O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) registrou 739 pinguins-de-magalhães ( Spheniscus magellanicus ) encontrados mortos em Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, cidades do litoral sul de São Paulo , entre os dias 15 e 21 deste mês. Os animais estavam em estágio avançado de decomposição, o que, segundo o instituto, dificulta identificar a causa das mortes. "Entre as hipóteses para esses encalhes com base nas necropsias de animais frescos ou no quadro clínico dos animais vivos, podemos citar os efeitos da migração por longas distâncias, dificuldade em encontrar alimento, parasitoses, quadros infecciosos e a interação com a pesca", afirmou o instituto à Agência Brasil . De acordo com os especialistas, a espécie não está em risco por conta de eventos como este. Estima-se que haja de 2 a 3 milhões destes animais na natureza , em grandes colônias, principalmente na Argentina . Enfrentam, porém, risco por conta de...
A campanha acontece de 1º a 23 de dezembro, nos pontos de venda, onde os consumidores serão convidados a descobrirem o segredo do natal, através de depoimentos das pessoas atendidas pelas instituições sociais, disponíveis em cabines instaladas nos locais.
Contando com a presença das 15 instituições sociais que receberão o “Banquete de amor”, bem como das madrinhas e padrinhos, supermercadistas e apoiadores da Campanha “Natal é tempo de banquete e solidariedade”, a noite desta terça (30), foi marcada pelo clima de solidariedade e confraternização.
Realizado pela Granja Regina e Grupo Manga, na Praça Doutor Carlos Alberto Studart, o evento, aberto à população, recebeu também um pocket show de Dorgival Dantas e Lana Gama, que assinam o jingle da Campanha, que convida os cearenses a descobrirem o segredo do natal através da partilha.
Tissiane Studart, diretora executiva da Granja Regina e embaixadora da campanha, explica que a empresa sempre possuiu a vocação para doação. “A gente sempre fez (doações) com muita consciência de que, repartir o pão, é muito mais do que um gesto, é fazer parte da vida, é ser grato pelo nosso trabalho”, ressaltou a embaixadora afirmando ainda que o sentido vai mais além do doar, e que a campanha avançou andando lado a lado com cada instituição escolhida. “Esse ano deu vontade de não doar só no fim do ano, só no natal. Deu vontade de construir uma história junto com as instituições que estamos apadrinhando”, completa Tissiane.
Seguindo esse desejo de espalhar amor o ano todo, além das ceias de natal, sete instituições e projetos sociais de Fortaleza receberão, em todos os meses de 2017, as proteínas produzidas pela Granja Regina.
Dorgival Dantas explica sobre a felicidade de fazer parte dessa ação: - “É muito bom! O bem tem essa coisa maravilhosa, ele vai e já volta. A minha felicidade depende muito da felicidade das outras pessoas, então quando fui convidado, já fiquei feliz e graças a Deus essa ação vai trazer muitas coisas boas e vai trazer muita felicidade pra muita gente”.
Para Claudia Marques, trade marketing dos Mercadinhos São Luiz, parceiro da Granja, essa união da Granja Regina com os projetos sociais são reflexos do coração solidário do cearense. “A Granja Regina, ela tem realmente esse dom de chamego, de estar presente na sociedade, de estar presente atendendo essas necessidades e isso é de uma importância extrema pra nossa cidade”, completa.
Madrinhas e padrinhos
Cada instituição conta com padrinhos e madrinhas que, este ano, foram convidados para potencializar a campanha. “Todos os padrinhos foram escolhidos com muito amor porque eles já estavam envolvidos nas instituições. Não foi algo que a gente foi só lá buscar, era importante ter história, envolvimento, doação”, esclarece Tissiane.
“Essa campanha ensina a gente sobre responsabilidade social, sobre olhar para o outro, sobre ter esse olhar de cuidado pro outro. É uma ação que demonstra que a empresa tem alma. É uma ação linda de amor e doação mesmo, de meter a mão na massa”, pontua Lia Quinderé que é madrinha da Creche Pleno Viver, situada no bairro Alto Alegre II, em Maracanaú.
Livia Barrocas, coordenadora do Grupo Amor, e que cuida de pessoas em situação de moradia de rua, explica a importância de atitudes como essa para a autoestima de quem é atendido pelos projetos que serão beneficiados. “O banquete que a Granja Regina fez ano passado e vai fazer esse ano na praça, leva esperança pra essas pessoas, porque e eles não vão comer num banco de uma praça, numa calçada. Eles vão sentar numa mesa, eles vão poder repetir. Como eles falam ‘eu me sinto importante’”.
Instituições beneficiadas
Fortaleza
Creche Pleno Viver (da Fundação Terra), apadrinhada por Lia Quinderé e Valéria Quinderé, a Toca de Assis, apadrinhada por Lilian Porto e Luiziane Cavalcante, o Fundo de Apoio Comunitário (Fac), apadrinhado por Marília Fiúza e Ceres Fiúza, o Projeto Vida, apadrinhado por Vinícius Machado e Dani Holanda, a Casa de Apoio Sol Nascente, apadrinhada por Lana Gama, o Grupo Amor, apadrinhado por Priscylla Mesquita e Luiz Victor Torres, e a Capela de Santa Terezinha, apadrinhada por Rafaela Otoch e Fernanda Baquit.
Interior
Abrigo São Francisco, a Casa de Apoio Madre Anna Rosa Gattorno, a Casa Viva a Vida e o Centro Pop, todos em Sobral. Além desses, também serão beneficiadas a Associação Grão de Mostarda, de Quixadá, Instituto de Apoio às Crianças com Câncer, de Barbalha, o Orfanato Jesus Maria e José, de Juazeiro do Norte e a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda.