Duelo é válido pela 21ª rodada do certame nacional Link para compartilhamento: Copiar Gabriel Silva / Ceará SC O Ceará entra em campo neste sábado, 23, às 21 horas (de Brasília), contra o Grêmio, pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo será disputado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Diante do Grêmio, o Alvinegro de Porangabuçu busca a segunda vitória consecutiva no Brasileirão. Na última rodada, o Time do Povo venceu o RB Bragantino por 1 a 0, na Arena Castelão, e alcançou a marca de 25 pontos na tabela de classificação. Para a partida, o técnico Léo Condé terá cinco dos seis reforços anunciados à disposição. O único que segue na capital cearense é o meia-atacante Vina, aprimorando a parte física. O duelo será arbitrado por Davi Lacerda (ES), com Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Douglas Pagung (ES) como auxiliares. O quarto árbitro será Anderson Ribeiro Gonçalves (GO), enquanto a arbitragem de vídeo (VAR) ficará sob responsabilidade de ...
Na próxima terça (29), o Sesc apresenta os espetáculos “Canto de Porões e Alforrias”, “Filho do Mar” e o grupo Abaetê Criolo, às 20h no Teatro Sesc Iracema. As apresentações fazem parte da programação do mês de março do projeto Caminhos da Leitura. A entrada é gratuita.
O espetáculo Canto de Porões e Alforrias conta a história de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. Filho de um pescador e de uma rendeira, o jangadeiro se tornou um ícone da luta contra a escravidão no Ceará por negar-se a transportar os escravos que eram vendidos para o sul do País. Sua bravura no bloqueio do porto de Fortaleza rendeu-lhe a alcunha de O Dragão do Mar. A montagem traça o percurso do aracatiense e discute conceitos de liberdade e escravidão nos dias de hoje.
Criado pelo grupo de teatro As Valkírias, o projeto “Filho do Mar” resgata a memória histórica e cultural do Ceará. Tendo como enfoque um personagem emblemático do nosso estado, a peça conta a história do líder jangadeiro e abolicionista, Dragão do Mar, ou como era conhecido, Chico da Matilde - uma rendeira de Canoa Quebrada. As cenas são compostas por música, cordel e danças afro-brasileiras. A direção é de Soares Júnior, com produção de Nara Martins.
Composto por dez alunos de escola pública, o grupo de dança popular Abaetê Criolo nasceu com o objetivo de incentivar e manter a cultura negra na sociedade. Os integrantes desenvolvem atividades artísticas que fazem referência à cultura afro-brasileira e trazem em suas apresentações temáticas antirracistas e de respeito à diversidade cultural.
Sobre o Caminhos da Leitura
O Projeto Caminhos da Leitura faz parte das ações do Programa Cultura do Sesc e realiza, mensalmente, diálogos entre literatura e as mais variadas possibilidades interativas como teatro, música e cinema. As ações visam incentivar grupos escolares do ensino fundamental e médio a pesquisar sobre o processo de criação e de obras literárias.
SERVIÇO
Caminhos da Leitura - “Canto de Porões e Alforria”, “Filho do Mar” e
Grupo Abaetê Criolo
Local: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90)
Data: 29/3
Horário: 20h
Informações: (85) 3252.2215
:::Gratuito:::