A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apreendeu nesta segunda-feira (13), um adolescente de 17 anos, suspeito de participação na morte de um homem de 41 anos, ocorrida na cidade de Tianguá – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do estado. A captura ocorreu no mesmo município. Este é o segundo adolescente apreendido sob suspeita de participação no caso. A vítima, identificada como um homem, de 41 anos, estava desaparecida desde 6 de outubro de 2025. No dia 9, o primeiro adolescente, de 17 anos, foi apreendido. Em seguida, na mesma data, o corpo do homem foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na localidade de Sítio da Marinema, zona rural do município. Diante dos fatos, os dois adolescentes foram autuados em um ato infracional análogo ao crime de homicídio e colocados à disposição do Poder Judiciário. O procedimento, que ficou a cargo da Delegacia de Tianguá, será remetido à Justiça.
A exposição Not Welcome será aberta nesta segunda-feira, 28/3, às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Resultante da pesquisa iniciada pela Kunstuniversität Linz, a exposição conta com a colaboração de 30 professores e estudantes da Alemanha (Universidade Alanus), Aústria (Kunsthochschule Linz) e Brasil (IFCE, UECE), que trabalharam questões relativas ao fenômeno conhecido por Brasilianização do Oeste. Para esse trabalho serão abordados assuntos relacionados a não sermos bem vindos em um mundo de constante mudança. O recorrente paradoxo de viver a vida cerceado em fronteiras de (re)nascimento da cultura do acolhimento, ou "Welcome Culture".
“'Not-Welcome' mostra a ideia de dois pesos e duas medidas, ou seja, ao mesmo tempo que na visão do estrangeiro o brasileiro cede seu espaço e tempo para outros povos, ao compartilhar suas casas para acolher os turistas que querem conhecer o mundo gastando pouco, adiciona desconhecidos às redes sociais e pratica o engajamento social para auxílio de migrantes e refugiados, acaba por evitar o indesejável, o que é Not Welcome. Se fechando para outras questões, como políticas, sociais etc”, destaca a coordenadora do Sobrado José Lourenço, Natália Maranhão.
Para compor esta trabalho, os artistas e pesquisadores utilizam o conceito de Brasilianização. Tendo como base os estudos do sociólogo alemão Ulrich Beck, que aponta o Brasil como exemplo mundial futuro, com sérios problemas políticos e sociais. Ao mesmo tempo, o país é um mix cultural, fato apontado positivamente por Gilberto Freyre.
Dentro deste contexto, os realizadores lançam a pergunta: se a situação econômica e política do país pode ser um reflexo do futuro da situação mundial, até que ponto o Brasil pode servir positivamente de exemplo no comportamento social mundial pelo orgulho da miscigenação de seu povo? É o que você pode conferir, durante o bate-papo “Café do Zé”, nesta segunda-feira, às 10h, durante a abertura da Exposição Not Welcome.