A seleção brasileira masculina de futsal teve uma estreia difícil diante da Colômbia na Copa América, disputada em Luque (Paraguai). Após sair atrás no placar, a Amarelinha reagiu: conseguiu empatar e liderou o marcador, mas logo depois cedeu ao empate em 2 a 2. Com o resultado, o Brasil, atual campeão, somou apenas um ponto na tabela de classificação. Os brasileiros, comandados pelo técnico Marquinhos Xavier, voltam à quadra no domingo (25), contra a Bolívia, às 14h30 (horário de Brasília), pelo Grupo B, que tem ainda Chile e Venezuela. Maior vencedora da Copa América, a seleção busca o 12º título na 15ª edição do torneio. Em segundo lugar está a Argentina, tricampeã. No duelo de estreia do Brasil, os colombianos inauguraram o marcador com gol de Echavarría e depois Pito deixou tudo igual para a seleção ainda na primeira etapa. Na volta do intevralo, Marlon balançou a rede e garantiu a virada para os brasileiros. Mas não durou muito: Sánchez marcou para a Colômbia ...
Seminário discute a invisibilidade do trabalho escravo doméstico
Evento reúne especialistas e instituições para debater políticas de prevenção e enfrentamento dessa violação de direitos humanos
Nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, o auditório do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), em Fortaleza, será palco do seminário “Por trás das portas: a invisibilidade do trabalho escravo doméstico”. A iniciativa tem por objetivo ampliar o debate público sobre uma das formas mais silenciosas e persistentes de exploração laboral no Brasil, reunindo representantes de diversas instituições para discutir estratégias de prevenção e enfrentamento.
Realizado em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), o evento conta com o apoio de importantes entidades, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Clínica de Trabalho Escravo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH/CE), Instituto Dragão do Mar (IDM), Secretaria do Trabalho, Associação Tereza de Benguela, Escritório Frei Tito de Alencar (ALECE), Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE).
Ao longo de dois dias, representantes de vários segmentos e instituições abordarão a realidade do trabalho escravo em âmbito doméstico e os desafios para a sua erradicação. Os debates irão explorar a efetivação dos direitos previstos na Lei Complementar nº 150/2015, após uma década de sua promulgação, os impactos das desigualdades de gênero, raça e classe na perpetuação do trabalho escravo doméstico, além de tratar de canais de denúncia, procedimentos legais e estratégias de enfrentamento no âmbito penal.
Como parte da programação, será exibido no dia 6, às 18h, no Centro Cultural Dragão do Mar, o documentário “Tereza por Direitos”, produzido pela Associação Tereza de Benguela. A sessão será seguida por uma roda de conversa com o público, promovendo um espaço de escuta e reflexão.
O encerramento do seminário, no dia 7, será marcado pela leitura da Carta de Fortaleza, documento que reunirá propostas e encaminhamentos construídos ao longo dos debates, com foco na formulação de políticas públicas e ações concretas futuras de combate ao trabalho escravo doméstico.
Serviço
Seminário “Por trás das portas: a invisibilidade do trabalho escravo doméstico”
Data: 6 de novembro (a partir das 13h) e 7 de novembro (a partir das 9h)
Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho no Ceará
🎬 Sessão especial:
Documentário “Tereza por Direitos”
Data: 6 de novembro
Hora: 17h
Local: Centro Cultural Dragão do Mar (ao lado do MPT-CE)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.