Pular para o conteúdo principal

*Maior simulador universitário de debates do nordeste realiza primeiro evento de 2025*

*Maior simulador universitário de debates do nordeste realiza primeiro evento de 2025* A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) sediará, entre os dias 16 e 18 de maio de 2025, a SONU BETA — evento organizado majoritariamente por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O objetivo é promover debates sobre temas diversos relacionados à diplomacia e à geopolítica mundial, por meio de simulações de comitês multilaterais inspirados no modelo da ONU. Cada comitê é baseado em acontecimentos históricos e conta com participantes que atuam como delegados, representando países e posições diplomáticas. Nesta 21ª edição, os comitês disponíveis serão: BRICS – Práticas Protecionistas, Comissão Parlamentar de Inquérito – COVID-19, Conselho de Direitos Humanos e Gabinete do Presidente Vladimir Putin. Aberta a estudantes de diversas instituições e cursos distintos, e até mesmo de ensino médio, o evento oferece uma experiência imersiva no unive...

Reabertura 2017: Exposição Pererê do Brasil a partir de 03/01 com novos horários na Caixa Cultural Fortaleza

EXPOSIÇÃO SOBRE A TURMA DO PERERÊ, DE ZIRALDO, SEGUE EM CARTAZ NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

Com entrada gratuita, a exposição estará aberta ao público até 5 de fevereiro


Após o recesso de final de ano, a CAIXA Cultural Fortaleza reabre na terça-feira, 03 de janeiro, com a exposição Pererê do Brasil, que reúne a Turma do Pererê, de Ziraldo. A mostra fica em cartaz até 5 de fevereiro e conta com entrada gratuita. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e, aos domingos, das 12h às 19h, oferecendo monitores como guias e agendamentos para grupos e escolas.

A exposição aberta em Fortaleza no dia 09/12 com a presença de Ziraldo, ganhou itinerância após ser inaugurada em Salvador, em 2015, onde atingiu o segundo maior público do ano. Este ano,já seguiu para Recife e Brasília, repetindo o sucesso. Em Recife, a exposição foi vista por mais de 40 mil pessoas e as atividades extras para crianças registraram um interesse recorde de escolas, atraindo mais de 40 instituições de ensino, entre públicas e particulares, além de grupos da terceira idade.

Com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, “Pererê do Brasil” explora o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens. Alegria e humor são os fios condutores desta exposição, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades.


Um passeio pela Mata do Fundão

Todo o clima remete o visitante à Mata do Fundão, onde vive a Turma do Pererê. Uma linha do tempo conta toda a trajetória deste personagem em diversas mídias como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.

As 43 capas da revista Pererê (O Cruzeiro/1960-1964) e as 10 capas da revista “A Turma do Pererê” (Editora Abril/1975-1976) foram restauradas e ampliadas. Em vitrines protegidas por vidro estarão as revistas originais, além de pranchas com desenhos, também originais, livros, cartilhas e demais produtos e mídias das quais o Pererê e sua turma participaram. Um painel mostra um mosaico de fotos do autor, personalidades e amigos, ao longo dos anos; outro reproduz toda a Turma e serve de cenário de fundo para fotos dos visitantes.

Dois monitores de TV reproduzirão 17 histórias da Turma em Motion Comics (quadrinhos animados) e o documentário Ziraldo. No espaço de leitura, uma mesa com livros do Pererê e sua turma estarão disponíveis para o público. Em vez de catálogo, será distribuído umgibi de 32 páginas, com apresentação, ficha técnica da exposição, histórias, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros.

A Turma do Pererê

O personagem Pererê é uma das expressões mais legítimas do folclore brasileiro. Apesar de ter sido criado na década de 1960, suas histórias continuam atuais, pois valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

A exposição resgata suas histórias e revela como surgiram o Pererê e sua eclética turma, composta pelo indiozinho Tininim e alguns animais típicos da fauna brasileira, como o macaco Alan, o jabuti Moacir, o tatu Pedro Vieira, o coelho Geraldinho e a onça Galileu, que, como nas fábulas, interagem com os humanos. Além deles, está sempre presente a coruja Professor Nogueira, esclarecendo dúvidas.

O projeto pretende revisitar, compreender e reconstruir, de forma lúdica, a trajetória deste personagem tão brasileiro e de sua turma, em suas diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos, completados em 2015.

O autor

Artista consagrado, Ziraldo é um ícone da produção voltada ao público infanto-juvenil. Pererê foi personagem da primeira revista em quadrinhos brasileira, em cores, de um único autor. A Turma do Pererê foi lançada em 1º de outubro de 1960, pelos Diários Associados, e publicada ininterruptamente ao longo de quatro anos, com a impressionante tiragem mensal de 120 mil exemplares.

Objeto de mais de uma dezena de teses de mestrado, tema de livros, além de personagem de campanhas publicitárias e institucionais, o Pererê gerou muitos subprodutos, como seriados e um especial para televisão, LP, musical de teatro, livros didáticos, selo dos correios, cartões telefônicos, cartilhas educativas, adesivos e campanhas educacionais.

A revista é considerada por alguns críticos um retrato da década de 1960. Na opinião de M. Feijó, em “Os Quadrinhos em Ação – Um Século de História”, o Pererê “é a mais nacional de todas as experiências quadrinísticas”. Já para o estudioso dos quadrinhos Moacy Cirne, falecido em janeiro de 2014, o Pererê foi tão importante no cenário brasileiro quanto o Cinema Novo, a Bossa Nova, a poesia concreta e demais manifestações culturais da época.

Ficha Técnica:

Realização -    Filmes de Minas
Autoria e Desenhos -  Ziraldo Alves Pinto
Curadoria - Tarcisio Vidigal e Adriana Lins
Produção Executiva - Paula Guatimosim
Pesquisa -Tarcisio Vidigal
Projeto Expográfico - Adriana e Guto Lins / Manifesto Design
Texto - Paula Guatimosim e Guto Lins
Ilustração - Mig Mendes
Restauração digital - Victor Moura
Motion Comics - Filmes do Rio de Janeiro
Produção local - Nefertith Andrade

Serviço:

Exposição: Pererê do Brasil – Ziraldo
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Galerias 1 e 2
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Data: de 9 de dezembro de 2016 a 5 de fevereirode 2017
Visitação: terça-feira asábado, das 10h às 20h; domingo, das 12h às 19h (para agendamentos, entrar em contato com a bilheteria da CAIXA Cultural)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.