O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foi acionado, na manhã dessa terça-feira (20), para atender a uma ocorrência de incêndio em uma residência no bairro Passaré, em Fortaleza. Após o incêndio ser debelado, as vítimas receberam atendimento no local por uma equipe de apoio, em razão da inalação de fumaça. Ao chegar ao local, a guarnição da 4ª Cia/1ºBBM constatou que o fogo atingia um dos cômodos do imóvel e que haviam pessoas na residência. De imediato, a área foi isolada e a equipe iniciou o combate às chamas, com a montagem de uma linha de ataque e progressão até o quarto onde estava o foco principal do incêndio.O incêndio foi controlado, evitando que o fogo se espalhasse para outros cômodos da casa e para imóveis vizinhos. Após o combate, os bombeiros identificaram rachaduras na parede externa do cômodo atingido. A Defesa Civil foi acionada, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para avaliar as condições estruturais do imóvel. O l...
Viola-de-cocho, viola fandangueira e viola-de-buriti, já ouviu a sonoridade de alguma delas? Com o projeto de circulação nacional Sonora Brasil, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, traz ao Ceará a sonoridade das “Violas Singulares”, com os músicos Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro. Após se apresentarem em Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu, os artistas realizam apresentações nos dias 6 (Sobral) e 7 (Fortaleza) de dezembro, com entrada gratuita.
As apresentações abrangem a musicalidade que não foi difundida além de seus locais de origem, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.
Sidnei Duarte, mineiro de Uberaba, é músico e professor radicado em Cuiabá (MT). Ele apresenta a viola-de-cocho, instrumento em que é especialista tanto no sentido técnico quanto no teórico, sobre o qual desenvolveu importantes pesquisas acadêmicas.
Rodolfo Vidal apresenta a tradição da viola fandangueira ou caiçara, com a qual convive desde sua infância em Cananeia (SP), e suas próprias criações musicais para o instrumento.
Maurício Ribeiro, do povoado de Mumbuca, cidade de Mateiros (TO), apresenta a viola-de-buriti, instrumento pouco conhecido fora do estado do Tocantins e que tem sonoridade e características físicas bastante peculiares. A primeira viola-de-buriti foi criada e projetada por seu avô, Antônio Biato.
Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. A iniciativa se consolida como o maior projeto de circulação musical do País, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Programação
Sobral
Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil (Avenida Dom José, 1126)
Data: 6/12
Horário: 20h
Informações: (88) 3611.0954
Fortaleza
Local: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90c)
Data: 7/12
Horário: 20h
Informações: (85) 3452.9090
SERVIÇO
Sonora Brasil – 4ª etapa: Violas Singulares
Datas: 2, 3, 4, 6 e 7/12
:::Gratuito:::
*Entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.