Comissão de Proteção à Criança do Vaticano critica os líderes católicos graduados em relatório anual divulgado nesta quinta-feira (16) por não agirem com rapidez suficiente para ajudar as vítimas de abuso sexual por parte do clero e para implementar novos esforços de proteção em todo o mundo. Durante décadas, a Igreja de 1,4 bilhão de membros foi abalada por escândalos em todo o mundo envolvendo abuso e acobertamento, prejudicando sua credibilidade e custando centenas de milhões de dólares em acordos. O novo relatório faz críticas aos líderes da Igreja por não fornecerem informações às vítimas sobre como suas denúncias de abuso estão sendo tratadas, ou se os bispos negligentes foram punidos. Também diz que os pedidos de informação da própria comissão sobre os protocolos de proteção nem sempre foram respondidos e que a Igreja não forneceu todos os detalhes. "Em muitos casos, as vítimas relatam que a Igreja respondeu com acordos vazios, gestos per...
Levando literatura, teatro e contação de histórias o teatro itinerante já passou por Aquiraz e Sobral. Depois de Horizonte, o projeto chega, em 2017, a Tauá e Cascavel
Atores: Daniele Rodrigues, Solange Teixeira e George Alexandrez
Crédito: Tim Oliveira
Contemplado pelo VIII Edital Mecenas, e com o patrocínio da Enel Geração Fortaleza, o InConto Marcado - Teatro Itinerante, projeto de cidadania cultural, formação de plateia, acessibilidade à arte e de incentivo à leitura, pega a estrada pelo terceiro ano consecutivo para encantar crianças e educadores da rede pública de ensino com os personagens de contos de Marina Colasanti e Luís Jardim.
Depois de passar pelos municípios de Aquiraz e Sobral, realizando em cada cidade uma oficina e duas sessões de espetáculo, agora, o projeto segue com as atividades para a Escola de Ensino Fundamental e Médio José Aldemir da Silva, em Horizonte. A oficina será na terça-feira, dia 29, das 8h às 11h, e os espetáculos na quarta-feira, dia 30, pela manhã, às 9h, e à tarde, às 14h30.
Circulando em uma carreta personalizada, lembrando os antigos carros de teatro mambembe, três artistas e arte-educadores conduzem o projeto que leva oficina e espetáculos às cidades visitadas. Em cada cidade ministram uma oficina de teatro com ênfase na contação de história, voltada para professores e estudantes, e fazem duas sessões do espetáculo, que é a dramatização dos contos Fio após Fio, de Marina Colasanti, e Brejo das Flores, de Luís Jardim, prioritariamente para os alunos da rede pública. InConto Marcado já foi visto por cerca de 19.500 pessoas de 16 cidades do Tocantins e do Ceará e ministrou oficina para 670 professores. O projeto foi vencedor, em 2010, do Prêmio FUNARTE de Circulação Literária.
O ESPETÁCULO - Daniele Rodrigues, Solange Teixeira e George Alexandrez interpretam personagens dos contos, mesclando a linguagem da literatura, do teatro e da contação de histórias, a forma mais antiga e sempre atual de aprendizagem humana. Fio após Fio narra história de duas Fadas bordadeiras e irmãs, Nemésia e Gloxínia. Brejo das Flores é um conto repleto de singeleza e alegria que narra a história de um “certo menino mágico” e seus amigos, que resolveram brincar de circo no Brejo das Flores.
Com uma hora de duração, o espetáculo é rico de elementos cênicos e principalmente de conteúdo. Apresenta os dois contos de forma bastante distinta um do outro, instigando e surpreendendo o espectador. O primeiro é clássico, misterioso, imponente, reflexivo. O segundo é colorido, alegre, vivaz, interativo. Os cenários, figurinos, adereços, trilha sonora e estilo da interpretação evidenciam todas essas diferenças de forma a revelar as múltiplas possibilidades do ato de “contar histórias”. Cenários, figurinos e adereços foram criados pelo artista plástico Marcelo Santiago. Ilustrações de Rosana Mapurunga.
INSCRIÇÕES - As escolas das cidades interessadas em participar do InConto Marcado - Teatro Itinerante - Circulação 2016 levando os alunos aos espetáculos e alunos e professores às oficinas, podem entrar em contato com a produção do InConto Marcado pelo email: contatoincontomarcado@ gmail.com. Cada oficina atende até 80 participantes, prioritariamente da rede pública de ensino ou profissionais que atuam em projetos socioculturais. Ao final, todos recebem Certificado de Participação.
OS ARTISTAS
Daniele Rodrigues - A carreira artística da curitibana Daniele Rodrigues vem desde a infância quando, aos 9 anos de idade, em 1981, entrou para o elenco do Sítio-do-Pica-Pau-Amarelo, na Rede Globo, assumindo o papel de "Narizinho", até então interpretado por Rosana Garcia. Entre os anos 80 e 90, depois do Sítio, ainda na Globo, integrou elenco de Anarquistas Graças a Deus, interpretando Zélia Gattai na minissérie de Walter Avancini baseada na obra homônima da autora, e atuou também nas novelas Renascer (1992) e Irmãos Coragem (remake de 1994). Em 2010, já residindo em Fortaleza, criou o projeto InConto Marcado.
Solange Teixeira - A carreira da atriz cearense Solange Teixeira passa pelo teatro, cinema e televisão. São mais de 30 anos de dedicação às artes cênicas, somando mais de 30 espetáculos teatrais, como "As Anjas" - Melhor Atriz no FESTMINAS (MG), Festival de Anápolis (GO) e FNT de Guaramiranga (CE) - e filmes como "O Auto da Camisinha", com Chico Anísio e Gero Camilo, e o recém lançado "O Shaolin do Sertão", de Halder Gomes. Solange participa do InConto Marcado desde sua criação. Em 2015 recebeu o troféu Carlos Câmara por sua contribuição ao teatro cearense.
George Alexandrez - Em 2015 o projeto inseriu um músico no grupo, o cantor e instrumentista Mateus Miranda, proporcionando uma nova dinâmica no espetáculo. O formato permanece, agora com a parceria do ator, músico e arte-educador George Alexandrez. Filósofo por formação, George vem de uma carreira na música desde 2004, quando fundou a banda Dead Leaves, e no teatro desde 2010, como integrante do Coletivo Soul, com o qual atuou em Ramlet Soul (2010) e Nossa Cidade (2012). Em 2011 concluiu o curso Princípios Básicos do Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar, com a peça Plastic Wood. Atualmente, além do InConto Marcado, participa do projeto infantil Ybyrá – Uma busca pelo verde e da banda Lascaux.
SERVIÇO
InConto Marcado - Teatro Itinerante - Circulação 2016 – Dias 29 e 30 de novembro em Horizonte, na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Aldemir da Silva (Rua Francisca Cecília, s/n, Planalto Horizonte). Dia 29, das 8h às 11h, oficina de teatro com ênfase na contação de histórias; dia 30, às 9h e às 14h30, espetáculo InConto Marcado, uma dramatização dos contos Fio após Fio, de Marina Colasanti, e Brejo das Flores, de Luís Jardim, mesclando a linguagem da literatura, do teatro e da contação de histórias. Em 2017, a terceira edição do projeto passará ainda por mais duas cidades, Tauá e Cascavel. Escolas interessadas em participar podem entrar em contato pelo email: contatoincontomarcado@gmail. com. Informações: (85) 99720-3310. Facebook: InConto Marcado - Teatro Itinerante. Site: www.projetoincontomarcado.com. br