Após uma semana conturbada, o atacante Pedro mudou a história do clássico carioca Fla x Flu na noite deste domingo (20) ao marcar o gol da vitória rubro-negra, aos 39 minutos do segundo tempo, 18 minutos após deixar o banco de reservas. Com o triunfo na 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Flamengo segue firme na briga pelo título. Está em segundo lugar, com 30 pontos, a apenas três de alcançar o líder Cruzeiro. Essa foi a primeira atuação do centroavante depois de conflitos com integrante da diretoria do clube, culminando com repreensão do técnico Filipe Luís, durante entrevista coletiva no início da semana. Pedro não entrou em campo nos dois últimos jogos do Rubro-Negro. Ao final da partida deste domingo (20), aclamado pela torcida, Pedro deu um longo depoimento sobre o que viveu nos últimos dias. “Sem dúvida, muito feliz pelo gol de hoje, um momento importante para mim, individualmente falando. Quero agradecer aos companheiros, à torcida também...
O golfe vem ganhando adeptos na Terra do Sol desde o lançamento do Aquiraz Golfe Clube, um dos maiores clubes do Nordeste, com calendário de competições frequente. Como forma de aproximar o esporte dos cearenses e oferecer para alguns uma oportunidade única, foi iniciado o projeto Golfe nas Escolas, em parceria com a prefeitura municipal. Na próxima sexta (03), às 09 horas, acontecerá a visita da Escola Indígena Jenipapo Kanindé, que atende crianças e adolescentes da Comunidade Indígena Lagoa Encantada.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2010, a aldeia Jenipapo-Kanindé possuia população de 302 pessoas. A etnia descende dos Payakus, que, no século XVI, habitavam toda a faixa sublitorânea dos atuais estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
Na ocasião, cerca de trinta alunos terão contato com toda a estrutura do campo, que 80 hectares, com 18 buracos par 72, ocupando 7.322 jardas (1 jarda mede exatos 91,44 cm). O golfe é um jogo de muitas regras, mas seu objetivo pode ser resumido como sair de um local determinado, em campo aberto, e embocar as bolas no menor número de tacadas possível em buracos dispostos estrategicamente em distâncias variadas. Geralmente, o percurso possui nove ou dezoito buracos. O campo de 18 tem seis quilômetros, em linha reta, e demora cerca de quatro horas e meia para ser percorrido.
“O golfe é um esporte belíssimo e que vem se popularizando no Ceará nos últimos anos, com um calendário de competições frequente. Esse projeto vem para tornar o golfe mais próximo dos estudantes e mostrar que não é um bicho de sete cabeças que muitos imaginam”, destaca Jorge Chaskelmann, diretor do Aquiraz Riviera.
O golfe cearense
O esporte começou a ser praticado no Ceará por volta de 2005, quando alguns apaixonados pelo esporte jogavam no jardim da Praça José de Alencar. O espaço não era considerado exatamente um campo de golfe por conta de sua dimensão e se jogava com bolas especiais para diminuir a distancia de vôo em cerca 70%.
Em 2006, foi desenvolvido um projeto para a criação de uma escola de golfe para crianças de baixa renda que viviam em torno da Praça José de Alencar. O curso teve participação de cerca de 40 crianças entre sete e 14 anos, com todas as aulas e material necessário gratuitos. As aulas aconteceram no gramado existente no Parque do Cocó, próximo ao anfiteatro, tendo sido na ocasião criado um campo de 3 buracos sendo um par 3 e dois pares 4 que ao serem percorridos três vezes se fazia uma volta de 9 buracos, com o par do campo com 33 tacadas. Em 2008, foi criada a Associação Cearense de Golfe, vem difundindo e incentivando em todo o Estado a prática do esporte.
Em 2010, ocorreu a inauguração do Aquiraz Golfe Clube, com calendário de competições ao longo de todo o ano. O projeto do campo privilegia a natureza mantendo a vegetação natural, reduzindo ao mínimo a movimentação de terras e aproveitando a ondulação do terreno para criar o tipo de percurso para golfe estratégico. O projeto conta ainda com a parceria do arquiteto argentino Angel Reartes, que já trabalhou no Brasil ao planejar o Costão Golf Club, em Santa Catarina.
Sobre o Aquiraz Riviera
Maior complexo turístico-imobiliário do Ceará, o Aquiraz Riviera ocupa uma área total de 285 hectares, com 58 hectares de área de Proteção Ambiental e faixa de 1.800 metros de frente para o mar. O empreendimento é desenvolvido pelo Consórcio Luso-Brasileiro Aquiraz Investimentos SA, composto pelo empresário cearense Ivens Dias Branco e pelos portugueses Grupo Hoteleiro Dom Pedro e Solverde (divisão de turismo do grupo Industrial Violas com a concessão dos Cassinos do Algarve).
O Aquiraz Riviera é composto pelo Dunes & Ocean Golf Course (campo de golfe de 18 buracos de padrão internacional) ), Golf Club House (onde funciona o Clube de Golfe Aquiraz Riviera), o Hotel Dom Pedro Laguna - Beach Villas & Golf Resort,e os condomínios Riviera Beach Place Golf Residence e Manhattan Beach Riviera.