O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) registrou 739 pinguins-de-magalhães ( Spheniscus magellanicus ) encontrados mortos em Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, cidades do litoral sul de São Paulo , entre os dias 15 e 21 deste mês. Os animais estavam em estágio avançado de decomposição, o que, segundo o instituto, dificulta identificar a causa das mortes. "Entre as hipóteses para esses encalhes com base nas necropsias de animais frescos ou no quadro clínico dos animais vivos, podemos citar os efeitos da migração por longas distâncias, dificuldade em encontrar alimento, parasitoses, quadros infecciosos e a interação com a pesca", afirmou o instituto à Agência Brasil . De acordo com os especialistas, a espécie não está em risco por conta de eventos como este. Estima-se que haja de 2 a 3 milhões destes animais na natureza , em grandes colônias, principalmente na Argentina . Enfrentam, porém, risco por conta de...
Servidores do IFCE realizam quinta e sexta-feira manifestações em todo o Ceará, contra a PEC 241 e os ataques aos serviços públicos
Servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) seguem em processo de mobilização em defesa da Educação pública e contra as medidas que vêm sendo implementadas pelo governo Temer, como a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 55 (241). Por isso, um grande dia de mobilização, em diversos campi do IFCE em todo o Estado, acontece nesta quinta-feira, 10/11, além de uma manifestação de rua, conectada às ocupações de escolas, institutos e universidades, que será realizada sexta-feira, 11/11, com concentração às 8h, na Praça da Bandeira, em Fortaleza.
A luta contra a PEC 55 (241), que prevê o congelamento de todos os investimentos sociais do Governo Federal por 20 anos, tem unificado diversos setores da sociedade que se lançam em defesa dos serviços públicos de qualidade e dos direitos sociais, que seguem sob forte ameaça. Nacionalmente, trabalhadores e estudantes organizados ou não em entidades sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis têm organizado e participado de diversas ações que objetivam dialogar com a sociedade sobre a atual conjuntura vivida em nosso País.
Além da PEC 55/241, os servidores lutam contra o Projeto Escola Sem Partido, o Projeto de Lei 204, a Medida Provisória 746 (Reforma do Ensino Médio), o PL 54/2016 (257), a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista.
10 de novembro – Dia de mobilização no IFCE
Um grande dia de mobilização nas unidades sob representação do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) está sendo construído em parceria com comunidades locais e entidades atuantes na capital e interior do Estado. Reuniões, aulas públicas e participação em manifestações de rua estão sendo apontadas por representantes sindicais e comandos de mobilização de diversas unidades, para esta quinta-feira, 10/11. Em Fortaleza, professores e técnico-administrativos realizarão panfletagem durante a assembleia geral de estudantes, que acontece a partir das 15h, no Pátio do Campus, na Avenida 13 de Maio, 2081, Benfica.
11 de novembro – Dia Nacional de Protestos, Mobilizações e Paralisações
Também em Fortaleza, acontece a principal atividade dentro do chamado Dia Nacional de Protestos, Mobilizações e Paralisações, convocado pelas entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE).
A manifestação de rua, sob organização da Frente Povo Sem Medo, com adesão de demais entidades (ANDES-SN, SINASEFE Nacional, SINDSIFCE, SINDUECE, SINDUnilab, SINTUFCE, ADUFC Sindicato e Coletivo Graúna), está marcada para sexta-feira, 11/11, com concentração às 8h, na Praça da Bandeira, e caminhada até a Praça do Ferreira.