Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

// Programação cultural Dragão do Mar de 23 a 28 de fevereiro de 2016

FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR
// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.
// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus e Multigaleria: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar



► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
Máquina Fatzer – Diga que você está de acordo!
Teatro Máquina

"Diga que você está de acordo!" parte dos fragmentos do Fatzer de Brecht, escritos entre 1926 e 1931.  A fábula brechtiana se passa na I Guerra Mundial: quatro soldados alemães desertores se veem confinados na casa de um deles. Os quatro tentam chegar a um consenso para cada decisão, em paródia à formação dos sovietes. Entre as figuras, Fatzer é o egoísta. Na montagem do Teatro Máquina, o grupo se desafia a enfrentar o material textual inacabado e desenvolver uma dramaturgia da cena, explorando a guerra como situação motriz para improvisar e descobrir como a linguagem e o tempo do teatro podem expressar os extremos da espera, da violência e da comunicação. Na encenação de sua MÁQUINAFATZER, o grupo dá forma ao fragmento em tensão, repetição, engajamento físico e na construção/destituição de uma língua inventada. O espetáculo explora a potência do tempo presente em criação de ação contínua, transfigurando os fantasmas do passado e do futuro no agora da representação.

// Dias 23 de fevereiro e 1º de março de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia).

Contato: (99996-1994 / 3067-6343 / contato@teatromaquina.com)





► Um Corpo Em Final de Festa [III Mostra de Artes Porto Iracema]
Inquieta Cia de Teatros
A montagem é apenas o enunciado propulsor desenvolvido pela Inquieta Cia de Teatros para uma pesquisa que parte de modos de composição cênica pautados no trabalho coletivo e polifônico de atuação e encenação. Além do enunciado inicial, utilizamos diversos disparadores para a construção de treinamentos, performances e dramaturgias, desenvolvidas por atores que encenam, encenadores que atuam.

// Dia 24 de fevereiro de 2016, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Gratuito. 18 anos. 

Contato: Andrei Bessa (999183535) e Gyl Giffony (999189666)





► Tango na Praça
Venha trocar ideias e dançar junto de admiradores do tango argentino. O projeto mensal traz a prática do tango ao alcance de todos.

// Dia 24 de fevereiro de 2016, das 19h às 21h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Contato: Raquel (racheldimamima@hotmail.com)





► Mostra Eddie Saeta – Cinema Feito com Coração [Temporada de Arte Cearense]

Há 25 anos, Luis Miñarro, produtor espanhol, iniciou uma aventura que não sabia como terminaria. A concepção de uma produtora cinematográfica focada em filmes de alto risco, de grande valor artístico, que se transformaria na maior produtora de cinema de autor na Espanha: Eddie Saeta. As obras cinematográficas desta importante produtora serão exibidas gratuitamente no Cinema do Dragão do Mar – Fundação Joaquim Nabuco durante a Mostra Eddie Saeta – Cinema Feito com Coração, de 25 de fevereiro a 3 de março. 

O público presente nas exibições terá ainda um privilégio especial: ter todos os filmes apresentadas pelo próprio criador de Eddie Saeta, Luis Minãrro. Convidado especial do evento, Minãrro participará também de uma masterclass para compartilhar a sua experiência de co-produção internacional e sobre a sua maneira de ver o cinema.

O trabalho criativo de Eddie Saeta tornou conhecidos os primeiros filmes de consagrados diretores como Isabel Coixet, Marc Recha, Albert Serra, José Luis Guerín, Daniel V. Villamediana, Javier Rebollo e José María Orbe. A produtora também se lançou para além das fronteiras da Espanha para encarar coproduções internacionais, mas sem perder o olhar sensível, pessoal e único acerca do cinema contemporâneo. Liverpool, de Lisandro Alonso, Girimunho, de Helvecio Marins e Clarissa Campolina, ou El Somni, de Christophe Farnarier, adentraram no mercado internacional graças ao apoio de Eddie Saeta. Conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, que é o mais prestigiado festival internacional de cinema de autor, com o filme Tio Boonme, que revive as vidas passas, de Apichatpong Weerashetakul.

A Mostra é uma possibilidade de conferir uma série de títulos com reconhecimento internacional e grande qualidade artística; além de uma merecida homenagem ao produtor que soube apostar em filmes que nos modificam através de um cinema poético, sensível e arriscado. 

“A palavra cultura se origina de cultivar e às vezes se esquece da importância de manter certo tipo de propostas. Na produção sempre há particularidades com cada filme e é preciso apostar tudo para que essa magia de luzes e sombras possa nascer”.  - Luis Miñarro      

Período: 25/02 a 02/03 (Horário a ser divulgado) // Gratuito

25/02 (quinta)
-O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira (Portugal, 2013, 97 min, 18 anos)
19h
Na Portugal da década de 1950, o fotógrafo Isaac (Ricardo Trêpa) vai à região do Douro para documentar antigos métodos de trabalho nas vinhas. Hospedado numa pequena pensão, ele é acordado subitamente à noite para fotografar o corpo de Angélica (Pilar López de Ayala), uma linda moça que acabara de falecer.

26/02 (sexta)
-Finisterrae, de Sergio Caballero (Espanha, 2010, 80 min, 14 anos)
19h
Narra a história de dois fantasmas que, fartos de transitar no território das penumbras, decidem realizar o Caminho de Santiago até o fim do mundo (Fisterra) para começar uma etapa terrena efêmera no mundo dos vivos. Um percurso introspectivo por territórios inóspitos, onde encontrarão seres estranhos, animais selvagens e personagens surrealistas.


27/02 (sábado) - duas sessões
-O Morto e Ser Feliz, de Javier Rebollo (Espanha/Argentina/França, 2012, 92 min, 16 anos)
17h20
Quando um assassino é levado para um hospital em Buenos Aires e descobre que está para morrer, foge em direção ao norte atravessando a fronteira do país. A narrativa se desenvolve como uma história moderna de cavaleiro com peregrinações e escudeiros. O assassino corre contra o tempo tentando avançar o máximo possível.

-Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerashetakul (Tailândia/Inglaterra, 2010, 113 min, 18 anos)
19h30
Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolveu passar seus últimos dias recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.


28/02 (domingo) - duas sessões
-Stella Cadente, de LLuis Miñarro (Espanha, 2014, 105 min, 16 anos)
17h20
Novembro de 1870. As Cortes Espanholas elegem Amadeo de Saboya, duque de Aosta, como rei da Espanha. Janeiro de 1871. Amadeo de Saboya chega em Madri. General Prim, seu defensor, é assassinado. O reinado de Amadeo será breve: apenas três anos. Sua passagem pela História, obscura e desconhecida. Um filme sobre a futilidade do poder, que se passa entre o final do Romantismo e o início da Modernidade, período de convulsão na Europa - especialmente na Espanha - com ressonâncias na atualidade.

-O Segredo das Águas, de Naomi Kawase (Japão, 2015, 121 min, 16 anos)
19h30
A história acontece na ilha japonesa de Amami Oshima. Uma noite, Kaito (Nijirô Murakami) descobre um cadáver flutuando no mar. Sua namorada Kyoko (Jun Yoshinaga) vai tentar ajudá-lo a entender essa misteriosa descoberta. Juntos, os jovens, de apenas 16 anos, vão tentar entender a natureza cíclica da vida, amor e morte.


29/02 (segunda)
-A Selva Interior, de Juan Barrero (Espanha, 2013, 75 min, 16 anos)
19h
Antes de sair em uma expedição científica pelo Pacífico, Juan leva a sua noiva, Gaia, para o interior onde passou a infância. Durante a visita, o casal fala sobre o futuro e as diferenças começam a surgir. Cinco meses depois quando Juan volta para casa descobre que sua vida mudará para sempre.

01/03 (terça)
-Girimunho, de Helvécio Martins e Clarissa Campolina (Brasil, 2011, 90 min, 10 anos)
19h
Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.

02/03 (quarta)
-Honra dos Cavaleiros, de Albert Serra (Espanha, 2006, 110 min, 14 anos)
19h
Esqueça o Dom Quixote que você conhece. Albert Serra reinventa, em Honra dos Cavaleiros, a história clássica de Miguel de Cervantes sobre o delirante e inocente cavaleiro de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança. O filme segue a caminhada de Quixote e Sancho pelos campos espanhóis, mostrando então a amizade e o humor que surge nessa longa jornada pessoal. Melancolia e humor coexistem nessa versão poética de road movie e com performances de incríveis atores amadores.

Contato: Assessoria de Comunicação Sarah Coelho (85 988612111)





► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense]
Brincadeiras Perdidas
Betha Produções

Um palhaço e uma boneca são brinquedos velhos e abandonados que estão jogados em uma caixa de brinquedos, dentro do quarto de uma criança que só quer brincar com o seu computador. Mel foi a boneca mais linda e desejada por todas as crianças de sua época e Pitoco era o palhaço do Circo Encantado, o mais extraordinário, talentoso e atrapalhado de todos os palhaços do mundo.

Substituídos pelo novo brinquedo, o computador, nossos heróis querem reconquistar o seu espaço. Jogos e brinquedos viram objetos de disputa na luta entre as brincadeiras infantis e os games de computador. Buscando descobrir o lúdico das antigas brincadeiras e as vantagens e desvantagens da era digital, o espetáculo nos mostra um mundo atual e muitas dúvidas reais. Agora, tudo pode acontecer até um deles mudar o jogo. 

// Dias 27 e 28 de fevereiro de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Livre.

Contato: Betha Produções (3115-5949 / bethaproducoes@gmail.com)




► Neura
Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doação (BCAD)

Neura é um espetáculo de dança criado e desenvolvido pelo Grupo BCAD que tem sua base conceitual calcada nas neuroses geradas pela atual forma de viver. O ritmo frenético das necessidades sociais imprime no ser humano uma série de doenças físicas e mentais, descambando em sintomatologias que envolvem medo e culpa, reforçando o estresse, a apatia, a depressão que refletem na relação do ser humano consigo e com o outro. Neura é técnica, beleza, árduo trabalho em pesquisa de uma equipe comprometida com a vontade de realizar e levar ao público o sentido da dança como instrumento propulsor de um mundo melhor.

// Dias 26 e 27 de fevereiro de 2016, às 20h30, no Teatro Dragão do Mar. Gratuito. Livre.

Contato: Jane Ruth (99980.7977 – 98890.8110 /janne_ruth@yahoo.com.br)





► Exibição do documentário Histórias
Realização: Escola de Narradores

Os encontros formativos da Escola de Narradores, em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, apresentam palestras, debates e exibição de documentários sobre a Arte de Contar Histórias no Brasil e no mundo, com acesso gratuito e aberto ao público. Nesta segunda edição 2016, poderemos conferir o fabuloso mundo dos contos diretamente da boca dos narradores participantes do evento mais antigo do país, o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias (RJ) da idealizadora Benita Prieto, com o documentário "Histórias", de Paulo Siqueira. 

Primeira iniciativa do gênero no Brasil, o documentário “Histórias” reúne especialistas de diversas regiões do Brasil e do mundo para mostrar o poder da oralidade na formação do ser humano, tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro.

As culturas e tradições que povoam a humanidade e ganharam forma graças à oralidade servem de ponto de partida para “Histórias” documentário brasileiro que traça um inédito painel sobre o ato e a importância de contar histórias para o ser humano.

Produzido em 2005, com direção de Paulo Siqueira (diretor, autor, atualmente é diretor artístico da Ópera Prima Produções), roteiro de Marcio Allemand (roteirista, jornalista e produtor) e produção executiva de Benita Prieto (atriz, produtora cultural, especialista em literatura infanto-juvenil e contadora de histórias do Grupo Morandubetá), “Histórias” trata de culturas e tradições diversas desde antes do homem falar, quando se expressava pelas pinturas e danças; culturas orais, escritas, até a atualidade, onde as várias mídias disponíveis oferecem novas possibilidades para as histórias, os contadores e seu impacto sobre a humanidade.

Segundo Benita Prieto, “o documentário reúne depoimentos de contadores de histórias de diferentes regiões do Brasil, Espanha, Camarões e Ghana, que são o fio condutor da história. Cada artista fala sobre a tradição dos contadores de histórias em seu país de origem. Contam histórias originais... causos, curiosidades... que vão sendo costurados ao longo do documentário, mostrando a universalidade da oralidade e do ato de contar histórias”.

O filme começa discutindo a possibilidade de um mundo sem histórias, o que é impossível, por isso nesse momento só há sons e não há imagens. “Em nossa concepção cinematográfica, esse mundo não existe. Conduzimos o espectador por uma viagem de descobertas: antes mesmo da capacidade humana de falar, o homem contava histórias através das pinturas ruprestes, das danças... O filme então entra na cultura oral. Nesta há mais poesia, as pessoas não são tão racionalistas, há mais integração, compartilhamento, as histórias funcionam como ferramenta de educação, de socialização, de explicação do mundo e etc” explica Paulo Siqueira. (...)

“Histórias” é uma importante contribuição para a valorização e entendimento da arte de contar histórias como elemento essencial na construção do mundo.

Escola de Narradores

Os Cursos de Contação de Histórias da Escola de Narradores já formaram diversos narradores e educadores no estado do Ceará desde o ano de 2002, seguindo como referência nacional. Organizado pela Ong Cia. Catirina - Ateliê da Palavra em parceria com grandes narradores, estudiosos e grupos locais como o Grupo Costureiras de Histórias, Tâmara Bezerra, Goreth Albuquerque, Paula Yemanjá e Talles Azigon, a instituição desenvolve diversos projetos culturais de formação e difusão cultural como o "Cordão de Histórias: Encontro Internacional de Contadores de Histórias" desde 2005.

// Dia 27 de fevereiro, às 15h30, no Auditório. Gratuito.

Contato:Josy ((85) 99809.6364 / ciacatirina@gmail.com)





► Recital e Feira Cordel com a Corda Toda
Realização: Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará.

Tão característica da cultura nordestina, a literatura de cordel tem lugar no Dragão do Mar. Venha conhecer clássicos e novos escritores, em recitais e feira.

// Dia 28 de fevereiro de 2016, às 17h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.

Contato: Klevisson Viana (3217-2891 | 9675-1099 | 8515-8028 / aestrofe@gmail.com)





► CantArte
Projeto que tem o objetivo de oferecer música de vários estilos diferentes e aproximar a população da arte de cantar. As apresentações serão sempre gratuitas e acontecerão nas dependências do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Nesta edição, os gêneros jazz e blues serão levados ao palco.
Os artistas serão os alunos profissionais e amadores da Escola de Canto Maninha Motta, e com isso, cria-se uma oportunidade para surgir novos talentos cearenses.

O CanArte faz interseção também com o Projeto Vivência, ao levar ao palco as crianças atendidas pelo programa social. O projeto solidário acolhe crianças de 4 a 12 anos do bairro Vicente Pinzon, as quais recebem orientação gratuita na Escola de Canto Maninha Motta, uma vez por semana. Desde a sua criação, em 2014, o projeto já atendeu cerca de 500 crianças carentes.

// Dia 28 de fevereiro de 2016, às 17h, no Auditório. Gratuito.

Contato: Daniel Herculano (999123.3000)





► Show Humberto Teixeira – Viva a Memória do Doutor do Baião
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) realizam, dia 28 de fevereiro, às 17h, na Praça Verde, um grande concerto em homenagem ao compositor cearense Humberto Teixeira, parceiro musical de Luiz Gonzaga e teórico do baião. Gratuito, o show Humberto Teixeira – Viva a Memória do Doutor do Baião apresentará arranjos executadas pela orquestra, sob regência e direção artística do maestro Alfredo Barros, e contará ainda com as participações dos cantores Adelson Viana, Calé Alencar, Marcus Caffé, Paulo Belim e Marina Cavalcante. O show conta com a parceria da Koisa & TAO Produções Artísticas, do Museu da Imagem e do Som (MIS) e da TVC, que fará transmissão ao vivo do concerto. O apoio é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
Cearense nascido no Iguatu, em 1915 – mesmo ano de uma das devastadoras secas que o Ceará já viu –, Humberto Cavalcanti Teixeira partiu no rumo do Rio de Janeiro para, junto de Luiz Gonzaga, formatar e inserir o Baião e todo seu sertão na Indústria Cultural do País, nas décadas de 1940 e 1950. Nesse movimento, o poeta de Asa Branca ajudou a compor também um dos painéis mais ricos e diversificados da música brasileira.
Teórico e ideólogo do Baião, Teixeira foi muito mais que o parceiro brilhante de Luiz Gonzaga. Foi um músico respeitável, que merece ser conhecido em razão das iniciativas que tomou, da luta pelos direitos autorais, pela atuação política (foi Deputado Federal pelo Ceará, eleito em 1954) e por conta de um sem número de composições gravadas por vários intérpretes. Em 2015, o poeta de Iguatu completou centenário de nascimento.
O concerto
Partindo dessa relevância, a obra do músico ganha o palco com a interpretação inspirada dos instrumentistas da Osuece, que, sob a regência do maestro Alfredo Barros, executará quinze arranjos elaborados especialmente para as vozes convidadas, intercalados com outros apenas instrumentais. “A ideia é formar público para a apreciação e conhecimento dos compositores e músicos que fundamentam nossa identidade cultural”, define o maestro.
Com abertura declamada do poeta e escritor Braúlio Bessa, o show contempla uma variedade de canções, muitas das quais imortalizadas na voz do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Entre elas estão: Estrada de Canindé, Tenha Dó de Mim, Paraíba/Juazeiro, Assum Preto, Kalu/Dono dos Teus Olhos, Légua Tirana, Adeus Maria Fulô, Mangaratiba, Lá no meu pé de serra, Xanduzinha, Baião de São Sebastião, Qui Nem Jiló e Asa Branca.
Durante a execução das obras, projeções de imagens ligadas à biografia de Humberto Teixeira conversarão com os acordes entoados, dando ao concerto ainda mais variedade e beleza. Muitas das fotos projetadas, inclusive, foram feitas especialmente para o concerto, a partir do acervo do artista, recentemente adquirido pelo Museu da Imagem e do Ceará (MIS), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).
// Dia 28 de fevereiro de 2016, às 17h, na Praça Verde. Acesso gratuito.

Contato: Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar (3488.8617 / 98970.8081 / 98733.8829)




► 2 em Cena – Mostra Artística de Dança de Salão
“Dois em cena” é uma mostra que tem como objetivo promover um espaço para que os artistas da dança de salão possam apresentar ao público seus trabalhos e pesquisas artísticas, incentivando a criação de apresentações voltadas para palco com a dança de salão e tornando público o talento dos dançarinos locais com seus respectivos trabalhos.

// Dia 28 de fevereiro de 2016, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Livre.

Contato: Izabel Souza ( 85 986229855 / 85 997928046/ bebelsa@gmail.com)





// TODA SEMANA NO DRAGÃO


► Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.


► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todo sábado, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos agitam as tardes deste final de semana. A Temporada de Arte Cearense também leva para o projeto dominical performances e atrações musicais. Confira na programação acima.
Todo domingo, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.




// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).

Sessões às sextas-feiras, aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Origens da Vida, sempre às 19h
Apresenta as recentes descobertas sobre os princípios químicos da origem do Universo através do Big Bang. Trata das questões biológicas da origem da vida na Terra e das pesquisas sobre vida extraterrestre. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta os novos conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. Traz um olhar sobre o início da vida na Terra e a extinção dos dinossauros. "Origens da Vida" é uma viagem fantástica através do tempo, mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária.





// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


// MUSEU DA CULTURA CEARENSE

► Exposição A Palavra e o Traço
Com curadoria da historiadora Valéria Laena, retrata vida e obra do arquiteto, urbanista e compositor cearense Fausto Nilo. Autor de mais de 400 composições interpretadas por grandes nomes da música brasileira – como Moraes Moreira, Gal Costa e Fagner –, Fausto Nilo é também o responsável, junto de Delberg Ponce de Leon, pelo projeto do Centro Dragão do Mar.

No Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


► Vaqueiros [Exposição de Longa Duração]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 21h30). Gratuito. Livre.


// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ
Encontra-se fechado para montagem de nova exposição.


// CINEMA DO DRAGÃO-FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

Confira a programação completa: www.dragaodomar.org.br

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.