Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

// Programação cultural de 17 a 22 de maio de 2016 - Dragão do Mar


// Programação cultural de 17 a 22 de maio de 2016

FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.
// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus e Multigaleria: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar






► Oficina Tira-dúvidas dos Editais Culturais 2016/2017

Para sanar dúvidas ou ajudar quem estiver com dificuldades de efetuar a inscrição nos Editais Culturais 2016/2017, o Dragão do Mar realizará uma oficina tira-dúvidas, no dia 17 de maio, às 15h, no auditório do Dragão do Mar. A oficina contará com transmissão, ao vivo, pela internet. Questões sobre os Editais também podem ser enviadas pelo e-mailedital@dragaodomar.org.br.

Os editais

Depois de intenso processo de diálogo aberto a interessados, o Instituto Dragão do Mar lança o documento final dos Editais Culturais 2016/2017, nesta segunda-feira, dia 09 de maio. Os editais de ocupação do Dragão do Mar são voltados a artistas, grupos e produtores nascidos ou residentes no Ceará, há pelo menos dois anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 9 de junho, exclusivamente, pela página dos Editais: www.dragaodomar.org.br/temporadadeartecearense.

Os projetos vencedores formarão a nova Temporada de Arte Cearense do Dragão, com apresentações artísticas em diversas linguagens a serem realizadas entre agosto de 2016 e julho de 2017, com investimento total de R$ 1,3 milhão.

Dia 17 de maio de 2016, às 15h, no Auditório do Dragão do Mar. Gratuito.






► Entrega de certificados Lab Maloca 2016

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec) farão a entrega de certificados aos participantes dos cursos do Lab Maloca, realizado de 12 a 19 de abril de 2016. O projeto promoveu formação em Produção, Técnicas de Sonorização, Iluminação, Montagem Sub (Subs), Técnicas de Mixagem e Roadies. Os cursos foram gratuitos e direcionados ao preparo dos profissionais do festival Maloca Dragão 2016, de 28 de abril a 1º de maio.

Dia 17 de maio de 2016, às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar.





► 14ª Semana Nacional de Museus no Dragão

De 16 a 22 de maio será realizada a 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entra, mais uma vez, na programação com atividades gratuitas, de 17 a 22 de maio, em seus dois museus: o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Confira a programação.

 Museus e paisagens culturais

A relação entre museus e paisagens culturais vem nortear as discussões da 14ª Semana Nacional de Museus. Proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do 18 de maio (Dia Internacional de Museus) de 2016 e para a 24ª Conferência Geral do ICOM (a ser realizada em Milão), esse tema reforça o papel sociocultural das instituições museais. Quando chamados a abrirem suas portas para seus contextos externos, enfatiza-se a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais.

Cada região do Brasil é constituída por paisagens específicas, muitas vezes identificáveis por meio da relação estabelecida entre os diferentes grupos sociais e o território. Isso ocorre, por exemplo, com as comunidades ribeirinhas e os contextos navais tradicionais; ou com os sertanejos, que tiram seu sustento da Caatinga; ou pelos modos de vida tradicionais dos povos do Cerrado, formados por etnias indígenas, quilombolas, agricultores familiares, e assim por diante. São populações muito conectadas às dinâmicas das paisagens e da natureza, e que, não raro, possuem fortes laços de pertencimento com as localidades, transmitindo as tradições culturais geração após geração.

Sob essa perspectiva, determinados contextos urbanos ou até localidades específicas de cidades cosmopolitas também podem ser trabalhados como paisagens culturais. Esses espaços abrigam pessoas com diferentes heranças culturais e que trazem influências múltiplas em termos de arquitetura, culinária, costumes, vestimentas, falares, artes e outros.

A 14ª Semana Nacional de Museus simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. A diversidade sociocultural brasileira se constrói e se reconstrói cotidianamente, estando presente nas instituições museológicas como espaços de comunicação, conhecimento, pesquisa e aprimoramento das práticas culturais. Para além da preservação da memória, os museus têm um importante papel na qualificação dos entornos, sejam eles vilas, cidades, ou quaisquer locais que importem às populações em relação a suas identidades e à preservação de seu patrimônio. Sob essa ótica, os museus assumem um papel estratégico no desenvolvimento local, na construção da cidadania e como dinamizador de oportunidades culturais e econômicas.

Com o entendimento de que os espaços externos são ao mesmo tempo lugares de memória e seus espelhos, é possível com criatividade conceber ações diversas junto às comunidades. Sob essa perspectiva, a Semana de Museus de 2016 é uma ocasião propícia para os museus fortalecerem laços e atuações com suas paisagens culturais.


 // PROGRAMAÇÃO


TERÇA A SEXTA // 17 a 20 de maio

 ► MEDIAÇÕES – Os educadores dos museus do CDMAC desenvolvem mediações nas obras e exposições sobre o tema “paisagem cultural” ao longo da 14ª Semana dos Museus.
Mediadores: Educativo MAC e Educativo MCC
Quando: de 17 a 20 de maio
Hora: das 9h às 17h (agende sua visita!)
Onde: Exposições "Vaqueiros", "O sertão alegre de Babinski: figuração e oralidade no Ceará" e 67º Salão de Abril, no MCC e MAC-CE.





TERÇA // Dia 17


ENCONTRO Conversas sobre destruição
Convidados: Júnior Pimenta, Naiana Magalhães, Sabyne Cavalcanti e Filipe Acácio
Os artistas falarão sobre suas obras presentes no 67º Salão de Abril.
Quando: dia 17 de maio
Hora: às 17h
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Ceará



QUARTA // Dia 18


ENCONTRO Ação educativa em exposições
Roda de conversas, aberta ao público, sobre o desenvolvimento de proposta de ação educativa para exposições a partir das experiências dos educadores do Museu da Cultura Cearense e do Museu de Arte Contemporânea.
Mediadores: Educativo MAC e Educativo MCC
Quando: dia 18 de maio
Hora: às 14h
Onde: Miniauditório do MCC




QUINTA // Dia 19

SIMPÓSIO Caminhos para reflexão sobre a relação entre paisagem e patrimônio
Quando: dia 19 de maio
Hora: às 14h
Onde: Miniauditório do MCC

Temas

Paisagem cultural: do positivismo a negatividade
Será abordada a importância do tombamento para a comunidade enquanto preservação tanto da memória e dos costumes do povo quanto da proteção contra especulações imobiliárias e a agressão do lugar.
Educador: Érika Rayanne

Design e projeto vernacular: Rancharias e Casas de Farinha; registros de edificações rurais por Rescala
Propõe-se um momento em que será discorrido a respeito das documentações realizadas por João José Rescala (1910-1986) no interior do estado do Ceará em 1941, pelo SPHAN, que em dado momento de sua expedição documenta o design arquitetônico vernacular contido nas construções de rancharias e casas de farinha, com estruturas e estética originais e nativas do nordeste. Desmitificando, inclusive, a fama, ainda atual, de que existe somente seca e cangaço na região.
Educador: Clara Beatriz

A arte urbana e seus efeitos na paisagem cultural
Uma pesquisa de campo que discute o efeito e os valores atribuídos pelas intervenções artísticas urbanas no espaço urbano e como modifica e potencializa a paisagem cultural.
Educador: Davi Oliveira

Paisagem Cultural: um conceito entre a harmonia e a violência
Pensar o patrimônio, a preservação ambiental e a valorização da cultura apresenta-se a nós como preocupações cruciais na atual conjuntura socioeconômica a qual estamos imersos. É perante este fomento que propõe-se pensar o conceito de Paisagem Cultural, questionando-se sobre sua validade e qual a influência do avaliador na efetivação do conceito em nossa sociedade, para que percebamos os limites, potencialidades e bases ideológicas do termo.
Educador: Paulo W. Lima

TEKOHA: terra mãe e paisagem cultural
Partindo da premissa de que na paisagem cultural, o homem se relaciona de maneira equilibrada com a natureza, será feito um estudo da relação indígena com o território em que se habita. Serão levantados questionamentos sobre demarcação de terras, patrimônio, questão indígena, cultura dos povos etc. Sempre partindo da quase união homogênea do indígena com a paisagem ao seu redor, constituindo-se desta maneira, paisagem cultural.
Educador: David Queiroz

Os paralelos entre história, memória e paisagem cultural na busca pelo reconhecimento das “culturas sufocadas”.
São traçados paralelos entre história e paisagem cultural no sentido de atender a uma demanda sociocultural de preservação da memória local, a qual esta ligada diretamente ao espaço geográfico. Defesa da valorização e preservação do espaço de relações e do território das etnias negras, indígenas e das comunidades de periferia das grandes cidades, buscando uma conscientização dessa população em utilizar essa ferramenta como proteção de seu local de vivência, dos seus costumes e hábitos.
Educador: Cristiano Abílio


OFICINA Desenhos Fragmentados
Mediação: Amanda Bessa e Lucas Cavalcante
Quando: dia 19/05
Hora: às 15 horas
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Baseando-se no mosaico construído pela artista Sabyne Cavalcanti com os azulejos provenientes do antigo seminário da Prainha, iremos desenhar fragmentos de memórias que irão formar na sequência um mosaico coletivo.
Público: Livre




SEXTA // Dia 20


MESA REDONDA "Paisagem cultural e urbanidade em Fortaleza"
Hora: às 14 h
Onde: Miniauditório do MCC

Temas debatidos

Arquitetura dos museus: as transformações no conteúdo programático dos museus contemporâneos
Aborda, sob um viés arquitetônico e filosófico, as transformações ocorridas no conteúdo programático dos museus contemporâneos. Transformações essas que nos levam a pensar o Museu mais do que um lugar de preservação da memória, um espaço de criação e produção cultural.
Palestrante: Prof. Dr. Gustavo Costa (Graduação em Arquitetura e Pós-graduação em Filosofia)

Paisagem cultural, geografia e fotografia
Nesta conversa apresentaremos e discutiremos a paisagem sob o viés da geografia cultural e suas inter-relações com a fotografia e a história da cidade de Fortaleza no início do século XX.
Palestrante: Profa. Dra. Naiana Santos (Graduação em Geografia e Pós-graduação em Geografia)

Da rua ao museu: pixo, crítica do urbanismo e do higienismo ou: Sobre insurreição, arte e recuperação
Partindo das reflexões de Guy Debord em torno das vanguardas artísticas e da insurreição, discutiremos a recuperação pelo mercado das recusas à uma estética dominada pela mercadoria sob a forma da arte e do museu. Pretende-se interrogar, para além da simples espacialização das expressões gráficas, as fronteiras entre crime e arte pela ótica da noção de crime social.
Palestrante: Profa. Dra. Ilana Amaral (Graduação em Ciências Sociais e Pós-graduação em Filosofia)



OFICINA Venda o invendável
Medição: Érica Nogueira e Cristiano Câmara
Quando: dia 20 de maio
Hora: às 15h
Onde: Museu de Arte Contemporânea
Público: Pessoas com deficiência




SÁBADO // Dia 21

OFICINA RELEVOS POLICROMÁTICOS
Mediação: Igor Gonçalves e Joellen Galvão
Quando: dia 21 de maio
Hora: às 17h
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Tomando como referência a obra de Rian Fontenele, dos traçados grosseiros de linha em lona e da delicadeza da curva narrada, utilizaremos do bordado para experimentar um novo modo de desenhar.
Público: Livre


MOSTRA DE FILMES // CINEDEBATE
Onde: Miniauditório do MCC

// 14 h
LOS MUERTOS (2004; 1h18)
Dirigido por: Lisandro Alonso
Mediadores: Andréa Calado, Juliana Tavares
Um homem de 54 anos sai da prisão na província de Corrientes. Seu maior desejo é ir até a sua filha, que vive em um lugar perdido, rodeado de àgua e selva. Para chegar a sua família, ele terá de atravessar um longo percurso de canoa.

// 16 h
CARTAS PARA SANTIAGO (doc; 2015; 14min)
Dirigido por: Projeto Memórias
Mediadores: Graça Araújo, coordenadora pedagógica do Cuca Barra; João Bento, coordenador do Projeto Memórias
Revela os desafios e reconta histórias de amor e pertencimento vividas pelos moradores da comunidade do Morro de Santiago, na Barra do Ceará, que carrega consigo os estigmas da violência e insegurança. A história do local ganha uma nova perspectiva, graças ao olhar de jovens moradores da própria comunidade e imediações.

// 17h
NOVIEMBRE (2003; 104 min)
Dirigido por: Achero Mañas
Mediadores: Andréa Calado e Juliana Tavares
Conta a história de um grupo de teatro de rua independente, liderado por Alfredo, um ator idealista. Mistura depoimentos do grupo e recriações de cenas do surgimento do grupo, suas manifestações nas ruas e a criação das regras do manifesto, entre elas a que determina que, para ser aceito no grupo, o ator não poderia ter feito nenhum trabalho na televisão.



DOMINGO // Dia 22

OFICINA Princípio do desenho de perspectiva, paisagem: Dragão do Mar        
Oficina teórico-prática de desenho de perspectiva, princípios básicos, ponto de fuga e retrato de paisagem.
Público: a partir de 12 anos.
Hora: às 14h
Onde: Praça Verde
Educador (a): Clara Beatriz
Capacidade: Máximo de 15 participantes
Material necessário: papel, lápis, prancheta, borracha e régua.


A HISTÓRIA DA ETERNIDADE (2014; 120 min)
Dirigido por: Camilo Cavalcante
Mediador: Amanda Bessa e Beatriz Benitez
Em um pequeno vilarejo no Sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista.
Onde: Miniauditório do MCC
Hora: 14h


OFICINA Desenho de observação – Paisagem
Oficina prática de desenho de observação intuitivo. Momento de contemplação e olhar sobre a paisagem.
Público: a partir de 12 anos
Onde: Praça Verde
Hora: às 16h
Educador (a): Clara Beatriz
Capacidade: Máximo de 15 participantes
Material necessário: papel A3, lápis e borracha.


PIXO (2010; 61 mim)
Dirigido por: João Wainer, Roberto T. Oliveira
Mediação: Lucas Cavalcante e Beatriz Benitez          
É perigoso. É ilegal. Está se espalhando... Pixo é um documentário que segue a rotina frenética desses jovens anarquistas por São Paulo, a maior cidade do Brasil, e revela os dois lados do movimento. É arte? Vandalismo? Ou só uma necessidade incontrolável de ser notado?
Onde: Miniauditório do MCC
Hora: às 17 h


NADA LEVAREI QUANDO MORRER, AQUELES QUE ME DEVEM COBRAREI NO INFERNO (1985; filme 16mm; 20min)
Dirigido por: Miguel Rio Branco
Mediação: Hitalo Pandit e Igor Gonçalves
Montado em 1985, a partir de imagens da série Maciel (1979) e de tomadas também feitas no Pelourinho, o filme Nada levarei quando morrer, Aqueles que me devem cobrarei no Inferno foi exibido inicialmente no circuito de festivais de cinema. Nestas imagens, vemos a resistência da organização social e dos valores afetivos, mas também do erotismo, em meio ao cenário de ruína desta região de Salvador. As cenas revelam uma intensa relação entre retratista e retratados, aproximando documentário e ficção, realidade e fantasia.
Onde: Miniauditório do MCC
Hora: às 19h

SERVIÇO
14ª Semana Nacional de Museus
Quando: de 17 a 22 de maio de 2016
Onde: museus do Centro Dragão do Mar
Acesso gratuito






► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
Obrigado, Senhores
George Hudson
É impossível ouvir Maria Bethânia e não sentir sua força e energia. É impossível ver Maria Bethânia e não enxergar sua alma, não sair diferente. O espetáculo traça a trajetória dessa artista, através de música, poesia e amor. Amor de fã que virou arte. A ideia surgiu de um trabalho acadêmico e pretende atingir todo tipo de público.

George Hudson (ator) e Ruan Rodrigues (músico) formam o elenco. Uma viagem do ator em suas pesquisas no universo ''Bethânico''. Santo Amaro, Mar, Iemanjá, Infância, Fé, Opinião, Romances, Nossa Senhora, Oxum, Músicas, Caetano, Iansã, Dona Canô, tudo costurado com poesias de Fernando Pessoa, Antônio Bivar, José Régio entre outros. Uma homenagem Bethânica aos 50 anos de carreira da Dona da Voz.

Dias 17, 24 e 31 de maio de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia).

Contato: George (99634-1223 / hudsonsantiago@hotmail.com)





► Noite das Estrelas
Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica de Crateras da Lua, Planetas, Nebulosas etc.

Dias 17 e 18 de maio de 2016, às 19h, em frente ao Planetário. Gratuito.





► Cabaré das Travestidas [Mostra ObsCena]
Coletivo Artístico As Travestidas

Trabalho de teatro festa do Coletivo As Travestidas que tem como princípio o transformismo, Talk Show, improviso e atualidades. Um espetáculo composto por interação com público, Músicas ao vivo e dublagens, recheado e humor e glamour. Teatro-festa que desde 2010 acontece com destaque na cena cearense e nacional. O projeto questiona o papel da arte transformista nas artes cênicas, sua saída dos guetos para palcos de teatro, lançando luz e valorizando essa expressão. Dublagem, humor, talk show e improviso em miscelânea de diversão e sensibilidade crítica. O espetáculo tem passagem por temporada no CCBNB Fortaleza, Teatro Carlos Câmara, Theatro José de Alencar e a Virada Cultural Paulista 2015, onde foi sucesso de público.

Dia 18 de maio, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). 18 anos.

Contato: Silvero Pereira 98767.1578





 Quinta Dança Experimental [Temporada de Arte Cearense]
A Matança do Porco
No Barraco da Constância Tem!
Pele. Osso. Cabelo. Sangue. Dente. Olho. Carne. Suor. Um ritual lutuoso, selecionado de harmônicos progressivos e psicodélicos sons de guitarra e vocalizes fúnebres. Um elegia ao sacrificado. Quente e fria. De luz e sombra. De amor. Destroçada e curvilínea, assimétrica. Feita de conjuntos e de pedaços; um catálogo de sensações. Em repetição, em acumulação. À espreita. Um acontecimento de passagem, de encontro, de jornada, de derramamento. Corte fino. Corte aleatório. Corte variado. Corte específico. Corte aqui. Corte selecionado. Uma composição a partir da música A matança do porco, da banda Som Imaginário. Uma celebração. Ao diferente. Sobre pontos de fuga. Ao abate. Ao contraponto e ao contraste. Uma matança. Um grito no escuro. Uma incelença. Um rock. Polifônico. Sanguinário. Apocalíptico. Ostinato. Baixo contínuo.

Contato: Ariel (98640-9324 / 99720-5043 / arielvolkova@gmail.com)

+

► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense]
Sagração ao Fast-food
Felipe Damasceno
Um corpo situado no tempo do excesso, afetado pela multiplicidade de informações e imagens. Um “corpo-vídeo” bombardeado, que grava, acelera e retrocede as imagens impressas nele para comunicar-se em um mundo onde a imagem funciona cada vez mais como linguagem e o eu torna-se cada vez mais multifacetado.

Contato: Felipe Damasceno (99602-2755 / felipedamascenooo@gmail.com)

Dias 19 e 26 de maio de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação 18 anos.





► Oficina Venda o Invendável!
Mediação: Érica Nogueira e Cristiano Câmara
A partir da obra de Jared Domício, que com um outdoor propõe a venda do sol, usaremos a técnica do lambe-lambe como suporte para colocar em questão o papel da arte como meio de crítica. 
Dia 20 de maio, às 14h, no MAC-CE. Gratuito.





► Dub no Dragão
Realização: Dragão do Mar e Dub Foundation Sound System
Projeto mensal retorna, trazendo o sistema de som The Brasilian Roots Reality Sound com Caio DF, Bandit Dubwise, Bruno Fever, Victor Message e Dubroots.

Dia 20 de maio, às 18h, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.





► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense]
Turma do Chaves Num Sonho de Criança
Realização Pensart – Produção Executiva: Tatiana Soares

Um espetáculo para despertar sonhos de crianças e adultos: um musical adaptado que mostra as peripécias de um grupo muito divertido e conhecido por várias gerações. Chaves é um menino órfão de oito anos, atrapalhado, de coração puro e que acredita num futuro sempre brilhante. Seus melhores amigos são: Kiko e Chiquinha. Chiquinha é uma personagem levada que se considera a dona da rua por ser a única menina inserida na roda de amigos e que adora malinar. Kiko é um garoto de bochechas rosadas, mimado, e que possui os melhores brinquedos da vila. Essas três crianças apresentam o universo mágico infantil, no qual a criatividade brilha na inocência. Com produção de Tatiana Soares, texto adaptado de Bruno Braga e direção Francinice Campos. Uma homenagem ao Roberto Bolaños, mais conhecido como Chespirito, que faleceu em 28/ 11/ 2014.

Dias 21 e 28 de maio de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Livre.

Contato: Tatiana (99977-6477 / marketing.soares@gmail.com)





► Oficina Relevos Policromáticos
Mediação: Igor Gonçalves e Joellen Galvão
Tomando como referência a obra de Rian Fontenele, dos traçados grosseiros de linha em lona e da delicadeza da curva narrada. Utilizaremos do bordado para experimentar um novo modo de desenhar a figura humana.
Dia 21 de maio, às 17h, no MAC-CE.





► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se no Dragão do Mar. Confira, nesta edição, o som do Ceará Brass Quinteto.

Dia 21 de maio, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Contato: Tauí Castro 98526.6604

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.