Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a regulamentação de uma linha de financiamento de até R$ 6 bilhões para a compra de caminhões novos e seminovos, voltada à renovação sustentável da frota nacional. A medida foi definida em reunião extraordinária nesta sexta-feira (19). A regulamentação permite que os bancos comecem a oferecer a linha de crédito criada pela Medida Provisória 1.328 , publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (16). A seguir, entenda como funciona a nova linha, quem pode acessar e quais são as principais condições. O que é a nova linha de financiamento? Trata-se de uma linha de crédito criada pelo governo federal para estimular a renovação da frota de caminhões no país, considerada envelhecida, com impactos negativos sobre custos logísticos, segurança nas estradas e emissões de poluentes. O programa também busca reagir à queda na produção e nas vendas de caminhões ao longo de 2025, informou em nota o Ministério da Fazenda. Qu...
Theatro José de Alencar recebe nesta quinta-feira, 12/1, show coletivo beneficente em tributo a messias Holanda
O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe nesta quinta-feira, 12/1, às 19h30, show especial coletivo beneficente, em homenagem a um dos grandes intérpretes musicais do Ceará, do Nordeste e do Brasil: o cantor Messias Holanda (famoso por músicas como “Pra Tirar Coco” e “O tamanho da bichona”). Os ingressos custam R$ 10,00 e toda a bilheteria será destinada para contribuir para o tratamento de Messias Holanda, que sofreu um acidente doméstico que comprometeu sua saúde, em 2016.
Diante da necessidade de uma intensa reabilitação, grandes cantores, compositores e músicos da cena forrozeira local se apresentarão no Theatro José de Alencar, com a meta de fazer um bom som nordestino em tributo ao mestre Messias.
O show “Tributo a Messias Holanda” reunirá expoentes da música do Ceará, como Waldonys, Sirano, Adelson Viana, Estrela do Norte, Cacimba de Alúa, Os Moringas, Juruviara e Trio Murici, Freitas Filho e Maestro Sardinha, Eugênio Leandro e Guidomar.
O público cearense está convidado a comparecer e desfrutar a boa música de raiz nordestina, rendendo homenagem ao carismático Messias Holanda e ajudando na restauração da boa saúde do “trepador do pé de coco”.
Mais sobre Messias Holanda
Manoel Messias Holanda da Silva, nascido no ano 1942 no Ceará, começou a cantar como calouro na rádio Iracema, alcançando notório sucesso, sendo contratado pela rádio formando seu primeiro conjunto gravando dois discos em 1962. Foi quando Messias resolveu ir ao Rio de Janeiro, entretanto chegando lá seus discos não faziam sucesso como no nordeste assim passou a trabalhar como camelô, e cantar como convidado nas rádios, assim conheceu o grande sanfoneiro Zé Calixto, que reconhecendo seu grande talento o levou para tocar com ele e gravar no seu disco, foi quando Messias assinou contrato com a gravadora Philips para o seu 1o disco com vários artistas como Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro, Zé Catraca e o próprio Zé Calixto, após assinou contrato com as gravadoras Canta Galo, Copacabana, CBS.
Foi quando Messias resolveu voltar a Fortaleza, ao chegar a Fortaleza teve uma grande surpresa. Sua Música em parceria com João Gonçalves, Mariá estava estourada nas rádios, sendo assim convidado para programas na TV Tupi, Clube do Bolinha, Raul Gil, Chacrinha e tantos outros, e continuou fazendo muito sucesso ate 1981 com a famosa música Pra tirar coco, que até hoje é a música mais cantada nos São João e carnavais do Brasil inteiro.
Com a derrocada do ritmo forró da mídia para as músicas internacionais, Messias voltou a morar em Fortaleza e continuou galgando sua enorme carreira de sucesso tocando no norte e nordeste fixando sua base de vez na sua cidade de coração, depois de muitos anos afastados devido a um a acidente, voltou com gás total tocando em festivais e festas e festejos em todo território nacional. Sua discografia possui hoje: 2 discos 78 rotações, 19 discos mistos, 15 LPS individuais, e 11 CDS, além de diversas coletâneas que contém suas canções no Brasil inteiro.
Este ano completando 52 anos de carreira e 72 de vida, continua alegrando com sua cantoria e carisma e com o show e gravação do DVD atual Canta e Encanta: Viva Ceará, fazendo uma releitura de seus diversos sucessos como, Mulher de Verdade, Pra tirar Coco, Mariá, Adeus Marina, Sabiá na Bananeira, Vendedora de Rapé e tantos outros cantados em verso e prosa em todo o Brasil pelos amantes da boa música denominada forró pé-de-serra e todas as pessoas que valorizam a verdadeira cultura brasileira.