Com um gol de Dudu, nos acréscimos do segundo tempo, o Atlético-MG arrancou um empate de 1 a 1 com o Independiente del Valle (Equador), na noite desta terça-feira (21) no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, na partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana. Graças a este resultado, o Galo precisa de apenas uma vitória simples para avançar para a decisão da competição. A equipe mineira volta a medir forças com os equatorianos na próxima terça-feira (28), a partir das 21h30 (horário de Brasília), em Belo Horizonte. Atuando fora de casa, o Atlético-MG saiu em desvantagem. Logo aos seis minutos do primeiro tempo o árbitro marcou pênalti em falta cometida dentro da área por Ruan em cima de Patrik Mercado. O meia Junior Sornoza bateu com categoria e não deu chances ao goleiro Everson. O time do técnico Jorge Sampaoli não se omitiu na partida e buscou o empate até o final. E ele veio já aos 45 minutos da etapa final. Dudu fez uma linda tabela com Hulk antes de tocar para o...
De acordo com pesquisa divulgada em outubro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cerveja e o chope estão entre os 10 produtos de maior valor de vendas da indústria brasileira. O crescimento do consumo das cervejas artesanais também tem movimentado o mercado, com diversas experiências bem sucedidas no país. Diante desse cenário, surgem novas oportunidades de trabalho, exigindo qualificação. Para quem deseja atuar como Beer Sommelier, o Sistema Fecomércio – por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) – lança um curso inédito, iniciando em janeiro de 2017.
Com aulas quinzenais, aos sábados e domingos, o curso vai até junho de 2017. Inicia abordando o perfil profissional do Beer Sommelier, seguindo com informações sobre a produção de cerveja, bem como sua história, cultura e curiosidades. Há módulos de produção de cerveja caseira; compras, tributação e distribuição; legislação do setor; análise sensorial; principais concursos cervejeiros; as diversas escolas pelo mundo – belga, alemã, inglesa etc; leitura e interpretação de rótulos; serviços de chope; serviço de atendimento; estocagem; vendas; cartas de cerveja; organização de eventos; cerveja e gastronomia; mercado no Brasil e no mundo.
Com a maior carga horária entre os cursos de Beer Sommelier no país, o do Senac Ceará reúne professores que são referências nacionais no setor, como Mauro Manzali Bonaccorsi, Sérgio Soares Jr.; Rodrigo Ferraro; Carol Zilles; Rodrigo Campos; Alexander Michelbach; Fernando Chaves, Ronaldo Rossi e João Filho.
O curso ainda promove visitas à cervejarias artesanal e industrial, produção de chope artesanal pelos alunos e degustação de mais de 120 rótulos. Além disso, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula com a apresentação de projetos integradores sobre os temas abordados durante todo o curso.
“É notório o crescimento do mercado de cervejas especiais e artesanais em todo Brasil e Fortaleza não fica atrás. Somente em 2016 nós ganhamos oito novos estabelecimentos especializados na cidade, inclusive com vendas de chopes artesanais, e uma microcervejaria. Isso sem contar as distribuidoras, supermercados, inúmeros restaurantes e bares da cidade que incluíram cartas de cervejas especiais em seu portfólio, prateleiras e cardápios. Também foram produzidos festivais desse segmento no Estado”, destaca o Gerente de Negócios Estratégicos do Senac Ceará, Ronny Sudário.
Como amante de cervejas especiais há quatro anos, tesoureiro da ACERVA Cearense - associação legalmente constituída que apoia o movimento de produção de cervejas artesanais - e ex-sócio do Eitabier, Ronny declara: “temos em Fortaleza uma carência muito grande de profissionais com esse tipo de conhecimento nos diversos estabelecimentos, que ofereçam os produtos com ética, responsabilidade e qualidade no serviço, que atendam e entendam o gosto de acordo com o perfil dos clientes que frequentam esses locais”.
O gerente ressalta ainda que a área de atuação do Beer Sommelier não se restringe aos bares e restaurantes, pois esse também pode ministrar palestras e oficinas de degustações, ser juiz em concursos de cervejas, além de promover eventos e cursos com diversos temas sobre essa bebida.
Conheça melhor os professores do curso de Beer Sommelier do Senac Ceará:
Mauro Manzali Bonaccorsi
Juiz de cervejas certificado pela entidade americana BJCP: II Copa Latino-americana de Cervezas Artezanales (Lima - Peru), Concurso Nacional do Encontro Anual das Acervas (Rio), South Beer Cup 2016 (Curitiba); Beer Sommelier certificado pela Doemens Akademie / SENAC-SP; Idealizador e dono do aplicativo Brasil Beer Guide; Cervejeiro caseiro nas horas vagas.
Sérgio Soares Jr
Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie (SENAC-SP); Fundador e editor do blog Lupulento; Consultor, palestrante com vasta experiência no mercado local.
Rodrigo Ferraro
Sócio Proprietário e Mestre Cervejeiro da Irmãos Ferraro Microcervejria/RS; Presidente Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) | Gestão Atual 2016-2018; Beer Sommelier; Técnico cervejeiro | SENAI/RJ; Professor Escola da Cerveja | Porto Alegre/RS.
Rodrigo Campos
Cervejeiro caseiro com cervejas premiadas em concursos de nível nacional e regional; Presidente e fundador da ACERVA Cearense (2014-2016); Professor de homebrewing com 25 turmas formadas; Estágio nas cervejarias Unika/Bruxa e Armada Cervejeira (SC); Editor do primeiro blog especializado em cerveja na região Nordeste (ParaQueVoCerveja - 2008/13); Participação como juiz em campeonatos de cerveja caseira; Consultor na área de cerveja.
Carol Zilles
Formada em Letras pela PUC-SP, fez especialização em gestão de projetos na FCAV/USP; Trabalhou com Educação de professores por 15 anos; Em 2013, fez o curso de formação de Sommelier de Cerveja no Science of Beer; É atualmente sócia proprietária do bar /bru/ Cerveja e Café e faz parte da Diretoria da ACERVA-CE eleita para mandato de 2017/2018.
Alexander Michelbach
Empreendedor cervejeiro, Idealizador do Beertone: Brasil e Suíça; Criador do primeiro toy art cervejeiro Brewce Hop head; Gerente de Operações do BeerFlakes; Vencedor do A Design Award, Itália - Categoria Idea Design com Beertone Suiça.
Fernando Chaves
Formado em Ciência da Computação pela USP/SP; pós-graduado em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte. Sommelier de Cerveja pela Doemens Akademie; Finalista no II Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja de 2015 e participou do V Campeonato Mundial; Atua como Sommelier e como Consultor para bares e cervejarias.
Ronaldo Rossi
Ronaldo Rossi é chef de cozinha, professor e consultor na área de gastronomia; Sommelier de Cervejas; Especialista em harmonização com cervejas e de receitas com cervejas; Idealizador da Cervejoteca.
João Filho
Publicitário, Especialista em Marketing pela Unifor; Sommelier de cerveja desde 2013; Desde então atua na área de treinamento e consultoria cervejeira; Editor do Blog Cervas Clube; Ex-Sócio-proprietário do bar de cervejas especiais Eitabier; Professor da disciplina de cultura cervejeira na pós graduação de gastronomia da FANOR.
Curso Beer Sommelier
Aulas: De 23/01/17 a 04/06/17
Investimento: 10 X R$ 430,00 (com desconto de 10% para matrículas realizadas até 10 dias antes do início do curso e de 12% para membros da Acerva/CE e do cartão Simplesmente Cerveja)
Mais informações: (85) 3270.5400