Pular para o conteúdo principal

Manifestação em favor das irmãs influenciadoras mortas reúne familiares e moradores na Vila do Mar

  Na noite deste domingo (4), uma manifestação em favor das irmãs influenciadoras Bianca e Maria Beatriz, mortas na comunidade da Vila do Mar, na Barra do Ceará, mobilizou familiares, amigos e moradores. O ato, acompanhado de perto pela Polícia Militar, foi marcado por protestos e a cobrança de respostas sobre o duplo homicídio registrado na Região. Gcmais

É NESTE SÁBADO (12/12): CIRCO DE TODAS AS ARTES ENCERRA 2015 COM AÇÕES DE CIDADANIA E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS



Neste sábado (12/12), o projeto Circo de Todas as Artes encerra as atividades do ano promovendo ações de cidadania e apresentações artísticas gratuitas no Jangurussu, Passaré, Conjunto José Walter e Mondubim. Dessa última edição de 2015 participam os circos Tropical, Mais Cara, VIP, Meridiano, Mirtes, Must, London e Marlin. O projeto é idealizado e realizado pela Apaece – Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará, promovido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Das 9h às 12h, no Circo Tropical, no Jangurussu, o projeto irá promover as ações de cidadania. A população terá acesso a serviços gratuitos como realização de teste glicêmico e aferimento de pressão, consultas sobre assuntos jurídicos e corte de cabelo, além de informações e dicas sobre consumo de energia, atrações para entreter as crianças e a Câmara Móvel – uma unidade da Câmara Municipal que leva serviços do Legislativo a diversos bairros de Fortaleza. Destaque para a Sala do Empreendedor, que fornece informações para os trabalhadores autônomos que desejam aderir ao programa Empreendedor Individual. A partir das 16h, o Circo Mais Cara toma conta do picadeiro.

A partir das 16h, mais três lonas se abrem para oferecer programação artística para a comunidade. O Circo VIP, no Passaré, recebe o Circo Meridiano. O Circo Mirtes, no Conjunto José Walter, por sua vez, terá como atração especial o Circo Must. Por fim, se apresentarão no Circo London, no Modubim, os artistas do Circo Marlin.

Realizado no último sábado de cada mês, o projeto abre as lonas dos circos tradicionais para o acesso livre e gratuito de todos os interessados, principalmente na periferia, onde está localizada a maioria dos circos fortalezenses. Neste espaço, acontecem espetáculos de linguagens variadas, tais como música, teatro e dança, viabilizando a circulação de espetáculos locais por toda a cidade, contribuindo assim para a democratização da cultura.

“Para o público, o Circo de Todas as Artes apresenta uma programação cultural de qualidade, muitas vezes em áreas de vulnerabilidade social, com acesso livre e gratuito. Vale ressaltar ainda que procuramos colaborar com a melhoria das condições de vida das comunidades no entorno das lonas circenses, oferecendo serviços e informações que contribuam com o fortalecimento da consciência cidadã e promoção da dignidade, bem como atividades de formação artística”, afirma o presidente da Apaece, Círio Brasil, do Circo Mirtes.  Somente esse ano, 15 bairros receberam o Circo de Todas as Artes, de agosto a novembro, beneficiando cerca de 6000 pessoas, com estimativa de mais 800 nessa última edição.

O presidente destaca outro viés social do projeto, que visa à manutenção da arte circense, uma das mais antigas expressões e manifestações da cultura popular. Círio defende que as lonas são um importante veículo de promoção de arte e cultura em ambientes diversos, principalmente nos mais pobres, no entanto, a ausência de iniciativas que promovam os circos juntos às comunidades tem dificultado esse trabalho, fazendo com que o circense perca o seu foco enquanto artista para garantir a própria sobrevivência.

Saiba mais sobre o Circo de Todas as Artes
O projeto Circo de Todas as Artes é uma ação de difusão cultural promovida pela Apaece, que abrange todas as regionais de Fortaleza. Nesta ação, as lonas de circo tradicionais se transformam em espaços de promoção de cultura e encontro entre a população e os artistas. Esse é o quinto ano de realização do projeto, que envolveu diversos proprietários de circo, aproximadamente 350 famílias e 500 artistas. Por ano, são feitas aproximadamente 60 apresentações, envolvendo pelo menos 30 grupos artísticos locais e público aproximado de 15.000 pessoas. O projeto tornou-se muito importante para os circos tradicionais, para os artistas locais e para o público, principalmente para as comunidades menos favorecidas.

Iniciado em 2006, o projeto conta com importantes parcerias desde então, como a Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Ceará, do Instituto de Assistência Social (Iasocial), a empresa EuRegistro, a Câmara Municipal de Fortaleza, dentre outras, mas especialmente a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que atuou como financiadora deste projeto em anos anteriores.

No que se refere aos circos tradicionais, o projeto vem fortalecendo sua visibilidade nas localidades onde estão inseridos, tornando o ambiente ainda mais acolhedor e quebrando possíveis barreiras entre os mesmos e o espectador. Já participaram do projeto os circos London, Marlin, Mirtes, Tropical, VIP, entre outros, chegando a bairros como Abreulândia, Ancuri, Barra do Ceará, Bom Jardim, Canindezinho, Conjunto Ceará, Curió, Pici e Siqueira.
Para os artistas locais, o programa abre mais uma possibilidade de espaço para circulação de trabalhos artísticos e proporciona o contato dos mesmos com públicos diversos. Já foram apresentados os espetáculos Benjamim e o Circo, da Cia Mais Caras; Histórias de Acordar o Amanhã, da Vidança - Companhia de Dança; Anatomia das Coisas Encalhadas, de Silvia Moura; Cana e Engenho, da Cia. Vatá;  além de outras obras de grupos locais.

SERVIÇO
CIRCO DE TODAS AS ARTES – ÚLTIMA EDIÇÃO DE 2015
Data: 12/12/15 (sábado)

CIRCO TROPICAL
Horário: Das 9h às 12h – Ações de cidadania
16h – Apresentação do Circo Mais Cara
Endereço: Rua Luciano Alves - Jangurussu/Santa Filomena - Ao lado do campo do Curitiba

CIRCO VIP
Horário: 16h – Apresentação do Circo Meridiano
Endereço: Rua Desembargador Otacílio Peixoto - Passaré, em frente ao número 536.

CIRCO MIRTES
Horário: 16h – Apresentação do Circo Must
Endereço: Av. I, esquina com Av. S. Entre 2ª e 3ª etapa do Conjunto José Valter.

CIRCO LONDON
Horário: 16h – Apresentação do Circo Marlin
Endereço: Parque Santa Ana – Rua 01 (Central) - Mondubim

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.