A manhã e o começo da tarde deste sábado (25) foram históricos para o tênis brasileiro, com dois atletas chegando em finais importantes do circuito mundial. O carioca João Fonseca se garantiu na disputa do título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, enquanto a paulista Luísa Stefani se classificou para a decisão do WTA 500 de Tóquio, no Japão. Os torneios de nível 500, que dão 500 pontos aos campeões, são os de terceiro maior nível do circuito, tanto masculino como feminino, atrás apenas das competições nível 1000 e dos Grand Slams (que distribuem dois mil pontos ao vencedor) . É a primeira vez que João vai a final de um ATP 500. Luísa, por sua vez, terá pela frente a terceira decisão de um WTA 500 somente este ano, após títulos em Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França, sempre com a húngara Timea Babos, com quem também venceu o SP Open (WTA 250 de São Paulo). Número 46 do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), João encarou o espanhol Jaume Munar (42º...
Os Painéis Funarte de Bandas de Música deram início nesta quarta-feira, 30/11, à sua programação de aulas, oficinas e atividades em Sobral, na Escola de Música da cidade, em uma parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Prefeitura de Sobral. Até o dia 4/12, os participantes terão importantes oportunidades de ampliar conhecimentos, evoluir técnica e esteticamente, em cursos para aprimorar, atualizar e ampliar a atuação de instrumentistas e regentes de bandas de música, com estímulo à troca de experiências, proporcionada pelos encontros.
As inscrições para os Paineis foram feitas de modo integrado ao Mapa Cultural do Ceará, iniciativa da Secult, garantindo inscrição online, de forma prática e rápida, e gerando para cada inscrito a visibilidade de estar presente no mapa, fonte para artistas, produtores, gestores e articuladores culturais e para o público.
Para o professor José Brasil Filho, diretor da Escola de Música de Sobral, os trabalhos dos Painéis Funarte em Sobral começaram "a todo vapor". "Esse programa consolida tanto o trabalho da Escola de Música de Sobral e do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, como também é uma forma de reaproximar os maestros e regentes de Bandas de Música da região, reativar esses vínculos", ressalta o professor.
José Brasil enfatiza a importância de contar em Sobral com a presença de profissionais como Rosana Lemos, coordenadora do Sistema de Bandas da Funarte, e Marcelo Jardim, coordenador pedagógico do painel. "Além do time de professores, de vários estados, de São Paulo, da Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, todos muito bons. Os estudantes estão gostando muito", aponta.
O quadro de professores do Painel conta com profissionais de reconhecida competência, provenientes de diversas regiões do País, oferecendo cursos de técnica e fundamentos para instrumentos de percussão em geral, de sopro (flauta, clarineta, saxofones, trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba), percepção musical, instrumentação e arranjo, reparo e manutenção de instrumentos de sopro, prática de conjunto, regência (técnicas de ensaio/prática de conjunto) para o maestro de banda. Neste ano de 2016, Sobral foi contemplada com os Paineis, assim como a cidade de Paragominas (PA).
Entre os professores que estão ministrando aulas em Sobral estão grandes nomes da música e da educação, como Hudson Nogueira (SP), Eduardo Nóbrega (PB), Daniel Lopes (MG), Germana Cunha (PB), Adevilson Cerqueira (SC), Valmir Silva (PB), Marcelo Oliveira (PR), Erik Paes (SP), Marcelo BamBam (SP), Heins Schwebel (BA) e Mônica Giardini (SP). Entre os temas e instrumentos contemplados nos cursos estão Instrumentação, Arranjo para bandas de música e conjuntos afins, Regência, Percepção musical, Percussão: bumbo, tarol, prato e bateria, Reparo e manutenção de instrumentos de sopro. E ainda Técnica para instrumentos de sopro: clarineta, flauta, saxofone, trombone, trompete, bombardino e tuba.
Encontro de regentes no sábado
No sábado, 3/12, acontecerá, dentro da programação dos Paineis Funarte, em Sobral, um encontro com regentes e maestros de bandas de música da região Norte, contando com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e de outros integrantes da equipe da Secult.
Já no domingo, às 10h da manhã, acontecerá o concerto de encerramento dos Paineis, com a participação tanto dos professores quanto dos estudantes, que compartilharão com o público um pouco do aprendizado acumulado ao longo dos dias de aulas.