Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

22ª Conferência do PCdoB-CE ratifica defesa da democracia e de Dilma



O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) abriu, na manhã deste sábado (28/11), sua 22ª Conferência Estadual, reunindo centenas de delegados que lotaram o auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Centro de Fortaleza, destacando a defesa do mandato da presidenta Dilma, da democracia e do projeto político popular e progressista para o Brasil, contra as tentativas de avanço das forças conservadoras.

No ato político de abertura da Conferência, o tema foi o mais destacado nas falas do presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Luís Carlos Paes, e do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), que ressaltou a firmeza, a lealdade e a convicção do PCdoB e a satisfação de contar com o Partido na administração da quinta maior capital brasileira.

A Conferência é um momento de definição do projeto político que norteará os trabalhos do PCdoB no Estado nos próximos dois anos. “Esse foi um processo muito rico, em que recebemos sugestões dos quadros partidários em todo o Ceará", destacou Luis Carlos Paes, apontando que o PCdoB está presente em mais de 130 municípios cearenses, com mais de 20 mil filiados e com o objetivo de lançar mais de 20 candidatos a prefeito nas eleições de 2016, além de ampliar sua representação nos Legislativos municipais.

"O momento que estamos vivendo não é fácil. O mundo vive também um momento grave com essa escalada terrorista, com as forças do imperialismo. Nos dias de hoje, nesse momento de luta, resistência e acumulação de forças, não podemos permitir retrocessos políticos no nosso País, reformas que comprometem nem a soberania nacional e nem a democracia", ratificou Luis Carlos Paes.

Destacando a contribuição do PCdoB à administração de Fortaleza, com quadros como o vereador líder do prefeito, Evaldo Lima, da secretária executiva do Procon municipal, Claudia Santos e da secretária municipal de Habitação, Eliana Gomes, todos presentes à Conferência, o prefeito Roberto Claudio reafirmou seu "respeito à história do Partido, que nunca titubeou nos momentos mais difíceis da história recente da república brasileira e que respeita a democracia e os outros partidos também".

"Na condição de aliado do PCdoB, em dez anos de vida pública, quero dar um testemunho: esse é um partido, um aliado, que tem clareza das suas lutas, das suas convicções, que tem lealdade, firmeza e que, doa a quem doer, não abre mão das posições tomadas. Isso é coisa rara na política, e a gente deve reconhecer", frisou Roberto Claudio.

"Esse é o espírito desse partido político, com o qual tenho muito prazer de ter construído uma aliança vitoriosa no segundo turno para o exercício de nosso projeto aqui em Fortaleza e com quem tenho a satisfação de governar nossa cidade. Parabéns pelo Congresso e muito boa sorte. O país precisa de vocês", complementou o prefeito. "Não podemos abrir mão do mandato da presidenta Dilma, e o PCdoB tem um papel fundamental nisso. Defender o mandato da presidenta Dilma é defender valores, defender conquistas e defender esse País".

Homenagem a Messias Pontes

O ato político de abertura da 22ª Conferência foi marcado por homenagens ao jornalista Messias Pontes (in memoriam) e ao advogado Tarcísio Leitão. Messias Pontes, histórico militante do PCdoB cearense, foi celebrado com um poema escrito e lido por Rita Lisboa: "Integrou o PCdoB, pois tinha a convicção de que a proposta do partido é lutar contra a repressão, e em defesa dos povos dar grande contribuição. Abraçou o jornalismo como nova profissão regressando a Fortaleza com a mesma convicção, usou a sua palavra em defesa da nação".

O depoimento do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará e ex-senador pelo PCdoB Inácio Arruda emocionou a todos os presentes. Inácio lembrou a amizade, as brincadeiras de infância e todas as lutas compartilhadas com Messias, desde a resistência à ditadura militar até o enfrentamento às tentativas da direita de retornar ao poder com inconformismo diante das conquistas sociais dos governos Lula e Dilma.

"Certa vez o Messias sumiu e passou um longo tempo. Ninguém sabia se tinha acontecido alguma coisa. Só sabíamos que era o tempo da ditadura e que naquele tempo as pessoas sumiam, desapareciam. Algumas apareciam mortas. Outras ninguém sabia", rememorou, sensibilizado, entre reminiscências da convivência no bairro Dias Macedo, na periferia de Fortaleza, e da militância nos movimentos populares.

"Eram muitos movimentos políticos. Messias dizia que nós poderíamos derrotar a ditadura. E assim nós caminhamos firmemente, com um homem que desde garoto dedicou sua vida à transformação social e à esquerda", acrescentou Inácio.

“No final, ali no hospital, só lamentou não poder ir à Conferência do PCdoB em São Paulo. Mas Messias está presente para sempre, porque ele está aqui em nós, que aprendemos com ele a lutar em defesa do nosso País, contra o imperialismo. Se ele estivesse aqui, iria dizer: 'Eu estou com Dilma, estou com o PCdoB, estou com a transformação do nosso País’", complementou Inácio Arruda, ao final de um discurso muito aplaudido, no tom da emoção.

Nilma Pontes, viúva de Messias, e Márcia Pontes, filha, agradeceram enternecidas a homenagem. "Tudo isso que o Inácio falou era Messias. Segui a vida toda com ele. A alegria dele era contagiante. Foi companheiro que nunca vou esquecer, porque o amor era eterno. Agradeço a todos os presentes, autoridades, militantes do PCdoB, que era a vida dele", testemunhou Nilma Pontes, sob muitos aplausos.

Tarcísio Leitão: as lutas de todos os povos

Em seguida o militante Tarcísio Leitão, advogado trabalhista, recebeu a comenda Bergson Gurjão Farias, por sua contribuição à luta pelo povo e por uma sociedade mais justa. Vice-presidente do PCdoB, Benedito Bizerril, também advogado trabalhista, falou em nome do PCdoB-CE justificando a homenagem.

Cercado por familiares e amigos, Tarcísio Leitão agradeceu pela homenagem e mostrou, em breves palavras, a dimensão de sua consciência política. "O que posso dizer? Obrigado companheiros do PCdoB. Pelas grandes vitórias e pelas derrotas gloriosas", destacou.

"Somos satisfeitos com a luta? Claro, claro. Estamos dando passos incríveis na construção de uma sociedade científica, sem emprego, sem trabalho e sem moeda, como já previa o velho Marx. Uma sociedade cheia de amor. Sem a exploração, sem a cachorrice do sistema capitalista. Vamos em frente! Estamos em vias de começar a construir uma grande fase do novo, das perspectivas novas. Vejo a vida com um otimismo extraordinário".

Vitória contra o golpe

Representando a direção nacional do PCdoB, o secretário nacional de Formação, Adalberto Monteiro, saudou os militantes cearenses, com destaque para as mulheres. "Neste 2015 de Primavera das Mulheres, nossos cumprimentos. Essa luta haverá de dar uma boa colheita, de dar bons frutos", conclamou.

Adalberto ressaltou que em 2015 vivemos "o mais duro ataque à democracia desde o fim da ditadura militar, em 1985. Essa investida golpista pra derrubar a presidenta Dilma Rousseff tem um sentido de ceifar as conquistas, de pôr fim a um ciclo, um projeto de nação de país soberano, democrático, de progresso e justiça social. Esse plenário simboliza uma frente ampla que vicejou, pra enfrentar o golpismo, neste ano em que o golpismo esteve na cercania do Palácio do Planalto, relacionou.

"Conseguimos um êxito importante. O golpe não se consumou e a democracia foi preservada, ao lado dos principais direitos trabalhistas. Os golpistas não venceram em 2014, 2015 e não vencerão em 2016", complementou Adalberto, antes de ler o poema "Canção à Bandeira Rubra".

Partido dos Trabalhadores

Presidente estadual do PT, Diassis Diniz falou do orgulho pelo PCdoB, "que foi às ruas em nome da democracia para construir um país humano, fraterno e solidário". "Foram às ruas dizer que não vai ter golpe", elogiou.

"O capitalismo, na sua mais profunda crise, precisa derrotar a esquerda. E na América Latina, pois o Brasil não é caso isolado. Vejamos o exemplo da Argentina, do Chile. Por isso nessa Conferência, cabe a nós compreender que não será uma noite sombria que vai levar à ameaça como método de golpe e ruptura institucional", apontou.

"Queríamos que todos os nossos militantes tivessem a bravura e a coragem de defesa do projeto, que tem o PCdoB. Pela própria vida doada na guerrilha, nos porões da ditadura. Neste momento não adianta se esconder em votações importantes. Eles querem derrotar não é um militante ou outro, é a esquerda brasileira. É derrotar o PT, sangrar Dilma e Lula, a maior liderança desse País depois de Luis Carlos Prestes, que tivemos a alegria de acompanhar neste auditório", complementou o presidente estadual petista.

O deputado federal José Airton Cirilo (PT), coordenador da bancada cearense na Câmara Baixa, também destacou o exemplo de coragem do PCdoB. "O PCdoB, como estamos muito acuados pelo bombardeio, só me sinto seguro quando estou do lado do Chico Lopes. O PCdoB é nossa reserva, nossa garantia de que não vamos fraquejar. E com uma guerreira como Jandira Feghali, que representa a corajosa luta de um povo, contra esse dragão do capitalismo, das forças que querem destruir não só os avanços do povo brasileiro, mas também deixar que os abutres do capitalismo venham se inserir na dominação da riqueza nacional".

CTB presente

Em nome da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, o sindicalista Luciano Simplício destacou as homenagens a Messias Pontes e Tarcísio Leitão, "referências que nos ajudam a avançar, nos dão exemplo e inspiração". "Este foi um ano difícil, bem mais difícil que os outros. Uma pauta totalmente regressiva para a classe trabalhadora. Mas lutamos por mais democracia, porque é na democracia que podemos encontrar soluções para os nossos problemas", contrapôs. "Vamos continuar lutando por uma sociedade mais justa, igualitária, sem opressores nem oprimidos. À luta, companheiros!”.

Chacina em Messejana

Outro momento de emoção na abertura da Conferência foi a homenagem prestada pela militante Sarah Cavalcante, presidente da UJS-CE, aos 11 mortos na chacina da Grande Messejana, em 11 de novembro último, a maior já ocorrida no Ceará. Sarah leu os nomes de todas as vítimas, aplaudidas pelos participantes da Conferência. "Para que nunca se esqueça e que nunca mais aconteça".

Orgulho pela militância do PCdoB

O deputado federal Chico Lopes enfatizou que a Conferência do PCdoB se traduz numa festa bonita e democrática. "Para avaliar os nossos acertos e os nossos erros, planejar as eleições que se avizinham. Um partido forte no Brasil tem que ter vereadores, deputados, prefeitos e senadores, mas deve ter também uma militância. E partido nenhum tem o privilégio de ter a militância que tem o PCdoB".

Ao som da Internacional Comunista, a primeira parte da Conferência foi encerrada já no começo da tarde do sábado. O encontro prossegue no final de semana, com debates e a eleição da nova direção estadual do PCdoB.

Ampla representação

Também participaram da abertura da 22ª Conferência Estadual do PCdoB cearense nomes como o ex-presidente do Comitê Estadual do PCdoB Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, o ex-deputado federal Artur Bruno (PT), o ex-secretário de Saúde do Ceará Arruda Bastos (PCdoB), o também ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal João Ananias (PCdoB), o representante nacional da UNE Ivo Braga (PCdoB), a médica Teresinha Braga (do Cebrapaz), o jornalista Paulo Verlaine, o cineasta Francis Vale, o prefeito de Paracuru, Sidnei Gomes.

Outros participantes destacados foram o secretário estadual de Justiça, Hélio Leitão, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Camila Silveira, o presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Natanael Mota, a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM) no Ceará Francileuda Soares Rodrigues, entre centenas de delegados eleitos nas conferências municipais do PCdoB em todo o Ceará.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.