Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

Toninho Ferragutti, Mahatma Costa, Sirano e Targino Gondim são atrações do X Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte


O Festival acontece de 08 a 10 de dezembro (quinta a sábado), com programação gratuita na Praça da Matriz


Toninho Ferragutti é uma das atrações. Foto ​Gal Opido

Se dezembro é mês de festas, o período não poderia ser melhor para comemorar a 10ª edição do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte, que acontecerá de 08 a 10 de dezembro. Este é um evento tradicional do Vale do Jaguaribe, que depois de um longo hiato, foi resgatado em 2006 pelo Instituto Brasil de Dentro, que trabalha pelo fortalecimento da cultura local, revela talentos e valoriza vocações.

Durante três dias a cidade de Limoeiro do Norte receberá grandes nomes no palco da Praça da Matriz, para uma intensa programação de forró e outros gêneros da música brasileira e internacional, tão bem interpretados pelos artistas convidados. Entre eles, o paulista Toninho Ferragutti; o pernambucano Mahatma Costa, vencedor de festivais na Itália, Finlândia e Suiça; o maranguapense Sirano, um dos grandes nomes da sanfona no Ceará; e o juazeirense Targino Gondim, vencedor do Grammy 2001 com a canção “Esperando na Janela”.

A programação acontecerá nas três noites, a partir das 20h. A abertura será em grande estilo, com um cortejo de sanfonas em direção ao palco do festival, congregando músicos da cidade e convidados, amadores e profissionais, unidos pelo prazer de tirar o som do fole e encantar público de qualquer canto do mundo. Após o cortejo de abertura, começa a programação de shows, com cerca de quatro atrações por noite. No primeiro dia o Festival de Sanfoneiros apresenta Herivelto e amigos da sanfona, Venâncio, Targino Gondim e Caninana. 

Na sexta-feira, 09, quem abre a festa da sanfona às 20h em Limoeiro é Chico Bem. Na sequência, o palco é de Nonato Lima, cearense, vencedor do 8º Festival de Sanfoneiros, que foi a última edição com premiação, retornando agora com duo violão-sanfona, Mahatma Costa e a programação termina ao som do renomado Sirano. A noite de encerramento não vai deixar por menos, com atrações que prometem fechar com chave de ouro a comemoração de 10 edições do festival. No palco da Praça da Matriz, o primeiro show é de tradicionais sanfoneiros da região, Zé Wilson, Cristalino Brandão e Zé Simão. Depois sobem ao palco os sanfoneiros Dedê e Damião. A terceira atração da noite é Graciano e Filhos e, para encerrar esta edição, o festival recebe Toninho Ferragutti, um dos grandes nomes da sanfona do país.  

Apresentado pela Enel, o X Festival de Sanfoneiros é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, com o apoio cultural da Universitária FM, SAAE, Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, Unimed, CDL Limoeiro do Norte e Governo do Estado do Ceará, via Secult.
 
Alguns destaques

Mahatma Costa - O pernambucano foi o primeiro músico brasileiro a se tornar campeão mundial de acordeon. Foi 1° lugar no Strumenti e Musica Festival (Spoleto, Italia - 2014), 1° lugar no 68ª Coupe Mondiale (Turku, Finlândia - 2015) e também no 66° Trophée Mondial de l’accordeon (Martigny, Suíça - 2015).  Com 15 anos de carreira, Mahatma Costa tem uma grande bagagem como artista, com experiências nacionais e internacionais, sendo o destaque em festivais, shows, concertos e competições realizados no Brasil, Europa, Ásia e nas Américas do Norte e do Sul.

Toninho Ferragutti - Músico, compositor e arranjador paulista, com 9 CDs autorais e uma extensa participação em shows e em CDs de artistas importantes no Brasil e no exterior, além de duas indicações ao Grammy Latino.

Targino Gondim - Vencedor do Grammy 2001 com a canção “Esperando na Janela”, que ganhou a voz de Gilberto Gil e deu ao artista espaço no longa brasileiro “Eu, Tu, Eles”.

Sirano - O Sanfoneiro nascido em Maranguape é um dos mais atuantes instrumentistas cearenses desde a década de 1980. 

Caninana - Cearense de Assaré, autor de sucessos gravados por bandas como Aviões do Forró ("Fiquei Sabendo" e "Quem Muito Fala Muito Erra") e pelo cantor Wesley Safadão ("Quem chorava, hoje ri").

HISTÓRICO DO FESTIVAL

A retomada do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte foi, de muito tempo, uma demanda cultural da população do Vale do Jaguaribe, pela importância que suas cinco primeiras edições alcançaram, de 1968 a 1972. O Festival surgiu em 1968, a partir do programa Vesperal do Volante, da Rádio Educadora Jaguaribana, apresentado pelo radialista Luiz Gonzaga de Freitas, que reunia filas de sanfoneiros em busca de oportunidade. O evento permaneceu no imaginário cultural do sertão do Vale pela efervescência provocada, o surgimento de novos valores e os tantos casos que, até hoje, alimentam a memória local. 

Em 2006 o Instituto Brasil de Dentro retomou a ideia do Festival, ao promover o Grande Encontro de Sanfoneiros, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte. Teve também o apoio integral do fundador do Festival, o radialista Luiz Gonzaga de Freitas, convidado especial da festa, que reuniu na Praça da Catedral cerca de 40 instrumentistas de várias regiões do Brasil, em três noitadas de shows. Este evento impulsionou a realização da 6ª edição do Festival, em 2007, com participantes de várias regiões do Ceará e de outros Estados. Em 2008, na edição comemorativa de 40 anos, obteve a aprovação no Edital Festival Petrobras, que possibilitou implantar aulas de formação, palestras, shows de atrações locais e uma atração internacional, a sanfoneira alemã Cathrin Pfeifer.

Em 2010, na 8ª edição, o Festival teve um crescimento no formato e no público. Foram mais oficinas, teve novas atrações regionais, nacionais e participação do bandoneonista argentino Martin Mirol, que engrandeceram o evento, e homenageou os que contribuíram para a história do Festival, com entrega de 60 troféus. 

A 9ª edição aconteceu em maio de 2015, com uma inovação: aboliu o concurso que premiava os melhores, tornando-se uma grande mostra da arte da sanfona, priorizando a livre expressividade dos instrumentistas, a formação, o intercâmbio e o prazeroso encontro entre músicos, produtores culturais e o público. Foram três dias de shows, exposições e palestras. 

SERVIÇO
X Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte - De 08 a 10 de dezembro de 2016, a partir das 20 horas, na Praça da Matriz de Limoeiro do Norte, Ceará. Informações: (85)9.8777.0335.  Toda a programação tem acesso gratuito.

PROGRAMAÇÃO

Quinta, 08/dezembro
20:00 – Cortejo – Abertura
20:30 – Herivelto e amigos da sanfona
21:00 – Venâncio
21:30 – Targino Gondim
22:30 – Caninana

Sexta, 09/dezembro
20:00 – Chico Bem
20:40 – Nonato Lima
21:30 – Mahatma Costa
22:30 – Sirano
             
Sábado, 10/dezembro
20:00 – Zé Wilson/ Cristalino Brandão/ Zé Simão
21:00 – Dedê e Damião
21:30 – Graciano e Filhos
22:30 – Toninho Ferragutti

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.