Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (5) a votação do Projeto de Lei 8889/17, que determina a cobrança de tributo para o serviço de streaming audiovisual. O texto segue agora para o Senado. De acordo com a proposta, empresas terão de pagar a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) . A cobrança valerá para os serviços de vídeo sob demanda (VoD na sigla em inglês), de televisão por aplicativos e de compartilhamento de conteúdo audiovisual, a exemplo de Netflix e YouTube. O percentual cobrado irá variar de 0,1% a 4% conforme a receita bruta anual. Ficam isentas aquelas com receita de até R$ 4,8 milhões. As plataformas poderão deduzir até 60% da contribuição por ano se aplicarem os valores na produção de conteúdo nacional. O desconto vale para os serviços de VoD e para os apps de televisão. Comunicação pública Os serviços de VoD e de televisão por app terão ...
Mercado de bebidas refinadas supera expectativas e fecha o ano com grande crescimento no Mercadinhos São Luiz
A venda de bebidas apresentou um crescimento de 13% se comparado a 2014. A alta foi puxada principalmente pelos vinhos que caíram no gosto do cearense.
O ano de 2015 foi marcado pela crise em vários segmentos, mas no setor de bebidas o cenário foi bem diferente no Mercadinhos São Luiz. As cervejas especiais apresentaram um crescimento de 20% se comparado a 2014, os espumantes de 40%, já os vinhos se destacaram com um aumento de 60% se comparado ao mesmo período do ano passado.
O comprador de bebidas do Mercadinhos São Luiz, Luiz Fernando Ramalho, atribui esse crescimento à mudança de comportamento dos consumidores e as ações estratégicas da empresa com foco no consumo refinado. Em 2015, só a Opção Distribuidora, um das fornecedoras de vinhos cresceu 731%. Esse crescimento expressivo aconteceu pela parceria e alinhamento com a empresa. “O Mercadinhos São Luiz nos ajudou a introduzir a cultura do vinho na sociedade, a nossa abrangência de consumidor cresceu em função dessa parceria. Antes atuávamos só com o on trade (bares e restaurante) com carta de vinhos e no São Luiz entramos no off trade (grande varejo) chegando ao consumidor final através de ações em loja como palestras, workshops e treinamentos.”, explica Luiz Diogo, representante da Opção Distribuidora.
O São Luiz dispõe hoje de mais de 300 rótulos de cervejas e uma adega com mais de 500 rótulos de vinhos e espumantes. “O consumidor cearense está mudando. Antes os destilados eram muito procurados, agora o consumo está mais refinado, por isso tanta variedade e aceitação”, explica Luiz Fernando.
Em 2015, para o final do ano, a aposta são os kits de cervejas especiais e espumantes com taças que estão nas prateleiras com embalagens prontas pra presentear. Uma linha que deve se destacar é a da vinícola brasileira Casa Valduga, tendo como atrativos o preço e o sabor, um excelente custo benefício para quem deseja presentear ou mesmo saborear um bom vinho nas festas de fim de ano. A expectativa de vendas para o mês de dezembro é de um aumento de 15% em comparação às vendas do setor em 2014.