Pular para o conteúdo principal

MPF pede suspensão do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 até que falhas apontadas em ação civil pública sejam corrigidas Divulgado em 30 de junho, novo edital não adotou medidas para solucionar problemas relativos às cotas raciais

  Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025, cujo edital foi divulgado em 30 de junho. O órgão aponta que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame. Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas. Embora mencione a ampliação do percentual de cotas, conforme prevê a Lei n. 15.142/2025 (nova lei de cotas), o novo edital mantém uma série de problemas já registrados na primeira edição do CNU, em 2024. Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal, sem transparência quanto aos critérios adotados nem mecanismos de controle exte...

SÁBADO (10) no Cuca Jangurussu: Circo de Todas as Artes (10 anos)

A abertura será no CUCA Jangurussu, no sábado, 10 de dezembro. Será um dia inteiro de atividades gratuitas para toda a família. Em janeiro, mais dois bairros receberão o projeto.

Apresentação do Circo de Todas as Artes realizada em 2015. Foto: Davi Lázaro

Apresentações de circos e artistas populares ligados à cultura circense e ações de cidadania para os  moradores marcam o projeto Circo de Todas as Artes, que comemora 10 anos de criação com a realização de mais uma edição em Fortaleza. No sábado, 10 de dezembro, a tenda de circo estará no CUCA Jangurussu, para receber a programação que marca o início da sexta edição. Será um dia inteiro de atividades gratuitas para toda a família. 
À frente do Circo de Todas as Artes está a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará - Apaece, que idealizou o projeto com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, em especial, às artes circenses, em comunidades onde as oportunidades são mais limitadas. A realização é da Apaece e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). Apoio institucional: Rede Cuca, Ceará Pacífico Movimento Pela Vida, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar e Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura (Secult). 
No CUCA Jangurussu o Circo de Todas as Artes abre a tenda para o público no dia 10 às 9 horas e durante toda a manhã, até o meio-dia, terá ações de cidadania para a comunidade. Serão realizadas atividades como auxilio jurídico e ao microempreendedor, informações sobre Marcas e Patentes, emissão de documentos, atendimento oftalmológico, aferimento de pressão, teste glicêmico, corte de cabelo. Para a criançada, Turminha do Ronda e muitas brincadeiras. O Quarteto Cearense dá as boas-vindas ao respeitável público com apresentação musical às 9 horas. Às 11h, a diversão está garantida com o grupo As 10 Graças da Palhaçaria. 
ESPETÁCULOS CIRCENSES 
Às 13 horas os espetáculos dos circos vão começar! Seis circos levam seus artistas para o picadeiro do Circo de Todas as Artes, presenteando crianças e adultos com uma tarde inteira de apresentações. São eles: Circo Mirtes, Circo Marlin, Circo Teatro Pimenta, Circo London, Circo Meridiano e Circos Tropicais. Encerrando a programação em clima de festa, às 16h30 a banda Os Alfazemas vai levantar a poeira do picadeiro com carimbo, lambada, forró e o melhor do brega de todos os tempos que marcam seus shows. 
EM JANEIRO TEM MAIS!

Em janeiro o Circo de Todas as Artes segue para mais dois bairros de Fortaleza, com diversas ações de cidadania e espetáculos.  No sábado, dia 7, a tenda do projeto estará na Praça Santa Cecília, no Bom Jardim, para receber artistas e a comunidade a partir das 9h da manhã. No sábado seguinte, dia 14, o Circo de Todas as Artes vai para o Poço da Draga, na Praia de Iracema, encerrando essa temporada do projeto. 

DE 2006 A 2016

Ao longo de 10 anos, o Circo de Todas as Artes tem contribuído de forma considerável para a valorização e difusão das artes circenses, e manutenção dos tradicionais circos do Ceará, promovendo o encontro da população de diversos bairros de Fortaleza com o mundo do circo e seus artistas. No Ceará, são mais de 10 circos em atividade, somando mais de 80 artistas, entre mágicos, trapezistas, malabaristas, contorcionistas entre outras artes e funções. São famílias inteiras no Ceará que se dedicam à arte circense,  que é uma das mais antigas expressões da cultura popular, preservando e transmitindo de geração a geração a riqueza e o encanto das artes do picadeiro. 

Nesse contexto, a Apaece tem um papel fundamental ao realizar projetos como o Circo de Todas as Artes, cumprindo com um importante compromisso social, abrindo espaço para a difusão dos tradicionais circos existentes do Ceará, que são fonte de sobrevivência de famílias inteiras, que fazem verdadeiras mágicas e malabarismos para manter viva a tradição e garantir a própria sobrevivência no picadeiro. 
Além da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Circo de Todas as Artes   tem, desde asua criação, em 2006a parceria da Coordenadoria Especial de Política sobre Drogas, a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do Ceará, do Instituto de Assistência Social (Iasocial), a empresa EuRegistro, a Câmara Municipal de Fortaleza, dentre outras instituições que abraçam a causa circense no Ceará. 

PROGRAMAÇÃO DO CIRCO DE TODAS AS ARTES NO CUCA JANGURUSSU 
9h às 12h - AÇÕES DE CIDADANIA
09h00 – Quarteto Cearense
11h00 - As 10graças
12h00 - Almoço
13h00 – Circo Mirtes
13h30 – Circo Marlin
14h00 – Circo Teatro Pimenta
14h30 – Circo London
15h00 – Circo Meridiano
15h30 - Circos Tropicais  
16h30 –  Os Alfazemas

SERVIÇO
Circo de Todas as Artes - Abertura da sexta edição do projeto, no dia 10 de dezembro, no CUCA Jangurussu (Av. Gov. Leonel Brizola, s/n). Das 9h às 12h, ações de cidadania. Das 13h às 18h,  apresentações circenses. Informações: (85) 3444-6201.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.