Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), resgatou 16 pássaros silvestres que estavam em cativeiro. A ação ocorreu nessa quinta-feira (22), em Juazeiro do Norte, localizado na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) do estado. A ofensiva teve início após a equipe da DPMA receber uma denúncia sobre a criação ilegal de aves silvestres na região. Ao chegar ao local indicado, os agentes realizaram uma vistoria e localizaram diversas espécies mantidas em cativeiro. Entre os animais resgatados estavam um tizil, um galo-de-campina, nove golinhas, um papa-capim, dois abre-fecha e dois bigodes. Diante dos fatos, o homem de 36 anos, com passagens por crime ambiental, responsável pelas aves, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. As aves apreendidas foram entregues para a ONG BiodiverSe, onde passarão por triagem e reabilitaç...
Mercado de bebidas refinadas supera expectativas e fecha o ano com grande crescimento no Mercadinhos São Luiz
A venda de bebidas apresentou um crescimento de 13% se comparado a 2014. A alta foi puxada principalmente pelos vinhos que caíram no gosto do cearense.
O ano de 2015 foi marcado pela crise em vários segmentos, mas no setor de bebidas o cenário foi bem diferente no Mercadinhos São Luiz. As cervejas especiais apresentaram um crescimento de 20% se comparado a 2014, os espumantes de 40%, já os vinhos se destacaram com um aumento de 60% se comparado ao mesmo período do ano passado.
O comprador de bebidas do Mercadinhos São Luiz, Luiz Fernando Ramalho, atribui esse crescimento à mudança de comportamento dos consumidores e as ações estratégicas da empresa com foco no consumo refinado. Em 2015, só a Opção Distribuidora, um das fornecedoras de vinhos cresceu 731%. Esse crescimento expressivo aconteceu pela parceria e alinhamento com a empresa. “O Mercadinhos São Luiz nos ajudou a introduzir a cultura do vinho na sociedade, a nossa abrangência de consumidor cresceu em função dessa parceria. Antes atuávamos só com o on trade (bares e restaurante) com carta de vinhos e no São Luiz entramos no off trade (grande varejo) chegando ao consumidor final através de ações em loja como palestras, workshops e treinamentos.”, explica Luiz Diogo, representante da Opção Distribuidora.
O São Luiz dispõe hoje de mais de 300 rótulos de cervejas e uma adega com mais de 500 rótulos de vinhos e espumantes. “O consumidor cearense está mudando. Antes os destilados eram muito procurados, agora o consumo está mais refinado, por isso tanta variedade e aceitação”, explica Luiz Fernando.
Em 2015, para o final do ano, a aposta são os kits de cervejas especiais e espumantes com taças que estão nas prateleiras com embalagens prontas pra presentear. Uma linha que deve se destacar é a da vinícola brasileira Casa Valduga, tendo como atrativos o preço e o sabor, um excelente custo benefício para quem deseja presentear ou mesmo saborear um bom vinho nas festas de fim de ano. A expectativa de vendas para o mês de dezembro é de um aumento de 15% em comparação às vendas do setor em 2014.