O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (27), um projeto de lei que permite que recursos arrecadados com multas de trânsito possam ser aplicados para custear a habilitação de condutores de baixa renda. A norma ainda estabelece regras para transferência de propriedade de veículo por meio eletrônico. Pela nova lei, agora em vigor, serão beneficiados as pessoas de baixa renda que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Até então, a legislação de trânsito previa que os recursos provenientes de multas deveriam ser aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. O custeio, previsto no projeto, abrangerá as taxas e demais despesas relativas ao processo de formação de condutores e do documento de habilitação. O projeto de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE) foi aprovado pelo Congresso Nacional no fim de maio. Segundo o ...
Na próxima terça (29), o Sesc apresenta os espetáculos “Canto de Porões e Alforrias”, “Filho do Mar” e o grupo Abaetê Criolo, às 20h no Teatro Sesc Iracema. As apresentações fazem parte da programação do mês de março do projeto Caminhos da Leitura. A entrada é gratuita.
O espetáculo Canto de Porões e Alforrias conta a história de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar. Filho de um pescador e de uma rendeira, o jangadeiro se tornou um ícone da luta contra a escravidão no Ceará por negar-se a transportar os escravos que eram vendidos para o sul do País. Sua bravura no bloqueio do porto de Fortaleza rendeu-lhe a alcunha de O Dragão do Mar. A montagem traça o percurso do aracatiense e discute conceitos de liberdade e escravidão nos dias de hoje.
Criado pelo grupo de teatro As Valkírias, o projeto “Filho do Mar” resgata a memória histórica e cultural do Ceará. Tendo como enfoque um personagem emblemático do nosso estado, a peça conta a história do líder jangadeiro e abolicionista, Dragão do Mar, ou como era conhecido, Chico da Matilde - uma rendeira de Canoa Quebrada. As cenas são compostas por música, cordel e danças afro-brasileiras. A direção é de Soares Júnior, com produção de Nara Martins.
Composto por dez alunos de escola pública, o grupo de dança popular Abaetê Criolo nasceu com o objetivo de incentivar e manter a cultura negra na sociedade. Os integrantes desenvolvem atividades artísticas que fazem referência à cultura afro-brasileira e trazem em suas apresentações temáticas antirracistas e de respeito à diversidade cultural.
Sobre o Caminhos da Leitura
O Projeto Caminhos da Leitura faz parte das ações do Programa Cultura do Sesc e realiza, mensalmente, diálogos entre literatura e as mais variadas possibilidades interativas como teatro, música e cinema. As ações visam incentivar grupos escolares do ensino fundamental e médio a pesquisar sobre o processo de criação e de obras literárias.
SERVIÇO
Caminhos da Leitura - “Canto de Porões e Alforria”, “Filho do Mar” e
Grupo Abaetê Criolo
Local: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90)
Data: 29/3
Horário: 20h
Informações: (85) 3252.2215
:::Gratuito:::