Em alusão ao Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta quarta-feira (5/11), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lança, na comunidade Poço da Draga, o Programa Cultura na Calçada, importante passo de descentralização e de gestão compartilhada do município. Primeira etapa começou como uma ação de escuta ativa e diálogo, entre os dias 9 de junho e 7 de julho, com circulação pelas 12 Regionais de Fortaleza e participação de mais de 420 agentes culturais, e agora se consolida como uma iniciativa permanente de promoção cultural descentralizada. Por meio do programa, o acesso à cultura em diversos territórios da cidade será ampliado, com a contratação de até 156 artistas e grupos, com investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Entre março e abril do ano que vem, 156 artistas e 460 apresentações levarão cultura para as 12 Regionais de Fortaleza, com 39 apresentações e 13 grupos por Regional. Os cachês dos artistas chegam a R$ 12 mil. O edital está disponível para conhecimento público p...
Thomas Edison, um dos maiores inventores da história, tinha dificuldades na escola, não se dava bem com o professor e por isso se recusava a fazer a lição de casa. Sua mãe, Nancy Eliot Edison, preocupada com a educação e o futuro do filho, tirou Edison da escola e passou a cuidar pessoalmente da educação do garoto. É esse tipo de dedicação materna que mudou a vida de Renner e Roger Leite Lucena, ex alunos do Colegio Farias Brito e hoje aprovados no ITA, no IME e em universidades norte-americanas.
A história de superação de Neuma Leite Lucena, mãe de Roger e Renner, começa no Maranhão. Viúva sustentava a família com dificuldade, sempre priorizando a Educação. Quando Roger ganhou uma bolsa de estudo no Colégio Farias Brito, em Fortaleza, para se preparar ao ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Neuma reuniu as mães dos bons alunos da região e foi à Prefeitura convencer o Prefeito a destinar recursos à realização dos sonhos dos estudantes. Conseguiu.
Roger chegou à capital pouco antes da prova e quase passou. Longe da família a saudade pesou. Ele precisava de apoio. Neuma, então, conseguiu uma bolsa de estudos para Renner e decidiu acompanhar os filhos a Fortaleza. Foi auxiliar de cozinha, caixa de supermercado até trabalhou no Farias Brito, enquanto os rapazes estudavam. No Vestibular seguinte, Roger foi 2º do Brasil no ITA e, logo depois, Renner foi aprovado, ainda cursando o 2º Ano do E.M. No terceiro ano, Renner não só foi aprovado no ITA e no IME, mas também nas universidades americanas de Stanford e Georgia Tech.
Colégio Farias Brito
O Colégio Farias Brito é reconhecido por suas expressivas aprovações no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e no IME (Instituto Militar de Engenharia), a instituição investe desde 1992 nas turmas de preparação para esses cursos. Tendo alcançado, também, excelentes resultados em olimpíadas nacionais e internacionais, tendo obtido o 1º lugar do Ceará e o 2º do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014.
Serviço:
Organização Educacional Farias Brito