos interno e externo.

As ações do projeto visam fortalecer a proposta de turismo comunitário da Rede Tucum enquanto articulação social e produtiva estratégica na defesa do território, dos modos de vida e trabalho e no exercício de direitos das comunidades tradicionais costeiras. Além disso, aqui ganha especial destaque a ideia de envolver a juventude no turismo comunitário, colaborando para que construa espaços de atuação e engajamento dentro de seu próprio território.

Essa teia de comunicação solidária não existe só. Grande parte de suas ações são realizadas conjuntamente à Escola Popular de Turismo Comunitário (EPTC), outra iniciativa do Instituto Terramar que, inserida nos marcos da educação popular, objetiva qualificar a participação da juventude nos processos produtivos, organizativos, culturais, sociais e políticos das comunidades através do incentivo à auto-organização e da formação da juventude para o turismo comunitário e atividades relacionadas. Nesse sentido, a parceria entre os projetos já realizou o intercâmbio de 30 jovens da Zona Costeira à Fundação Casa Grande, no município de Nova Olinda, e o segundo módulo de formação da EPTC, que abordou as temáticas de comunicação e gestão no turismo comunitário.  

O Tecendo Comunicação Solidária está previsto para acontecer até o final de 2016 e ainda propõe a estruturação da comunicação da Rede a partir da realização de outras formações, com oficinas temáticas sobre comunicação popular e tecnologias de informação e comunicação, produção de notícias e articulação, implementação de rádios móveis nos núcleos da Rede Tucum das comunidades de Tatajuba, no município de Camocim, Caetanos de Cima, em Amontada e Assentamento Maceió, em Itapipoca.

As atividades beneficiarão diretamente as famílias que atuam no turismo comunitário, pescadores/as artesanais, produtores/as rurais da agricultura camponesa, artesãos e artesãs, estudantes adultos e jovens participantes de associações comunitárias, totalizando 150 pessoas. Por sua vez, trabalhadores e organizações de pequenos pescadores artesanais, agricultores da agricultura familiar e produtores de algas marinhas, associações e grupos de mulheres e jovens artesãosprofessores e estudantes de escolas da região totalizam 12.200 beneficiários indiretos. 

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.