Em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil , o América-MG derrotou o São Paulo por 3 a 1, na tarde desta quarta-feira (30) no estádio da Cotia, em São Paulo, pela 8ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Com este resultado, as Spartanas alcançaram a 6ª posição da classificação com 12 pontos. Já o Tricolor permanece com 14 pontos, na 4ª colocação. Depois de uma etapa inicial sem gols, o América-MG conseguiu abrir o marcador aos 5 minutos do primeiro tempo graças a um gol-contra da lateral Bia Menezes. Aos 23 Aline Milene deixou tudo igual. Porém, as Spartanas acabaram com qualquer chance de reação com gols de Soraya, aos 32 em cobrança de pênalti, e de Rafa Levis, aos 38. Outra equipe a triunfar fora de casa foi o Palmeiras, que goleou o Juventude por 4 a 0 (com um gol de Stefanie e três de Amanda Gutierres) para assumir a 3ª colocação da classificação com 17 pontos. Já a equipe gaúcha é a 13ª colocada com cinco pontos. A tarde desta quarta-fei...
Oficinas e apresentações artísticas gratuitas acontecem de 14 a 18 de março, na região do Grande Bom Jardim
Com o objetivo de dar continuidade às ações educativas e de promoção do acesso à arte e à cultura na região do Bom Jardim, o Centro Cultural Bom Jardim lança o projeto Bom de Arte. De 14 a 18 de março, uma intensa programação gratuita, composta por oficinas, intervenções de teatro, dança e literatura, além de espetáculos de circo e shows musicais, tomará conta dos espaços do bairro. A agenda conta também com atrações da Temporada de Arte Cearense do Dragão do Mar.
Para participar das oficinas, o interessado pode efetuar a inscrição nos locais de cada uma delas ou ligando para os números: (85) 3497.5981 / 3497.5991.
As apresentações artísticas acontecem nos dias 17 e 18, na Praça Santa Cecília (Rua Virgínio Nogueira).
Oficinas
Oficina teatral “O urbano e seus pontos de vista”
com Cia Viv’arte
A oficina "O URBANO E SEUS PONTOS DE VISTA" tem por objetivo fazer com que o participante seja o principal protagonista da mudança social do seu bairro. Inquietações e limitações sempre serão comuns entre a juventude que habita os grandes centro urbanos de Fortaleza. Interagir com o espaço e quebrar os limites dos pontos de vista é uma ferramenta utilizada por todos os segmentos artísticos que de alguma forma reagem de maneira poética aos afrontamentos feitos pelo poder público.
Facilitador: Wilbert Santos
Local: Escola Jociê Caminha Meneses (Rua Itu, 120)
Dias: 14 a 17 de março
Horário: 18h
Público-alvo: A partir de 15 anos
Oficina de dança “De jovem pra jovem”com Laboral Crew
Laboral Crew é um grupo que trabalha com as vertentes das Danças Urbanas. Sua formação se deu a partir da junção de um b.boy com as duplas H2 Brothers e Duo Replay e o trio Bom d’Dança .
Facilitador: Erick Flor
Local: Praça do Canindezinho (Av. General Osório de Paiva)
Dias: 14 e 15 março, das 17h às 20h30, na Praça do Canindezinho (Av. Gen. Osório de Paiva)
16 de março, das 17h às 20h30, na Praça de Santa Cecília (Rua Virgínio Nogueira)
Público-alvo: A partir de 15 anos
Oficina de Turbante
com Eduardo Marques
O intuito da oficina é aproximar da periferia um pouco da cultura afro. A oficina de turbante busca fortalecer a identidade afro-brasileira e sua historicidade nos dias atuais. O participante irá aprender um pouco dos costumes negro e entender o verdadeiro sentido do turbante.
Dias: 14 a 17 de março
Local: CDVHS (Rua Dr. Fernando Augusta, 987)
Horário: 14 às 17h
Facilitador: Eduardo Marques
“Nós, as mulheres” - Oficina de intervenção comunitária voltada para mulheres
Essa oficina propõe-se a divulgar e ampliar o conceito de empoderamento feminino entre mulheres jovens. Baseando-se na promoção da igualdade de gêneros, da elevação da qualidade de vida das mulheres, do fortalecimento dos vínculos entre elas, da autonomia, dos cuidados com a saúde reprodutiva e sexual e ainda da visibilidade das lutas femininas locais e ao redor do mundo. Utilizaremos preceitos como os princípios do empoderamento feminino, a sororidade e outros mecanismos de defesa dos direitos da mulher.
Dias: 14 a 17 de março
Local: CCBJ (Rua Três Corações, 400)
Horário: 09 às 12h / 14 às 17h
Facilitadora: Ayla Andrade
Público-alvo: Mulheres a partir de 14 anos
“Giro Afro”
Com Doroteia Ferreira
A facilitadora apresenta sua pesquisa de dança Afro dentro do contexto contemporâneo e como ela se relaciona com os tempos atuais. O corpo que constrói/ desconstrói no ritmo dos atabaques, das congas e do que cada intérprete/criador traz na sua memória corporal.
Dias: 14 a 17 de março
Local: Escola Sérvulo Mendes (Rua Misto Cordeiro, 2239)
Horário: 13h30 às 16h
Programação Cultural
17 de Março (quinta)
17h às 18h30 - Espaço da Leitura
Exposição de livros infantis, de literatura brasileira e fanzines destinados ao público do Grande Bom Jardim. Tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura, promover um encontro literário entre o texto e o leitor, bem como oferecer um espaço de lazer e cultura por meio de conhecimentos que a leitura pode proporcionar às pessoas.
Direção: Joelma Souza (Bibliotecária do CCBJ) e estagiários do CCBJ
Local: Praça Santa Cecilia (Rua Virgínio Nogueira)
20h30 – “Vidas Volantes” com Breculê
[Temporada de Arte Cearense]
O Breculê desenvolve um trabalho original dedicado à música brasileira, em sua diversidade instrumental, rítmica, harmônica e poética, com composições versadas em uma linha contemporânea. O primeiro fruto deste trabalho é o disco Vidas Volantes, lançado em 2010, e muito bem recebido pelo público e crítica. Em sua versão duo, Pedro Fonseca (violão e voz) e Fabrício da Rocha (violão e voz) revelam ao público uma perspectiva diferente da música do grupo – que tem percussões, sopros e cordas na formação completa - condensando a sonoridade e evidenciando esse diálogo entre violões e vozes.
Direção: Pedro Fonseca e Fábio Marques:
Local: Praça Santa Cecilia (Rua Virgínio Nogueira)
21h30 - Lançamento do single "Nós Ao Vivo", de Daniel Medina
[Temporada de Arte Cearense]
Como lançamento de seu single de estreia intitulado "Nós Ao Vivo", o compositor e ator Daniel Medina apresenta o show homônomo "Medina". Com direção musical do guitarrista Bruno Rafael e arranjos coletivos, a banda é composta ainda por Milton Ferreira no baixo e Igor Ribeiro na bateria. No repertório, canções inventivas de Medina ganham vida através de timbres elétricos e acústico somados a uma interpretação marcante e singular do próprio autor.
Direção: Lira Produções
Local: Praça Santa Cecilia (Rua Virgínio Nogueira)
Censura: Livre
18 de Março (sexta)
18h30 - Espetáculo Circo Alegria, do Grupo Garajal
[Temporada de Arte Cearense]
Utilizando técnicas circenses como malabares, pirofagia, acrobacia, e a alegria do palhaço, o coletivo vem contar a história de um grupo mambembe cheio de habilidades nas artes circenses para conquistar o seu público. Passeia por todos os cantos com sua alegria e irreverência. Com a chegada de um palhaço atrasado e suas trapalhadas, faz uma confusão e libera a gargalhada da criançada. Sem perceberem, proporcionam ao público um espetáculo jamais visto naquela cidade, resgatando a magia do picadeiro e levando grandes surpresas ao público com gargalhadas e relembrando as tradicionais Cia. de circo.
Duração: 45 min
Censura: Livre
Local: Praça Santa Cecilia (Rua Virgínio Nogueira)
19h – Lagarta Pintada
Programa lúdico-educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.
Direção: Francisco José e Letícia Silva
Local: Praça Santa Cecilia (Rua Virgínio Nogueira)
20h30 às 23h - Bonja Roots + Resultado da Oficina de Turbante
A segunda edição do “Bonja Roots” acontece com o intuito de difundir o reggae no Grande Bom Jardim, fortalecer ainda mais a ideia de cultura de paz e valorizar a cultura Roots que se faz tão forte e presente dentro dos grandes centros urbanos.
Direção: Wilbert Sousa
Local: Praça Santa Cecilia (Rua Virgínio Nogueira)
Serviço Bom de Arte
De 14 a 18 de março de 2016
Espaços diversos do Grande Bom Jardim
Acesso gratuito
É necessário fazer inscrição para as oficinas. As inscrições podem ser feitas presencialmente, nos locais das oficinas, ou por telefone: (85) 3497.5981 / 3497.5991.