AAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anuncia nesta sexta-feira (25/4) que a bandeira tarifária para maio de 2025 será amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. O anúncio ocorreu devido a redução das chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média. Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara. Implementado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta essencial de transparência, permitindo que os consumidores acompanhem, ...
Atividade integra o novo projeto da coreógrafa em parceria com o cineasta pernambucano Cláudio Assis e vagas são limitadas.
Crédito fotos: Divulgação
A Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, irá receber nos dias 19, 21 e 22 de novembro, a oficina “Do Sertão ao Marco Zero”, da Companhia de Dança Deborah Colker. As aulas acontecerão no período da manhã, das 9h30 às 11h30, e da tarde, das 14h às 16h. Serão 20 vagas oferecidas para cada turno, destinadas para maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3355-3102.
A oficina faz parte do projeto de residência artística da companhia, que irá visitar o Estado para desenvolver seu novo espetáculo, “O Cão sem Plumas”, inspirado na obra homônima do escritor João Cabral de Melo Neto. O cineasta pernambucano Cláudio Assis, atuará em parceria com a coreógrafa, como diretor criativo no processo de concepção do espetáculo.
No Recife, além da Escola de Frevo, a oficina vai passar pelo espaço cultural Daruê Malungo, o Centro Social Dom João Costa, Movimento Pró Criança e pela Escola Pernambucana de Circo. Fora da capital, a atividade passa pelos municípios de Belo Jardim e Brejo da Madre de Deus, de 7 a 10 de novembro, e em Nazaré da Mata e Limoeiro, nos dias 14 e 15.
Segundo Deborah Colker, “o objetivo é levar a arte do movimento para comunidades ribeirinhas, e ao mesmo tempo alimentar o processo criativo do trabalho através do contato com os locais, proporcionando um intercâmbio de percepções com os bailarinos/professores”, explica. Através da dança, a companhia visa, com o projeto, desenvolver a inclusão social e o acesso da dança para todos, oferecendo uma oportunidade criativa para cada participante se expressar, promovendo bem estar.
As inscrições são gratuitas e vão durar até o número de vagas ser preenchido.
SERVIÇO:
Oficina “Do Sertão ao Marco Zero”
Quando: 19, 21 e 22 de novembro
Onde: Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, R. Castro Alves, 434 – Encruzilhada.
Horário: Manhã (9h30 às 11h30) – Tarde (14h às 16h)
Inscrições: 3355-3102 (gratuitas)