Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

Doação de Pele: saiba por que doar

A doação de pele não desfigura a aparência do doador. Gesto pode ajudar a salvar vítimas de queimaduras e acidentes.


Já explicamos por aqui que a doação de órgãos e tecidos, em caso de doador falecido, precisa ser permitida pela família. É assim também com a doação de pele. Ela só é feita com autorização familiar.
Portanto, para quem deseja ser doador, o melhor mesmo é avisá-los.
Neste post, falaremos especificamente sobre a doação de pele, um gesto que pode ajudar pessoas com graves queimaduras, que sofreram acidentes ou que tenham problemas cutâneos.
Mas o que você sabe sobre a pele?
Trata-se do maior órgão do corpo humano, sendo dividido em camadas:
A epiderme (parte externa) e a derme (interna). Há ainda a hipoderme ou tela subcutânea.
Em conjunto, agem como uma barreira natural do organismo, protegendo contra a entrada de organismos invasores e os efeitos da radiação, regulando a temperatura corporal e reservando nutrientes, além da função sensorial que exerce, claro.

Por que fazer doação de pele?

Em um acidente grave, a pele nas regiões das feridas pode começar a morrer.
Quando esse órgão é afetado, a pessoa corre riscos de infecções. É necessário cobrir os ferimentos.
Estima-se que duas mil pessoas faleçam no Brasil todos os anos em decorrência de queimaduras.
Além de diminuir o risco de infecções, o transplante ou enxerto de pele evita desidratação, ajuda na cicatrização de feridas e alivia a dor.
Mas é um curativo biológico temporário, como explica a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS, que gerencia um dos bancos de doação de pele no Brasil.
A pele enxertada se adapta ao órgão e o regenera. Mas há a rejeição, que varia de acordo com a pele alógena recebida, que destrói o enxerto. Em casos de transplantes entre diferentes espécies, as taxas de rejeição são altas.

É assim que funciona o transplante de pele

Quando um possível doador falece (morte encefálica ou cardiorrespiratória), a família é indagada se deseja fazer a doação dos órgãos e tecidos, inclusive com relação à doação de pele.
Algumas famílias, em um momento de dor, por imaginarem que a doação desfigurará o corpo do doador e comprometerá o velório, negam a doação de pele. E é preciso respeitar a vontade da família.
Porém, do doador, são retiradas finas camadas de pele (cerca de 1,5 mm), em áreas que não aparecem num funeral, como a parte interna das coxas ou as costas, por exemplo.
Caso aceitem, o material é colhido e examinado, para descartar doenças e contaminações. Após a preparação, é enviado a um dos bancos de pele, armazenado, para futuramente ser utilizado.

Tipos de enxerto

  • Autoenxerto — o receptor recebe a pele do próprio organismo;
  • Isoenxerto — a doação de pele é retirada do irmão gêmeo univitelino do receptor;
  • Aloenxerto (Homoenxerto) — o receptor recebe a pele de outro doador, que é da mesma espécie;
  • Xenoenxerto (Heteroenxerto) — o receptor recebe pele de animal de outra espécie (comumente, de porcos).

Bancos de Doação de Pele no Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um banco de pele para cada município com população maior que 500 mil habitantes.
São 38 cidades brasileiras com população acima deste número.
Entretanto, apenas quatro municípios possuem bancos de doação de pele. Veja a lista:
  • Curitiba/PR | Banco de Pele Humana do Hospital Universitário Evangélico
  • Porto Alegre/RS | Banco de Pele Dr. Roberto Corrêa Chem Santa Casa de Misericórdia
  • Recife/PE | Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)
  • São Paulo/SP | Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC/USP)
O tecido pode ficar armazenado nos bancos por aproximadamente dois anos.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.