A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Pesquisa inédita de mestrando da FIA revela vantagens e desvantagens da Black Friday para o varejista brasileiro e indica ações para seu sucesso no futuro
Se por um lado a Black Friday promete aumento do volume de negócios e atração de novos clientes, por outro ela gera alguns sérios desafios para as empresas, como, por exemplo, forte diminuição das margens de lucro e grande concentração de vendas em um único dia, com sobrecarga de sistemas e estrutura logística, além da queda das vendas e fluxo nos períodos que logo antecedem ou sucedem a ação. Estes são alguns dos pontos estudados pelo pesquisador e mestrando, Alberto Alexandre Carreras Guerra, em sua dissertação para o Programa de Mestrado Profissional na FIA - Fundação Instituto de Administração, que contou com a orientação da Profa. Dra. Flávia Angeli Ghisi Nielsen.
O estudo levou em consideração empresas em diversos formatos como hipermercado, shopping center, loja de departamentos e Internet, de sete segmentos diferentes: material de construção; móveis; eletrônicos; livros e discos; papelaria; vestuário; e esportes. Para a maioria, a Black Friday no Brasil ainda está em fase crítica de construção de credibilidade e imagem, porém há otimismo quanto às expectativas de crescimento e ao sucesso de outras iniciativas correlatas, como a Cyber Monday.
- Quais são as vantagem para os varejistas?
- Quais são os principais problemas enfrentados?
- Quais são os principais desafios para os comerciantes?
Alguns pontos importantes:
Para as empresas
· Oferecer promoções que sejam realmente percebidas pelos consumidores como justas e grandes oportunidades de compra, negociando antecipadamente com fornecedores e comunicando claramente suas políticas de preço;
· Compensar queda da margem de lucro com aumento do volume de vendas, inclusive de outros produtos que não estejam em promoção;
· Planejar corretamente o dimensionamento de equipes, sistemas e estrutura logística para antes, durante a após as vendas.
Para os consumidores
· Comparar preços praticados antes e durante a promoção, assim como entre diversas empresas.
· Evitar produtos em estado de qualidade indefinido ou de origem duvidosa.
· Checar credibilidade de quem vende, prazos e condições de entrega.
Esses são alguns aspectos que a pesquisa identificou e que podemos compartilhar.
Estamos à disposição,
Sobre a FIA
Eleita por três vezes como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 35 anos de atuação no setor. Hoje, é mantenedora da Faculdade FIA de Administração e Negócios, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação) e atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitada para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. Todos os MBAs oferecidos pela FIA são certificados pela The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo.