Pular para o conteúdo principal

Manchete do momento - PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília

  Polícia Federal (PF) investigará a instalação de câmeras escondidas encontradas em um apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (foto) (União-CE), em Brasília. O caso já estava sendo apurado pela Polícia Civil do Distrito Federal, após o equipamento ter sido encontrado escondido em meio a disparadores de água e sensores de fumaça, em 2023. A entrada da PF no caso foi por determinação do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, após reunir-se com a parlamentar. No ofício, Almeida Neto cita “suposta prática dos crimes de violação de domicílio e registro não autorizado de intimidade, cometidos contra a deputada durante o exercício do seu mandato e de sua atividade política”. Registros audiovisuais As câmeras foram encontradas por assessores da parlamentar em um apartamento alugado por ela na Asa Norte, em agosto do ano passado. Além de quatro câmeras espiãs, havia, no local, microfones, cabos de internet e um aparelho gravador DVR e um mo

“Cuidando do cuidador” é o tema da III Semana da Prematuridade da Maternidade Escola em Fortaleza

No Brasil, 12% da população nasce antes das 37 semanas de gravidez. Na MEAC, referência em gestação de alto risco, esse número sobe para 1 em cada 4 bebês.

“Cuidando do cuidador” é o tema da III Semana da Prematuridade da MEACDe 13 a 17 de novembro, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) realizará a III Semana da Prematuridade, um dos maiores eventos do país voltado para a prevenção do parto prematuro. Nesta edição, cerca de 70 profissionais estão envolvidos para conduzirem quase 30 atividades voltadas para pacientes, acompanhantes, profissionais da MEAC e de outras instituições de saúde. A abertura será às 8h, da segunda-feira, dia 13, na Maternidade-Escola (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo). Confira a programação completa clicando aqui.
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), cerca de 12% dos brasileiros nascem com menos de 37 semanas de gestação e são, portanto, considerados prematuros. Na Maternidade-Escola, por ser um hospital de referência em gestação de alto risco, esse número sobe para 25%, ou seja, uma média de 108 bebês por mês. Reconhecida pelo MS como o primeiro Centro de Apoio às Boas Práticas de Neonatologia e Obstetrícia do Brasil, a MEAC dedica atenção especial à prematuridade. Enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, farmacêuticos e psicólogas que atuam na Obstetrícia e na Neonatologia conduzirão a programação.
O obstetra Carlos Augusto Alencar Júnior, gerente de Atenção à Saúde da MEAC, defende que a melhor forma de evitar a prematuridade é realizando um pré-natal adequado. “É muito importante que a gestante siga as prescrições médicas e da equipe multidisciplinar”, explica. Ele aponta como principais fatores para a ocorrência de parto prematuro as infecções, como infecção urinária e renal e vulvovaginite, gemelaridade, pré-eclâmpsia, descolamento prematuro da placenta e parto anterior prematuro.  
O prematuro nasce com baixo peso. Entre as consequências mais comuns para o bebê, a médica Eveline Campos, chefe da Unidade de Neonatologia da MEAC, destaca problemas no coração, no pulmão, na visão, na audição, refluxo gastro-esofágico e maior propensão a infecções. “Nos dois primeiros anos, ele precisa de mais cuidados e acompanhamento regular do neonatologista para acompanhar seu desenvolvimento”, justifica.
Este ano, a Semana da Prematuridade vai destacar o cuidado com o cuidador, seja este a mãe, a enfermeira ou o acompanhante. Atividades como “A afetividade e o vínculo mãe/bebê na prematuridade”, conduzida por psicólogas, e massoterapia para a equipe de Enfermagem, exaltam a importância do bem-estar de quem contribui para o desenvolvimento do bebê. Para a enfermeira Ana Paula Melo Façanha, coordenadora de Enfermagem da Neonatologia da MEAC, a Semana da Prematuridade da MEAC é um momento de reflexão e sensibilização para os cuidados com o bebê, mas também de homenagear os que cuidam dele.
Programação
As atividades foram planejadas para atender às necessidades de melhor orientação das mães e acompanhantes no desenvolvimento dos bebês prematuros. Também estão previstas capacitações com intercâmbio de conhecimentos dos profissionais que trabalham na MEAC. Entre os temas abordados, estão: “Cuidados voltados para o desenvolvimento neuromotor e comportamental do recém-nascido”, “Método Canguru”, “Cuidados com os remédios do meu bebê”, “Cuidados posturais com o prematuro”. Também haverá outras ações, como a exposição “Circuito do bebê”, vivência com os irmãos dos bebês prematuros e atividade lúdica em amamentação. Confira a programação completa clicando aqui.
História de Vida
Maria Josiane Barbosa Gomes Alves, 34, é técnica de saúde bucal e está hospedada na Casa do Bebê, da Gestante e da Puérpera há 40 dias. Natural de Amontada, ela viajou 180 quilômetros para dar à luz gêmeas prematuras. “Dois dias antes do parto, tive que vir para cá porque estava sentindo muita dor. Quando cheguei, viram que a placenta estava descolada, aí tive que entrar no processo de parto”.
Essa é a terceira gestação da Maria, mas os partos anteriores foram no tempo previsto. Alana Joyce e Alanys Christine nasceram com 29 semanas. Alguns problemas, como sopro no coração e água no pulmão foram constatados, por isso, elas foram submetidas a cirurgias. Hoje, as gêmeas passam bem, seguem ganhando peso, mas ainda se recuperam na UTI neonatal da MEAC. Josiane conta que já faz 40 dias que não vê os dois filhos mais velhos, um com 12 e outro com 15 anos, mas que está esperançosa em voltar logo pra casa e fazer uma festa de boas-vindas, com um chá de baby, já que as “apressadinhas” não lhe deram tempo pra isso.
Serviço
Mais informações sobre a programaçãopodem ser obtidas na Educação Permanente, pelo telefone 3366.8526.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.