Pular para o conteúdo principal

Motorista de aplicativo suspeito por furto qualificado é preso pela PCCE em Caucaia

  Durante as investigações, a PCCE contou com o apoio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para a localização do alvo A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), cumpriram, na tarde dessa quarta-feira (24), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 48 anos, por crime de furto qualificado. A prisão ocorreu no bairro Grilo, na cidade de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Na ação, um veículo foi apreendido. As investigações, coordenadas pelo 4º Distrito Policial (DP), iniciaram logo que as equipes policiais tomaram conhecimento de que um motorista de aplicativo teria furtado objetos de uma passageira, no momento em que ela havia se ausentado do automóvel. Diante do caso, a Polícia Civil representou pelas medidas cautelares que foram acatadas pelo Poder Judici

Começa na sexta-feira (21) a V Bienal de Dança/De Par Em Par com atrações internacionais e Seminário Aller-Retour do conceituado FranceDanse

Do Brasil, Antônio Nóbrega, Lia Rodrigues, Helder Vasconcelos e Airton Tomazzoni estão entre as 48 atrações da Bienal De Par Em Par, que é apresentada pela Petrobras, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da CAIXA e apoio da Enel. Toda a programação é GRATUITA.

O diálogo com outras linguagens artísticas, a intensificação das atividades formativas, os intercâmbios artísticos, além de apresentações de obras cênicas em formatos e espaços alternativos. Estas são as ações que fazem o diferencial da Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par, evento concebido em 2008 como desdobramento das bienais dos anos ímpares.

De 21 a 30 de outubro, a V Bienal De Par Em Par traz ao Ceará artistas do Brasil, Canadá, França e Suíça para a programação que acontecerá em Fortaleza e se estenderá às cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi. Apresentada pela Petrobras, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da CAIXA e apoio da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Bienal De Par Em Par tem acesso gratuito a toda a programação.

ABERTURA EM FORTALEZA e SOBRAL

No dia 21, a programação artística da Bienal De Par Em Par é aberta simultaneamente em Fortaleza e Sobral. O pernambucano Antônio Nóbrega, estará no dia 21, às 21 horas no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, para apresentar Com Passo Sincopado, onde expõe seu pensamento sobre uma dança brasileira contemporânea sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares. Em Sobral, também às 21 horas, a bailarina e coreógrafa cearense Silvia Moura sobe ao palco do Theatro São João com Instalaformance III - Tangendo Sonhos.

Em Fortaleza, a noite de abertura terá ainda o coreógrafo Luís Ferron, de São Paulo, às 23h no Espaço Mix do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ele apresenta Discoteque, uma "festa-performática" resultado da residência que conduz na Vila das Arte.

A partir do segundo dia, em Fortaleza, a programação noturna termina com as Fringes, em  frente ao Planetário do Dragão do Mar, com espetáculos musicais. Nas edições anteriores, já passaram pelas Fringes nomes como Fausto Nilo, Eliane a rainha do forró, Beto Barbosa, Dona Onete, Don L e Daniel Peixoto. As atrações desta edição ainda serão anunciadas.

BIENAL EM SOBRAL - CIDADE DAS ARTES

Esta edição é comemorativa em Sobral, que festeja 20 anos da presença da Bienal de Dança na cidade e acontece este ano integrada ao projeto Sobral Cidade das Artes. Serão seis dias de programação. De 21 a 23 e de 28 a 30, ocupando, nos três primeiros dias, o Theatro São João e, nos três últimos, a ECOA, marcando a reabertura do teatro.

BIENAL EM POLOS DA DANÇA NO INTERIOR

Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi, quatro importantes polos da dança no Ceará, também recebem programação artística da Bienal De Par Em Par. Em Juazeiro do Norte a abertura será no dia 27 com Gaudério, trabalho do bailarino gaúcho Matheus Brusa, que tem se destacado com premiações no Festival de Joinville. No dia 28 ele abre com este espetáculo a programação em Paracuru, onde além do espetáculo ministra a oficina "Gaudério, uma atualização e ressignificação da dança folclórica gaúcha, Clula". No dia 28 a programação começa também em Itapipoca, exibindo o vídeo-dança Sertanias do Gesto, da Cia Balé Baião e Advento Audiovisual, e a Cia de Dança Ciclos, com Desaparecidos. Em Trairi quem abre a Bienal no dia 28 é a Arreios Cia de Dança Contemporânea apresentando Encarnado e Esculpido. Serão três dias de programação em Itapipoca e dois dias em Juazeiro do Norte, Paracuru e Trairi.

FranceDanse Brasil 2016 na Bienal

Esse ano a Bienal De Par Em Par recebe o FranceDance que, depois de passar por 15 países da Europa, Ásia, Oceania e Estados Unidos, aportou em agosto no Brasil pela primeira vez, para percorrer em três meses  15 cidades, de norte a sul. O FranceDance foi criado em 2007 pelo Institut Français com o intuito de levar a todos os continentes, em encontros anuais, um recorte do que de melhor e mais recente tem sido criado na dança contemporânea francesa.

Em sua 16ª edição, a estreia do FranceDanse em solo brasileiro reúne uma extensa programação artística pensada em constantes diálogos, ao longo de dois anos, entre a rede de serviços culturais francesas no Brasil e mais de 30 parceiros, entre instituições, festivais, teatros e universidades, que se unem para criar um momento de visibilidade singular da dança contemporânea francesa em apresentações, seminários, conferências dançadas e outras atividades.

A programação do FranceDanse no Brasil acontece entrecruzada com a Bienal De Par Em Par e mais sete festivais, entre os quais, Cena Cumplicidades Festival (PE), Festival Contemporâneo de Dança (SP), Movimento Internacional de Dança de Brasília e Panorama Festival (RJ), e com as programações regulares de algumas instituições, como Aliança Francesa, em Fortaleza.

Das 16 companhias convidadas pelo FranceDanse para o circuito no Brasil, a Bienal De Par Em Par recebe trabalhos dos coreógrafos franceses renomados Christian Rizzo em Sakınan Göze Çöp Batar; Fabrice Ramalingom apresentando Conférence Dansé eHyperterrestre; e talentos que começam a ser conhecidos no exterior e que exploram a simultaneidade de linguagens - como dança, artes visuais, performance, teatro, vídeo, cinema, música ao vivo: Samuel Lefeuvre e Raphaëlle Latini/Group Entorse, em Accidens (ce qui arrive); David Wampach, apresentando Sacre; Latifa Laâbissi, em Ecran Somnambule. Além desses, o suíço Ioannis Mandafounisestará na Bienal De Par Em Par com o espetáculo Twisted Pair  e ministrando oficina de dança contemporânea na Vila das Artes.

ARTISTAS DE SETE ESTADOS EM CENA

Do Brasil, a Bienal De Par Em Par 2016 terá em cena artistas e companhias de dança do Ceará, Pernambuco, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Entre as atrações, destaque para Lia Rodrigues Cia de Danças (RJ), que traz à Bienal o seu novo espetáculo, Para que o céu não caia, que estreou em maio deste ano em Dresden, na Alemanha, onde foi finalizado durante uma residência artística, e depois foi apresentado em Hamburgo, Potsdam, Berlim, Frankfurt e Düsseldorf, como parte do Projeto Brasil. O espetáculo também foi apresentado no Festival Montpellier Danse, na França, para onde retorna em novembro para uma temporada em Paris, seguindo para Grenoble e Toulouse.  

Do Rio Grande do Sul, o coreógrafo Airton Tomazzoni apresenta Guia improvável para corpos mutantes, espetáculo contemporâneo infanto-juvenil contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. Este projeto é uma forte referência na produção de dança para o público infanto-juvenil em Porto Alegre, por meio de uma pesquisa de linguagem que teve início em 2010 com a criação do espetáculo Faz de conta, dirigido por Tomazzoni para o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. A partir dessa montagem, um núcleo de artistas passou a investir na investigação do universo infantil.

Outro destaque é Corpo Sobre Tela, espetáculo do dançarino e coreógrafo paulista Marcos Abranches. Motivado pela vida e obra do pintor irlandês Francis Bacon (1909-1992), Abranches uniu passos ensaiados a movimentos involuntários e tintas de diversas cores, criando a cada apresentação um novo espetáculo. O artista é portador de coreoatetose, um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. Esta ação faz parte da Plataforma de Acessibilidade que, além da apresentação de espetáculos em formato acessível com libras e audiodescrição, realizará o Seminário Dança e Acessibilidade, lançado em 2015 na Bienal de Dança. Essa ação conta com o apoio do Instituto Bela Vista. 

NORDESTE EM DESTAQUE

O Nordeste tem forte presença nesta edição da Bienal De Par Em Par, em especial, Pernambuco, estado de quatro grandes nomes da dança popular e contemporânea. Começa com Antônio Nóbrega, no dia 21, apresentando Com Passo Sincopado.  

No dia seguinte, Jorge Garcia Companhia de Dança - residente em São Paulo e dirigida pelo pernambucano Jorge Garcia - sobe ao palco do Teatro do Centro Dragão do Mar com o espetáculo Cantinho de Nóis, inspirado em cantos e contos populares brasileiros. Outro grande representante da dança pernambucana, Helder Vasconcelos, apresenta no dia 25, às 21h, no Teatro do Dragão do Mar, Eu Sou, um espetáculo que completa uma trilogia de solos criada pelo artista, composta também por Espiral Brinquedo Meu (2004, teatro) e Por Si Só(2007, dança). Eu Sou marca o retorno do artista ao circuito musical, mas em diálogo com as artes cênicas.

E fechando esta edição, a Bienal recebe no dia 30, às 21h, no Teatro do Dragão do  Mar, Ângelo Madureira com o espetáculo Delírio, dirigido por Ana Catarina Vieira. Neste trabalho, criado em 1999, o bailarino e coreógrafo pernambucano substituiu a música do frevo pelo som do rock progressivo. Da pergunta "Se tirar a música do frevo, o que se dança?" surgiu esta obra lúdica, com características fortes da maneira de representar a dança popular em cena. Ângelo Madureira representa a segunda geração dos criadores do Balé Popular do Recife, de onde surgiram artisticamente nomes como Helder Vasconcelos e Antônio Nóbrega.

A Bahia vem representada pelo coreógrafo e performer Leonardo França, do coletivo Dimenti, que apresenta o espetáculo Ouriço no Teatro do Sesc Iracema, no dia 29 de outubro, às 19 horas. No dia seguinte, às 17h, estará no Teatro Boca Rica em uma Conversa Dançada, ao lado da pesquisadora, professora e artista da dança, Thereza Rocha, que lança o livro “O que é dança contemporânea”.

CENA CEARENSE

A produção cearense se faz presente na Bienal De Par Em Par com trabalhos de 28 artistas e companhias de dança e teatro, como Cia Dita(direção de Fauller), Silvia Moura, Cia Balé Baião (direção de Gerson Moreno), Leandro Netto Cia de DançaTeatro MáquinaJoão Paulo Lima, Arreios Companhia de Dança Contemporânea e os alunos do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes.

Duas produções cearenses estão nos Percursos de Criação, projeto iniciado em 2015 pela Bienal para a realização de produções artísticas, envolvendo, a cada edição, dois  renomados coreógrafos convidados e duas atuantes companhias de dança sediadas no interior cearense.

Uma delas é a Paracuru Cia de Dança, que em 2015 trabalhou com Airton Rodrigues (PR) e agora tem a parceria do coreógrafo Jorge Garcia, que tem trabalhos realizados para importantes companhias brasileiras, como o  Balé da Cidade de São Paulo, Palácio das Artes e São Paulo Companhia de Dança. Juntos trabalham a coreografia Praia das Almas, em apresentação  no dia 22, às 18h, no Teatro do Dragão do Mar, em Fortaleza, no dia 27, às 21h, na Ecoa, em Sobral, e no dia 29, às 21h, na Praça da Matriz, em Paracuru.

Também como parte dos Percursos de Criação, o cearense Fauller, da Cia Dita, juntou-se à Alysson Amancio Cia de Dança, uma das principais companhias do Ceará, sediada em Juazeiro do Norte, para criar Manga com Leite, que em Fortaleza será apresentado no dia 24, às 21h, no Teatro Dragão do Mar, e em Juazeiro do Norte no dia 28, às 19h, no CCBNB

AÇÕES FORMATIVAS nos Trajetos EnCena

A realização de ações compartilhadas de formação, de colaborações entre instituições e de intercâmbios artísticos é uma constante na história da Bienal e a promoção da inclusão profissional também vem tornando-se um aspecto cada vez mais presente nas propostas pedagógicas das várias instâncias que promovem ações formativas em arte e cultura. Atentas a essa questão, Bienal e instituições parceiras realizam os Trajetos EnCena. Esta é uma ação a um só tempo artística e formativa que se mobiliza a partir da possibilidade de contribuir para o acesso de jovens e adolescentes aos saberes e­ fazeres da cena teatral.

Os Trajetos EnCena - que neste ano repetem a parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) - materializam-se por meio de ateliês e da montagem de trabalhos cênicos envolvendo jovens e adolescentes de bairros periféricos de Fortaleza. Para coordenar essas montagens, cujos resultados serão apresentados na Bienal De Par Em Par, foram convidados os coreógrafos: Edvan Monteiro, que apresenta Escarcéuno dia 22, às 19h, no CCBJ, e no dia 23, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho (CDMAC); Andrea Bardawil, que no dia 25 apresentaA Coragem de faz é no Corpo, às 19h no CCBJ. A parte técnica das obras criadas é resultante das residências ministrados por Yuri Yamamoto (Cenotécnica), Gil Braga (Figurino), Walter Façanha (Iluminação Cênica). 

Residências - Outras duas residências são realizadas nesta edição da Bienal De Par Em Par. O N Infinito, em comemoração ao aniversário de 13 anos do grupo,  trabalha a criação do espetáculo Alices, que será apresentado no dia 29, às 17h, na Cena 15. E o paulista Luis Ferron ministra a residência Discoteque, cujo resultado será apresentado na noite de abertura, às 23h, no Espaço Mix do Dragão do Mar.

SEMINÁRIO Aller-Retour  - Danse Brésil-France 
Produzido dentro do FranceDanse Brasil 2016, acontece o Seminário Aller-Retour  - Danse Brésil-France (IDA-E- VOLTA: Dança Brasil-França), como um encontro entre histórias e culturas da dança - centralizações e descentralizações, influências e consolidação, migrações e transposições. Trata-se de um inédito e original formato de encontro entre 13 pesquisadores de 11 universidades brasileiras e francesas para um trabalho de imersão, pesquisa, debate e difusão de conceitos e perspectivas em história, crítica e teoria em arte. 
Serão quatro dias de atividades, 21 a 24, com palestras de Cássia Navas (São Paulo, UNICAMP) e Isabelle Launay (Paris, Université Paris 8) - ambas diretoras e curadoras do seminário - e Geisha Fontaine (Paris & Saint-Denis, Université Paris V & Université de Lille), que no dia 24 participam de uma mesa-redonda com os pesquisadores Henrique Rochelle (São Paulo, UNICAMP), Leonel Brum e Rosa Primo (Fortaleza Ceará, UFC). As palestras, abertas ao público, acontecerão às 15h, no auditório do Centro Dragão do Mar. Pela manhã, os pesquisadores vão estar em reuniões fechadas, estudando a dança e a relação de parceria entre as universidades brasileiras e francesas. "É quase uma cooperação entre as universidades, que é o grande motivo desse seminário", diz David Linhares, diretor da Bienal de Dança. 
O Seminário é produzido pelo Teatro Sérgio Cardoso (SP), Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, APAA-Associação Paulista dos Amigos da Arte, e pela Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Neste programa, onde o “ida-e-volta” de informações se faz entre “pesquisadores que ensinam”, abrem-se nas duas cidades (São Paulo e Fortaleza) reflexões para artistas, professores, alunos e plateias da dança, em ações para todos. Este trabalho resultará em um e-book bilíngue (português e francês) e em parcerias institucionais entre as universidades.

SERVIÇO
Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par - De 21 a 30 de outubro e 2016 em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi. Informações: www.bienaldedanca.com. Infos: bienal@bienaldedanca.com e (85)3268-3034. Toda a programação tem acesso GRATUITO.

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Atendimento: Sônia Lage e Luana Rodrigues
Tel: (85)3252-5401 / 99989-5876 / 99989-3913 98902-6992
Instagram: @degage_imprensa / f: degageassessoria

17.10.2016

TEASERS - DIVULGAÇÃO - BIENAL DE PAR EM PAR 2016

 
INTERNACIONAIS

Teaser divulgação FranceDanse Brasil 2016

 

NACIONAIS

Antônio Nóbrega (PE) - Espetáculo: Com Passo Sincopado

Airton Tomazzoni (RS) - Espetáculo: Guia improvável para corpos mutantes

Marcos  Abranches (SP) - Espetáculo: Corpo sobre tela

Companhia de Danças de Diadema (SP) - Espetáculo A MÃO DO MEIO

LOCAIS

Cia Balé Baião (CE) - Espetáculo: Prelúdio para danças caboclas
 
Leandro Netto Cia de Dança(CE) - Espetáculo: Sodade

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.