Uma operação contra o garimpo ilegal em áreas da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, no mês de junho, destruiu equipamentos, aeronaves e infraestrura usada pelas quadrilhas que exploram irregularmente a região. Segundo balanço divulgado na quinta-feira (3), pela Casa de Governo de Roraima, foram inutilizadas duas aeronaves, duas pistas de pouso clandestinas, 14 acampamentos ilegais, 67 barracos, 12 cozinhas, seis geradores, rádios e baterias, motores, mangueiras, cordas e uma embarcação. Além disso, foram apreendidas nove placas solares, 600 gramas de mercúrio, antenas para internet via satélite, uma arma de fogo e 118 munições de calibre .40, .20 e .16. >> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook Baixas estratégicas Batizada de Operação Asfixia, a ação ocorreu de 9 a 29 de junho e mobilizou equipes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), ...
Promovido pela Nova Acrópole na Livraria Cultura, o Domingos Filosóficos de abril irá mostrar como a educação pode contribuir para saber quem somos e como dominar a si mesmo
No próximo domingo, dia 17 de abril, às 17h, a Nova Acrópole traz à reflexão a temática da educação. Tomando como base o poema de Khalil Gibran sobre o assunto, a palestra "Educação segundo Khalil Gibran" será apresentado pela professora Aline Loureiro, na Livraria Cultura. A entrada é franca.
"Com o suporte da Filosofia, buscaremos compreender o que está nas entrelinhas do poema, refletindo sobre a ideia da educação e de como ela pode contribuir para formação humana, dando ao homem maior consciência de quem ele é e maior domínio sobre si mesmo", explica Aline Loureiro.
Poeta libanês, Gibran (1888-1931) preocupou-se em criar uma obra que gerasse um estado de consciência diferente nas pessoas e que falasse sobre os temais importantes da vida do homem, materializada no famoso livro "O Profeta".
O livro conta a história de um profeta chamado Al Mustafá, o eleito, que vem da sua terra a uma cidade chamada Orphalese para compartilhar sua sabedoria com as pessoas. Após 12 anos sem que ninguém lhe desse ouvidos, decide regressar à sua terra natal. Só então, no contraste da perda, os habitantes o cercam e começam a lhe fazer perguntas sobre diversos temas.
É um professor quem lança a pergunta sobre a Educação. “Ninguém vos poderá revelar nada que já não esteja meio adormecido na aurora do vosso conhecimento”, explica o poeta.
O ensino, quando é formativo e não informativo, é como uma escada para ascensão da consciência, torna as pessoas mais humanas e com maior domínio sobre si mesmo.
Na visão filosófica, o professor é aquele que enxerga o que você pode chegar a ser e trabalha para que você também veja. "Mas isso só virá à tona, se ele tiver educado sua própria personalidade para poder eduzir (educar) outra pessoa", explica Aline.
Serviço: Domingos Filosóficos "A Educação segundo Khalil Gibran"
Data: domingo, 17/04/2016
Horário: 17h
Local: Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010, Aldeota - Shopping Varanda Mall)
Mais informações: www.acropole.org.br | 98212-8182 (Wapp)