A auditoria da Justiça Militar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público estadual contra o tenente-coronel Ivan Blaz, ex-porta-voz da Polícia Militar, acusado de violação domicílio e constrangimento ilegal . Ao aceitar a denúncia, o oficial superior da PM passa a ser formalmente processado pela Justiça e passa à condição de réu no processo judicial. Em janeiro deste ano, o oficial invadiu um prédio na Rua Rui Barbosa, no Flamengo, zona sul do Rio, que segundo alegou, seria para prender o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, do Complexo de Israel, na zona norte, que conforme denúncia anônima, supostamente estaria no prédio”. Na época, Blaz foi exonerado do cargo de comandante do 2º batalhão da PM, em Botafogo, zona sul da cidade. Vídeos mostram que ele e uma outra policial à paisana renderam o porteiro e o colocaram com o rosto contra o chão. A operação contou ainda com cinco policiais dentro do ...
Promovido pela Nova Acrópole na Livraria Cultura, o Domingos Filosóficos de abril irá mostrar como a educação pode contribuir para saber quem somos e como dominar a si mesmo
No próximo domingo, dia 17 de abril, às 17h, a Nova Acrópole traz à reflexão a temática da educação. Tomando como base o poema de Khalil Gibran sobre o assunto, a palestra "Educação segundo Khalil Gibran" será apresentado pela professora Aline Loureiro, na Livraria Cultura. A entrada é franca.
"Com o suporte da Filosofia, buscaremos compreender o que está nas entrelinhas do poema, refletindo sobre a ideia da educação e de como ela pode contribuir para formação humana, dando ao homem maior consciência de quem ele é e maior domínio sobre si mesmo", explica Aline Loureiro.
Poeta libanês, Gibran (1888-1931) preocupou-se em criar uma obra que gerasse um estado de consciência diferente nas pessoas e que falasse sobre os temais importantes da vida do homem, materializada no famoso livro "O Profeta".
O livro conta a história de um profeta chamado Al Mustafá, o eleito, que vem da sua terra a uma cidade chamada Orphalese para compartilhar sua sabedoria com as pessoas. Após 12 anos sem que ninguém lhe desse ouvidos, decide regressar à sua terra natal. Só então, no contraste da perda, os habitantes o cercam e começam a lhe fazer perguntas sobre diversos temas.
É um professor quem lança a pergunta sobre a Educação. “Ninguém vos poderá revelar nada que já não esteja meio adormecido na aurora do vosso conhecimento”, explica o poeta.
O ensino, quando é formativo e não informativo, é como uma escada para ascensão da consciência, torna as pessoas mais humanas e com maior domínio sobre si mesmo.
Na visão filosófica, o professor é aquele que enxerga o que você pode chegar a ser e trabalha para que você também veja. "Mas isso só virá à tona, se ele tiver educado sua própria personalidade para poder eduzir (educar) outra pessoa", explica Aline.
Serviço: Domingos Filosóficos "A Educação segundo Khalil Gibran"
Data: domingo, 17/04/2016
Horário: 17h
Local: Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010, Aldeota - Shopping Varanda Mall)
Mais informações: www.acropole.org.br | 98212-8182 (Wapp)