Em 2024, as Defensorias Públicas realizaram mais de 29,5 milhões de atendimentos, um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior. O número de manifestações processuais também disparou: 25,9 milhões, representando uma alta de 45,3%. Já os processos judiciais iniciados somaram 4,4 milhões no período. Os dados constam da Pesquisa Nacional da Defensoria Pública 2025 , divulgada nesta sexta-feira (16), no Rio de Janeiro. Fruto de uma articulação nacional, a pesquisa é realizada em parceria com o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), o Colégio Nacional dos Corregedores-Gerais (CNCG), a Defensoria Pública da União (DPU), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (ANADEF) e o Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ (Cejur). O levantamento traz dados atualizados sobre a atuação e a estrutura das Defensorias Públicas de todo o país, revelando avanços, desafios e contrastes que ainda persistem. Apesar do avanço, a presen...
A Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com o apoio doGrupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, Polícia Civil e Perícia Forense (PEFOCE), realiza na manhã desta quinta-feira (30/06) a operação “Caracol”, cumprindo mandados de busca e apreensão para investigar supostas fraudes em licitações na Prefeitura de Tururu.
As buscas acontecem na residência do Prefeito Raimundo Nonato Barroso Bonfim, em Fortaleza, em sua fazenda na cidade de Tururu e na sede da Prefeitura Municipal. Na Capital, a operação já foi finalizada. Suspeita-se que as fraudes nas licitações ocorreram por meio da falsificação de assinaturas e de associações, destacando-se a Secretaria de Ação Social de Tururu.
A operação da PROCAP conta com o apoio dos promotores Deolinda Noronha, Guilherme de Lima Soares, Régio Vasconcelos, Sérgio Peixoto, Ronald Rocha, Rinaldo Janja e Felipe Diogo, de 18 policiais civis e mais um perito da PEFOCE. Os mandados foram emitidos pela desembargadora Lígia Andrade.