O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) registrou 739 pinguins-de-magalhães ( Spheniscus magellanicus ) encontrados mortos em Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, cidades do litoral sul de São Paulo , entre os dias 15 e 21 deste mês. Os animais estavam em estágio avançado de decomposição, o que, segundo o instituto, dificulta identificar a causa das mortes. "Entre as hipóteses para esses encalhes com base nas necropsias de animais frescos ou no quadro clínico dos animais vivos, podemos citar os efeitos da migração por longas distâncias, dificuldade em encontrar alimento, parasitoses, quadros infecciosos e a interação com a pesca", afirmou o instituto à Agência Brasil . De acordo com os especialistas, a espécie não está em risco por conta de eventos como este. Estima-se que haja de 2 a 3 milhões destes animais na natureza , em grandes colônias, principalmente na Argentina . Enfrentam, porém, risco por conta de...
O livro “Nina e o Arco-íris” será lançado no sábado (03/10), dentro da programação “Arte na Praça” na Praça Luiza Távora (Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota), a partir de 17 horas.
A história apresenta a bruxinha Nina e sua busca por descobrir o mistério do arco-íris. Como é preciso comprar uma vassoura especial que custa muitas moedas de ouro, Nina precisa aprender o que é economizar e como é importante se esforçar para conquistar seu sonho.
A obra de estreia da jornalista Bárbara Holanda aborda de forma lírica questões como educação financeira e consumo controlado. Através do caminho que a bruxinha percorre para voar até o arco-íris, podem-se introduzir temas sobre dinheiro e economia familiar nas conversas com as crianças.
“O tema de educação financeira costuma ser visto como pesado para as crianças, mas quanto mais cedo elas despertarem para isso, mais fácil é manterem o hábito na vida adulta”, comenta Bárbara. Como parte do plano de economia, Nina deixa de comprar guloseimas, ajuda a economizar nas contas de casa e começa a fazer pequenas atividades para ganhar recompensas. “A história também trata do espírito empreendedor porque a Nina não fica parada esperando as moedas caírem no colo. Ela inventa vários meios de ganhar”, completa a autora.
A obra é o primeiro lançamento da Soneto Editora que começa a atuar no mercado cearense com a proposta de oferecer livros de alta qualidade e preços acessíveis para o público infantil. Para isso, a editora planeja forjar parcerias com empresas que apadrinhem as obras.
Nesta primeira edição, “Nina e o Arco-Íris” contou com o patrocínio do Vida Infantil – Espaço de Desenvolvimento, empreendimento com atividades cognitivas, esportivas e recreativas para crianças de até 8 anos. O Vida Infantil traz como carro-chefe o FasTracKids, uma franquia internacional de ensino complementar cuja metodologia oferece aulas atraentes e estimulantes em 12 disciplinas, incluindo Economia.
Lançamento Nina e o Arco-Íris
Texto: Bárbara Holanda
Ilustrações: Renato Fernandes
28 páginas.
Soneto Editora
Preço: R$25,00.