🔴 Pesquisa inédita sobre o comportamento cultural dos brasileiros será lançada no MICBR, em Fortaleza* A Pesquisa Nacional sobre Cultura no Brasil, será lançada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, *nesta sexta (5), às 10h*, durante o MICBR 2025, em Fortaleza. O estudo, realizado pelo Instituto Nexus com 2.016 entrevistas em todos os estados, apresenta um panorama inédito sobre consumo cultural, barreiras de acesso e a percepção da sociedade sobre as políticas do MinC. Os resultados serão apresentados no painel *“Dados que comunicam”, no Cinema do Dragão – Sala 01*, com participação do secretário-executivo Márcio Tavares, do diretor de Estudos e Monitoramento André Jácomo e da chefe da assessoria especial de comunicação do MinC, Gabriella Gualberto, sob mediação de Fernanda Silva Nogueira.
Viola-de-cocho, viola fandangueira e viola-de-buriti, já ouviu a sonoridade de alguma delas? Com o projeto de circulação nacional Sonora Brasil, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, traz ao Ceará a sonoridade das “Violas Singulares”, com os músicos Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro. Após se apresentarem em Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu, os artistas realizam apresentações nos dias 6 (Sobral) e 7 (Fortaleza) de dezembro, com entrada gratuita.
As apresentações abrangem a musicalidade que não foi difundida além de seus locais de origem, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.
Sidnei Duarte, mineiro de Uberaba, é músico e professor radicado em Cuiabá (MT). Ele apresenta a viola-de-cocho, instrumento em que é especialista tanto no sentido técnico quanto no teórico, sobre o qual desenvolveu importantes pesquisas acadêmicas.
Rodolfo Vidal apresenta a tradição da viola fandangueira ou caiçara, com a qual convive desde sua infância em Cananeia (SP), e suas próprias criações musicais para o instrumento.
Maurício Ribeiro, do povoado de Mumbuca, cidade de Mateiros (TO), apresenta a viola-de-buriti, instrumento pouco conhecido fora do estado do Tocantins e que tem sonoridade e características físicas bastante peculiares. A primeira viola-de-buriti foi criada e projetada por seu avô, Antônio Biato.
Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. A iniciativa se consolida como o maior projeto de circulação musical do País, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Programação
Sobral
Local: Escola de Música Maestro José Wilson Brasil (Avenida Dom José, 1126)
Data: 6/12
Horário: 20h
Informações: (88) 3611.0954
Fortaleza
Local: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90c)
Data: 7/12
Horário: 20h
Informações: (85) 3452.9090
SERVIÇO
Sonora Brasil – 4ª etapa: Violas Singulares
Datas: 2, 3, 4, 6 e 7/12
:::Gratuito:::
*Entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.