A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), prorroga as inscrições do Edital de Festejos Juninos de Fortaleza 2025. Os interessados poderão se inscrever até o dia 5 de maio, exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural do Ceará. Com um investimento total de R$ 1.332.000,00, o edital tem como objetivo oferecer apoio financeiro a grupos de Quadrilhas Juninas (adultas e infantis) e a organizadores de Festivais Juninos da capital cearense. A ação visa fomentar projetos artístico-culturais que contribuam para o fortalecimento das tradições juninas, a valorização das comunidades locais e a democratização do acesso à cultura. Participação Estão aptas a participar pessoas físicas e jurídicas maiores de 18 anos, com residência ou sede em Fortaleza há pelo menos dois anos. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto. As propostas deverão, obrigatoriamente, incluir ações de preparação dos grupos para os eventos juninos de 2025 em Fortaleza, alé...
Livro da exposição e projeto “SEREIAS"- sobre o universo feminino da pesca artesanal no Ceará- tem lançamento às 17h30 do dia 24 de agosto, no CCBNB-Fortaleza.
A exposição “SEREIAS" pelos fotógrafos Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho continua em cartaz até o dia 03 de setembro no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC), com 30 fotos e vídeo documental, em visitações gratuitas de segunda a sexta-feira.
Cleomar, Márcia, Maria Cabelão e Sidnéia são algumas das mulheres pescadoras do litoral cearense que estão em cartaz na exposição “Sereias”, no Espaço Cultural Correios Fortaleza. Esse universo feminino da pesca artesanal ganha a publicação de um livro com lançamento às 17h30 do dia 24 de agosto (quarta-feira), no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB – R. Floriano Peixoto, 941 - Centro).
A Exposição “Sereias” permanece em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC - R. Senador Alencar, 38 – Centro) até 3 de setembro e mantém visitas guiadas gratuitas ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.São 30 fotos captadas pelas lentes de Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho, além de vídeo documental do projeto, filmado pelo cineasta Tibico Brasil com making of por Mika Holanda, curadoria das pesquisadoras associadas Angela Magalhães e Nadja Peregrino, expografia pelo designer Ademar Assaoka. A exposição foi viabilizada com Patrocínios dos Correios através de seu Sistema Aberto de Seleção e tem produção da Anima Produtora Cultural.
Já no livro “Sereias”, as fotos de Fernanda e Sérgio se ampliam para um total de 80 imagens, reunidas na publicação de 162 páginas a outros registros, como as apresentações descritivas da dupla de curadoras e textos-poemas pela jornalista e fotógrafa Iana Soares sobre essas mulheres do mar, em edição com projeto gráfico também assinado por Assaoka. Mais que um simples catálogo da exposição “Sereias”, o livro remonta a detalhado apontamento sobre como iniciaram, desde 2011, os ensaios fotográficos e a minuciosa pesquisa antropológica em coleta de dados e informações visuais acerca dessas guerreiras, que desenvolvem a atividade da pescaria artesanal por quase todo litoral do Ceará (especialmente em Fortaleza, Acaraú, Canoa Quebrada, Redonda, Fortim e Cumbe), retirando das águas os sustentos, e se dividindo ainda nas funções de esposas, mães e donas de casa.
Após lançado, o livro “Sereias” também pode ser adquirido gratuitamente, nas visitações à exposição no Espaço Cultural Correios. Exemplares também serão destinados aos principais museus de arte, institutos de arte, bibliotecas municipais, escolas públicas das principais cidades do Ceará e aos parceiros apoiadores do projeto, como o Instituto Terra Mar e associações da Rede Tucum. O lançamento do livro “Sereias”, em 24/08 no CCBN-Fortaleza, faz parte ainda da programação do evento “Novos Olhares da Fotografia Contemporânea”, uma realização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC (PPCOM), com apoio do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), FUNCAP e CCBNB.
O projeto “Sereias”, juntamente com o livro e a exposição, tem como intuito amplificar e contribuir para o reconhecimento e a conscientização das mulheres como pescadoras e para preservação e valorização da pesca artesanal como atividade geradora de renda e desenvolvimento sociocultural das comunidades alcançadas.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “SEREIAS”
- Local: Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB-Fortaleza- Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza).
- Data: Sexta-feira, dia 24 de agosto de 2016, às 17:30h
- Informações: (85) 3464-3108.
Exposição“SEREIAS”, de Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho
- Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
- Visitações até 03 de setembro,de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada franca.
- Fone para agendamentos de visitas guiadas e informações: (85) 3255 7142.