O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta sexta-feira (22), a falta de comprometimento dos países ricos com o enfretamento à mudança do clima e cobrou que as decisões acordadas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive financeiras, sejam tratadas com seriedade. Ele participou, em Bogotá, na Colômbia, de encontro de líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Lula busca o engajamento dos países amazônicos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) e apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, da sigla em inglês), que será lançado durante o evento em novembro, em Belém (PA). O fundo será um mecanismo de financiamento destinado a preservar esses biomas florestais, presentes em cerca de 70 países, e que são cruciais para a regulação do regime de chuvas e captura de carbono na atmosfera. “Em toda COP que a gente vai, se toma muitas decisões e depois elas não são executa...
Pré-estreia do longa acontece no dia 15 de março apenas em Fortaleza, com a presença do diretor André Marouço
Com estreia marcada para o dia 24 de março nos cinemas do país, Nos Passos do Mestre - Jesus Segundo o Espiritismo, é o primeiro filme sobre a vida e obra de Cristo através de pesquisa espírita. O longa foi produzido após seis anos de estudos em diversas obras judaico-cristãs, em especial a Bíblia e o livro O Evangelho Segundo o Espiristismo (Alan Kardec), e apresenta uma visão até hoje inédita sobre este grande personagem.
Sob a direção do cineasta André Marouço, o longa foi filmado em Israel, Egito, Turquia, Itália e no Brasil, em um período de 2 anos.
Polêmica
O longa levanta assuntos polêmicos sobre trechos bíblicos, como a virgindade de Maria, a Ressurreição de Lázaro e do próprio Jesus e também sobre a "traição" de Judas. "Segundo a doutrina espírita, não há ressurreição. Jesus veio à terra para ser um grande educador e pacifista por excelência. Esse filme é um verdadeiro marco e vai gerar muitas dúvidas nas pessoas, mas esses questionamentos devem ser respondidos após uma reflexão sobre os fatos mostrados no longa", comenta André.
O autor
André Marouço está no meio audiovisual há 26 anos tendo produzido dois longas, entre eles o filme: O Filme dos Espíritos (2011 - Paris Filmes) 10° filme mais assistido daquele ano e ganhador do prêmio Sesc Melhores Filmes na categoria de roteiro; e Causa e Efeito (2014 - Paris Filmes) tendo sido escolhido como segundo melhor filme de 2014 no Guia Folha/UOL.