Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025, cujo edital foi divulgado em 30 de junho. O órgão aponta que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame. Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas. Embora mencione a ampliação do percentual de cotas, conforme prevê a Lei n. 15.142/2025 (nova lei de cotas), o novo edital mantém uma série de problemas já registrados na primeira edição do CNU, em 2024. Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal, sem transparência quanto aos critérios adotados nem mecanismos de controle exte...
É NESTE SÁBADO (12/12): CIRCO DE TODAS AS ARTES ENCERRA 2015 COM AÇÕES DE CIDADANIA E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Neste sábado (12/12), o projeto Circo de Todas as Artes encerra as atividades do ano promovendo ações de cidadania e apresentações artísticas gratuitas no Jangurussu, Passaré, Conjunto José Walter e Mondubim. Dessa última edição de 2015 participam os circos Tropical, Mais Cara, VIP, Meridiano, Mirtes, Must, London e Marlin. O projeto é idealizado e realizado pela Apaece – Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará, promovido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).
Das 9h às 12h, no Circo Tropical, no Jangurussu, o projeto irá promover as ações de cidadania. A população terá acesso a serviços gratuitos como realização de teste glicêmico e aferimento de pressão, consultas sobre assuntos jurídicos e corte de cabelo, além de informações e dicas sobre consumo de energia, atrações para entreter as crianças e a Câmara Móvel – uma unidade da Câmara Municipal que leva serviços do Legislativo a diversos bairros de Fortaleza. Destaque para a Sala do Empreendedor, que fornece informações para os trabalhadores autônomos que desejam aderir ao programa Empreendedor Individual. A partir das 16h, o Circo Mais Cara toma conta do picadeiro.
A partir das 16h, mais três lonas se abrem para oferecer programação artística para a comunidade. O Circo VIP, no Passaré, recebe o Circo Meridiano. O Circo Mirtes, no Conjunto José Walter, por sua vez, terá como atração especial o Circo Must. Por fim, se apresentarão no Circo London, no Modubim, os artistas do Circo Marlin.
Realizado no último sábado de cada mês, o projeto abre as lonas dos circos tradicionais para o acesso livre e gratuito de todos os interessados, principalmente na periferia, onde está localizada a maioria dos circos fortalezenses. Neste espaço, acontecem espetáculos de linguagens variadas, tais como música, teatro e dança, viabilizando a circulação de espetáculos locais por toda a cidade, contribuindo assim para a democratização da cultura.
“Para o público, o Circo de Todas as Artes apresenta uma programação cultural de qualidade, muitas vezes em áreas de vulnerabilidade social, com acesso livre e gratuito. Vale ressaltar ainda que procuramos colaborar com a melhoria das condições de vida das comunidades no entorno das lonas circenses, oferecendo serviços e informações que contribuam com o fortalecimento da consciência cidadã e promoção da dignidade, bem como atividades de formação artística”, afirma o presidente da Apaece, Círio Brasil, do Circo Mirtes. Somente esse ano, 15 bairros receberam o Circo de Todas as Artes, de agosto a novembro, beneficiando cerca de 6000 pessoas, com estimativa de mais 800 nessa última edição.
O presidente destaca outro viés social do projeto, que visa à manutenção da arte circense, uma das mais antigas expressões e manifestações da cultura popular. Círio defende que as lonas são um importante veículo de promoção de arte e cultura em ambientes diversos, principalmente nos mais pobres, no entanto, a ausência de iniciativas que promovam os circos juntos às comunidades tem dificultado esse trabalho, fazendo com que o circense perca o seu foco enquanto artista para garantir a própria sobrevivência.
Saiba mais sobre o Circo de Todas as Artes
O projeto Circo de Todas as Artes é uma ação de difusão cultural promovida pela Apaece, que abrange todas as regionais de Fortaleza. Nesta ação, as lonas de circo tradicionais se transformam em espaços de promoção de cultura e encontro entre a população e os artistas. Esse é o quinto ano de realização do projeto, que envolveu diversos proprietários de circo, aproximadamente 350 famílias e 500 artistas. Por ano, são feitas aproximadamente 60 apresentações, envolvendo pelo menos 30 grupos artísticos locais e público aproximado de 15.000 pessoas. O projeto tornou-se muito importante para os circos tradicionais, para os artistas locais e para o público, principalmente para as comunidades menos favorecidas.
Iniciado em 2006, o projeto conta com importantes parcerias desde então, como a Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Ceará, do Instituto de Assistência Social (Iasocial), a empresa EuRegistro, a Câmara Municipal de Fortaleza, dentre outras, mas especialmente a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que atuou como financiadora deste projeto em anos anteriores.
No que se refere aos circos tradicionais, o projeto vem fortalecendo sua visibilidade nas localidades onde estão inseridos, tornando o ambiente ainda mais acolhedor e quebrando possíveis barreiras entre os mesmos e o espectador. Já participaram do projeto os circos London, Marlin, Mirtes, Tropical, VIP, entre outros, chegando a bairros como Abreulândia, Ancuri, Barra do Ceará, Bom Jardim, Canindezinho, Conjunto Ceará, Curió, Pici e Siqueira.
Para os artistas locais, o programa abre mais uma possibilidade de espaço para circulação de trabalhos artísticos e proporciona o contato dos mesmos com públicos diversos. Já foram apresentados os espetáculos Benjamim e o Circo, da Cia Mais Caras; Histórias de Acordar o Amanhã, da Vidança - Companhia de Dança; Anatomia das Coisas Encalhadas, de Silvia Moura; Cana e Engenho, da Cia. Vatá; além de outras obras de grupos locais.
SERVIÇO
CIRCO DE TODAS AS ARTES – ÚLTIMA EDIÇÃO DE 2015
Data: 12/12/15 (sábado)
CIRCO TROPICAL
Horário: Das 9h às 12h – Ações de cidadania
16h – Apresentação do Circo Mais Cara
Endereço: Rua Luciano Alves - Jangurussu/Santa Filomena - Ao lado do campo do Curitiba
CIRCO VIP
Horário: 16h – Apresentação do Circo Meridiano
Endereço: Rua Desembargador Otacílio Peixoto - Passaré, em frente ao número 536.
CIRCO MIRTES
Horário: 16h – Apresentação do Circo Must
Endereço: Av. I, esquina com Av. S. Entre 2ª e 3ª etapa do Conjunto José Valter.
CIRCO LONDON
Horário: 16h – Apresentação do Circo Marlin
Endereço: Parque Santa Ana – Rua 01 (Central) - Mondubim