O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) registrou 739 pinguins-de-magalhães ( Spheniscus magellanicus ) encontrados mortos em Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, cidades do litoral sul de São Paulo , entre os dias 15 e 21 deste mês. Os animais estavam em estágio avançado de decomposição, o que, segundo o instituto, dificulta identificar a causa das mortes. "Entre as hipóteses para esses encalhes com base nas necropsias de animais frescos ou no quadro clínico dos animais vivos, podemos citar os efeitos da migração por longas distâncias, dificuldade em encontrar alimento, parasitoses, quadros infecciosos e a interação com a pesca", afirmou o instituto à Agência Brasil . De acordo com os especialistas, a espécie não está em risco por conta de eventos como este. Estima-se que haja de 2 a 3 milhões destes animais na natureza , em grandes colônias, principalmente na Argentina . Enfrentam, porém, risco por conta de...
Trocar experiências fora da sala de aula e promover atividades extracurriculares com foco na educação ambiental são algumas das propostas do Sistema Fecomércio - CE, por meio do Sesc*, com o projeto Escola Vem ao Sesc. A iniciativa foi criada para oferecer a alunos de escolas públicas e particulares a chance de aprender na prática sobre a importância da preservação da natureza e valorização da biodiversidade.
Destinado aos estudantes de 7 a 14 anos, o Escola Vem ao Sesc é desenvolvido na Colônia Ecológica Sesc Iparana com periodicidade semanal, nos turnos manhã e tarde. Em média, acontecem 80 aulas em campo por ano e os estudantes têm a oportunidade de conhecer um laboratório vivo, direto com a natureza, através das trilhas ecológicas, com uma fauna e flora preservada, em um ecossistema florestal de rico em biodiversidade.
Como participar
As escolas interessadas podem se inscrever através do envio de ofício assinado pela direção para o email escolavemaosesc@sesc-ce.com.br . O documento deve conter a relação dos alunos, em anexo, com as suas respectivas datas de nascimento e dados pessoais.
A iniciativa tem objetivo de promover uma aula de campo dentro área de preservação ambiental aproveitando a riqueza natural presente na reserva ecológica, localizada em área de floresta de tabuleiro litorâneo considerada como um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica.
SERVIÇO
Projeto Escola Vem ao Sesc
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Avenida José de Alencar, 150, Iparana, Caucaia)
Inscrições: envio de email para escolavemaosesc@sesc-ce.com.br
Informações: (85) 3318.4949