Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu nesta terça-feira (2) o julgamento do recurso especial apresentado pela defesa da arquiteta Adriana Villela, condenada a 61 anos e três meses de prisão pela morte dos pais e da empregada do casal, em agosto de 2009, e decidiu anular toda a ação penal , desde a fase de instrução – o que inclui a sentença de pronúncia . O colegiado ponderou que as provas já produzidas poderão ser ratificadas pelo juízo de primeiro grau, inclusive aquelas originadas do inquérito policial, bem como poderão ser produzidas outras. O caso ficou conhecido como Crime da 113 Sul, em referência à quadra residencial de Brasília onde moravam os pais de Adriana, o advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela e Maria Carvalho Villela. A maioria do colegiado acompanhou a divergência inaugurada pelo ministro Sebastião Reis Júnior. Ao dar seu voto, no dia 5 de a...
Secretário de Saúde do Ceará acionará Vigilância Sanitária para investigar possível contaminação de açude em Tejuçuoca
Numa conversa por telefone com o deputado Danilo Forte (PSB-CE) realizada nesta sexta-feira, 29, o secretário de Saúde do Ceará, Henrique Javi, se comprometeu com o socialista cearense em acionar a Vigilância Sanitária estadual para investigar a possível contaminação de um açude no centro de Tejuçuoca.
De acordo com o parlamentar e relatos feitos no município, a água do referido açude estaria “podre”. “O açude de Tejuçuoca apodreceu. A população inteira está preocupada. Eu acho que deve (ter sido) algum animal podre que jogaram lá dentro”, relatou o deputado. “Será que seria possível enviar uma equipe lá para examinar isso”, completou Danilo.
Em resposta, Javi afirmou que a “priori” isso seria “bem estranho”. “Água não apodrece. Alguma coisa de origem vegetal ou animal provocou essa condição. O fato é que (a possibilidade) de adoecimento (da água) por bactéria aumenta. Porque quando (a água) apodrece, o que tem no local é uma bactéria. Graças a Deus vírus não sobrevive num ambiente destes”, complementou o secretário.
“De qualquer maneira, eu vou acionar o pessoal aqui da Vigilância Sanitária para verificar com a Vigilância Sanitária da região o porquê não foi feito nenhuma notificação ao município de Tejuçuoca de uma situação sanitária como essa aí”, prometeu.
O açude de Tejuçuoca que se encontra possivelmente contaminado se localiza atrás da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a frente da Avenida Gabriel de Aguiar Filho, principal da cidade. Ao norte, está localizado a rua José Barroso Valente e ao sul, a rua Francisco de Almeida Sanford.