Pular para o conteúdo principal

Caminhão Limpezinha atende 250 agendamentos e recolhe 140 toneladas no primeiro mês do programa A Prefeitura orienta que a população acompanhe a divulgação semanal das rotas e coloque os resíduos na porta de casa apenas no dia programado

    Compartilhar   Com o Limpezinha, os moradores podem agendar a coleta de móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, e pneus (Foto: Marcos Moura) No primeiro mês rodando pela cidade, o caminhão Limpezinha atendeu a 250 agendamentos para recolher materiais grandes nas portas das casas, resultando na coleta de 140 toneladas de resíduos em Fortaleza. O programa, lançado em 14 de abril pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foi reformulado para permitir a solicitação direta pela população, oferecendo pelo menos três canais para o agendamento do serviço. Com o Limpezinha, os moradores podem agendar a coleta de móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, e pneus. Esses materiais são considerados resíduos grandes e não podem ser descartados junto ao lixo comum, levado pela coleta domiciliar. Com isso, o programa foi criado para oferecer mais uma alternativa de descarte correto de resíduos à população de F...

Fórum promove intercâmbio entre museus indígenas

O encontro traz temas em torno de memória, resistência e museologia
de base comunitária
Imagem inline 1

O 2º Fórum de Museus Indígenas do Ceará será realizado na Terra Indígena Lagoa da Encantada do povo Jenipapo Kanindé no município de Aquiraz de 09 e 11 de dezembro. Organizado pelo Núcleo Estadual da Rede Indígena de Memória e Museologia Social em parceria com a Rede Cearense de Museus Comunitários, o evento reúne indígenas, pesquisadores, estudantes e gestores culturais. 
João Paulo Vieira da Rede Cearense de Museus Comunitários explica a proposta: “Desde 2014, algumas ações foram realizadas no sentido de superar o isolamento entre as iniciativas museológicas indígenas e possibilitar a constituição de redes de trocas de informações e contatos”.  Para isso, a programação conta com acervos indigenistas, processos museológicos colaborativos, formação de acervos, qualificação técnica para a autogestão museológica e articulação em rede.
O Fórum traz representantes de povos indígenas que desenvolvem processos museológicos em seus territórios no Ceará e no Pernambuco, além da participação da Profa. Dra. Marília Xavier Cury, do Museu de Arqueologia e Etnologia/MAE e do Programa de Pós-Graduação Interunidades da Universidade de São Paulo/USP, e de outros especialistas na questão. 
Museologia comunitária 
“Embora muitos não saibam, o estado brasileiro que mais possui museus indígenas é o Ceará e é por conta da vitalidade dos movimentos dos museus indígenas no Ceará que é significativa a realização deste encontro no interior do Estado”, reflete João Paulo. 
Museu dos Kanindé (Aratuba), Memorial Tapeba Cacique-Perna-de-pau (Caucaia), Oca da Memória (Poranga) e Museu Indígena Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Museu Potigatatu (Monsenhor Tabosa) Museu Indígena Pitaguary (Pacatuba), Museu Indígena Tremembé (Itarema) são as iniciativas mais consolidadas. Além destas, há processos museológicos variados, sem estruturação física, como os Anacé (Pecém), Kariri (Crateús). 
A Rede Indígena de Memória e Museologia Social é uma articulação em rede aberta e descentralizada, protagonizada pelos povos indígenas envolvidos na luta pelo reconhecimento e preservação de suas especificidades culturais, representativas das memórias plurais existentes no país.
Criada em 2012, a Rede Indígena de Memória e Museologia Social vem se delineando pela mobilização dos povos indígenas do Brasil em torno dos processos de patrimonialização, musealização e de afirmação de suas identidades étnicas. A origem da Rede se dá na articulação histórica dos povos indígenas do Nordeste por meio da Rede Cearense de Museus Comunitários e da Rede de Museus Indígenas de Pernambuco.
Serviço:
2º Fórum de Museus Indígenas do Ceará
Local: Terra Indígena Lagoa da Encantada em Aquiraz
Data: 09 a 11 de dezembro

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.