Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza abre mais de 8 mil vagas para cursos e esportes da Rede Cuca em maio Matrículas podem ser feitas no Portal da Juventude ou presencialmente nos Cucas a partir desta quarta-feira (30/4)

  A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, inicia, nesta quarta-feira (30/4), as matrículas para os cursos e esportes da Rede Cuca no mês de maio. Para cursos de Artes e Educomunicação, as inscrições estarão abertas a partir das 8h desta quarta-feira (30/4) e seguem abertas até o dia 13/5. Já as inscrições para esportes começam na próxima terça-feira (6/5) e seguem abertas até o dia 15 de maio. Interessados podem se inscrever pelo Portal da Juventude (portaldajuventude.fortaleza.ce.gov.br) ou de forma presencial, nas Salas de Matrículas dos cinco Cucas: Barra, Pici, Mondubim, José Walter e Jangurussu. Todos os cursos e esportes ofertados pela Rede Cuca são gratuitos. Ao todo, a Rede Cuca disponibiliza mais de oito mil vagas, sendo 1.075 destinadas a cursos e oficinas de Artes, Educomunicação e Tecnologia, e 7.178 distribuídas entre as diversas modalidades esportivas disponíveis nos cinco equipamentos. Entre os cursos da área de Formação e Tecnologia...

FESTIVAL FARTURA FORTALEZA ACONTECE NA PRAÇA DAS FLORES NESTE FIM DE SEMANA (21 E 22/05)

O evento reunirá mais de 100 profissionais da gastronomia, entre eles os chefs Flávio Trombino (MG), Liliane Pereira (CE), Marco Gil(CE) Pablo Pavón  (ES) inserir um de outro estado e Carlos Bertolazzi(SP)

A gastronomia será novamente celebrada na 2ª edição do Festival Fartura Fortaleza, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, na Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores). O evento que marcará a reinauguração da praça contará com diversos espaços gastronômicos, reunindo 100 profissionais da gastronomia entre chefs de cozinha e produtores, além de atrações musicais e teatrais. Os ingressos já estão à venda online pelo site https://www.bilheteriadigital.com/ce e nas lojas Sucré Patisserie, e custam R$ 15,00 reais. Todo o valor arrecadado pela venda de ingressos será doado para as instituições: Conselho Comunitário de Ações Sociais do Conjunto Vila Velha -CE, ACEPA – Associação Cultural e Esportiva do Pirambu e Adjacências, e  BCAD – Grupo de Bailarinos de Cristo, Amor e Doação. As instituições foram indicadas pela primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra.
O Festival Fartura Gastronomia chegou a Fortaleza em 2015, e em seu primeiro ano atraiu oito mil visitantes para provar os pratos elaborados por 87 profissionais de gastronomia vindos de 14 estados diferentes, além de várias apresentações artísticas.  A 2ª edição do evento na capital cearense contará com sete espaços gastronômicos além da área para Foodtruck.

Espaço Chefs e Restaurantes
No Espaço Chefs e Restaurantes, o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País, preparados especialmente para o evento.
Estarão presentes os chefs Rodolfo Mayer (restaurante Angatu - Tiradentes, MG), com o seu prato Cupim, molho de café, coalhada e farofinha cítrica; Joca Pontes (Ponte Nova – Recife PE), com uma paella de cordeiro com favas, linguiça portuguesa e charque desfiada, molho cítrico de iogurte e farofa crocante; Rodolfo de Santis (Nino Cucina – São Paulo SP), com o prato cavatelli “amatriciana” de polvo; e Tássia Magalhães (Pomodoro – São Paulo SP), com um nhoque de beterraba. Do Ceará estarão presentes os chefs Liliane Pereira, com um crepe de tapioca com camarões puxados na manteiga clarificada, manga e pimenta dedo de moça ao aroma de alecrim; Rômulo Rezende (Apelo Piadineria), com a piadina de rosbife de filé com queijo do reino, molho teriaki e cebola roxa, com chips de batata doce; Marco Gil (Quintal Restaurante), com nachos Cearenses (chips de macaxeira orgânica e DOCG, molho de queijo manteiga, camarão ao vapor, flor de coentro, cebolinhas, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, molho de pimenta e limão); e Leo Gonçalves (O Mar Menino), com a panelinha de frutos do mar.

Espaço Petiscos, Lanches e Doces
Em Petiscos, Lanches e Doces o visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como o hambúrguer de caranguejo, do Meatpacking Burgers (Fortaleza, CE); o pão com linguiça, d’O Gauchão (Bom Jesus do Amparo, MG); os picolés de goiabada com queijo, da Easy Ice (Belo Horizonte – MG), a coxinha de pato do chef Carlos Bertolazzi (São Paulo - SP); o bolinho de carne do Restaurante da Zena (Fortaleza, CE) e iscas de camarão do Boteco Praia (Fortaleza, CE).
O evento também terá a participação dos food trucks/bike El Chancho, com hambúrgueres; Doceville, com sanduichinho de brownie; e Hortalícia, com o iogurte grego.


Espaço Produtos e Produtores
O espaço Produtos e Produtores é dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país, como:  cachaças da Cachaçaria Gole de Ouro (Cascavel, CE), castanhas de caju da ONVIT (Eusébio, CE); farinha de banana, açúcar mascavo e banana passa do Sítio Mato Grosso (Itapajé,CE), queijo canastra da Associação de Produtores de Queijo da Canastra (Região da Canastra – MG);  geleias, chitney e alho confitado da Doces da Christy (Ponte Nova, MG); e doce de leite da Munhoz Majestic (Alfenas, MG) são alguns dos produtos que o público poderá encontrar.

Espaço Cozinha Ao Vivo
Em Cozinha ao Vivo o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda (Belo Horizonte- MG), com o prato Arroz Amado; Thomas Troisgros, do restaurante Olympe (Rio de Janeiro), com seu Cassoulet, a “feijoada francesa” e Flávio Trombino, do restaurante Xapuri (Belo Horizonte – MG), com o prato “pela égua”.

Espaço Aulas Senac

Em Aulas Senac, chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. O espaço contará com aulas de Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE) Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE) e Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG).  Já o Interativo é um espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais como Ivan Prado (Senac, Fortaleza, CE) e Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE).


Atrações musicais e teatrais
Além de toda a programação gastronômica, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, cantando o álbum “Manera FruFru Manera”, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; para celebrar a música nordestina,  se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte; Bloco Os Belchior, sucesso no carnaval de Fortaleza; e a cantora Nayra Costa. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 

Festival Fartura Fortaleza
O Festival Fartura Fortaleza faz parte do Projeto Fartura Gastronomia que já atraiu 470 mil pessoas para seus eventos, publicou quatro livros de pesquisa gastronômica, lançou três filmes, recebeu prêmios de renome como o Jabuti e o United Nation World Tourism Organization (Prêmio da Organização Mundial do Turismo) e acaba de mapear todos os estados brasileiros com a Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos pesquisa a cadeia produtiva gastronômica brasileira.   
A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros agora em 2016.
Para completar o evento e celebrar a gastronomia, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, que ficou conhecido no programa “The Voice Brasil”, cantando o álbum Manera FruFru Manera, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; e para celebrar a música nordestina,  se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. 
  • Serviço: Festival Fartura Fortaleza
Local: Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) - Aldeota, Fortaleza – CE
Datas e horários:
21 de maio, Sábado – 12h às 23h
22 de maio, Domingo – 12h às 21h

INGRESSOS: Venda antecipada nas lojas Sucré Patisserie
Valor: R$15,00 (cada dia de evento)
A compra só poderá ser efetuada via cartão de crédito ou débito.
Lojas Sucré Patisserie
- Rua Nunes Valente, 1310, Aldeota, Fortaleza | Tel: (85) 3268-2983.Horário de funcionamento: De segunda a sexta, de 9h às 19h. Sábado, de 9h às 17h.
- Avenida Virgílio Távora, 284, Meireles, Fortaleza | Tel: (85) 3241-4275.Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 20h. Domingo, de 13h às 19h.
- República da Armênia, 920, Água Fria, Fortaleza | Tel: (85) 3879-4280.Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 às 20h. Domingo, de 12h30 às 20h.


Sobre o Projeto Fartura Gastronomia
O Festival Fartura Fortaleza esta inserido no Projeto Fartura Gastronomia responsável por todo mapeamento da cultura gastronômica brasileira derivada da Expedição Fartura Gastronomia. Este levantamento gastronômico é apresentado ao público em eventos em quatro capitais do País (Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte) e no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Esse material também é distribuído em canais de comunicação através de 4 livros, 3 filmes, programas de rádio e redes sociais.
Dessa forma, o projeto busca valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.

Sobre a Expedição Fartura Gastronomia
Desde 2012, a Expedição já percorreu mais de 68 mil quilômetros pelos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Em cinco anos de pesquisa mais de 170 cidades foram visitadas e aproximadamente 450 personagens da gastronomia brasileira foram entrevistados.  Assim como nos outros anos a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local.
Prêmios
Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia, concorreu com 109 projetos de 50 países, e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.
Em 2014 o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e ficou em segundo lugar na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards, a principal premiação de literatura gastronômica do mundo.
Já em 2015, o livro Expedição Brasil Gastronômico Volume II conquistou o segundo lugar na categoria Lifestyle/Sustentabilidade, também do Gourmand World Cookbook Awards.
Outras informações e imagens em alta:

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.