*Marquise Incorporações é destaque em evento da Obra Lumen* _A solenidade celebrou parcerias em prol da transformação social_ Com um olhar voltado para a construção de um mundo mais justo e sustentável, a Marquise Incorporações foi homenageada durante o lançamento do Relatório de Sustentabilidade 2024 da Obra Lumen. O evento, realizado no auditório da Torre Del Paseo, reuniu empresas parceiras do projeto Selo Lumen de Responsabilidade Social para apresentar os resultados de ações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU — com foco especial na assistência aos mais vulneráveis. Representada por Alexandre Pacheco (Superintendente de Engenharia), Felipe Sardenberg (Especialista em Inovação e Processos) e Bruno Paiva (Coordenador da obra do Mandara by YOO), a Marquise Incorporações reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de empreendimentos que geram valor econômico, social e ambiental. “A conquista do Selo Lumen fortalece nossa convicção de...
A exposição Not Welcome será aberta nesta segunda-feira, 28/3, às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Resultante da pesquisa iniciada pela Kunstuniversität Linz, a exposição conta com a colaboração de 30 professores e estudantes da Alemanha (Universidade Alanus), Aústria (Kunsthochschule Linz) e Brasil (IFCE, UECE), que trabalharam questões relativas ao fenômeno conhecido por Brasilianização do Oeste. Para esse trabalho serão abordados assuntos relacionados a não sermos bem vindos em um mundo de constante mudança. O recorrente paradoxo de viver a vida cerceado em fronteiras de (re)nascimento da cultura do acolhimento, ou "Welcome Culture".
“'Not-Welcome' mostra a ideia de dois pesos e duas medidas, ou seja, ao mesmo tempo que na visão do estrangeiro o brasileiro cede seu espaço e tempo para outros povos, ao compartilhar suas casas para acolher os turistas que querem conhecer o mundo gastando pouco, adiciona desconhecidos às redes sociais e pratica o engajamento social para auxílio de migrantes e refugiados, acaba por evitar o indesejável, o que é Not Welcome. Se fechando para outras questões, como políticas, sociais etc”, destaca a coordenadora do Sobrado José Lourenço, Natália Maranhão.
Para compor esta trabalho, os artistas e pesquisadores utilizam o conceito de Brasilianização. Tendo como base os estudos do sociólogo alemão Ulrich Beck, que aponta o Brasil como exemplo mundial futuro, com sérios problemas políticos e sociais. Ao mesmo tempo, o país é um mix cultural, fato apontado positivamente por Gilberto Freyre.
Dentro deste contexto, os realizadores lançam a pergunta: se a situação econômica e política do país pode ser um reflexo do futuro da situação mundial, até que ponto o Brasil pode servir positivamente de exemplo no comportamento social mundial pelo orgulho da miscigenação de seu povo? É o que você pode conferir, durante o bate-papo “Café do Zé”, nesta segunda-feira, às 10h, durante a abertura da Exposição Not Welcome.