*Reorganização do trânsito e melhorias em serviços públicos transformam o dia a dia na Vila de Jericoacoara*
*Reorganização do trânsito e melhorias em serviços públicos transformam o dia a dia na Vila de Jericoacoara*
Nos últimos seis meses, a Vila de Jericoacoara – um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil, tem passado por uma série de melhorias que vêm transformando a rotina de moradores, trabalhadores e visitantes. As mudanças fazem parte de um plano de gestão da Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara, órgão que integra a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara.
O plano da ADEJERI prioriza mobilidade sustentável, organização urbana e bem-estar coletivo. E uma das principais ações é a reorganização do trânsito na vila. Antes, circulavam cerca de 1.500 veículos por dia nas ruas de areia, cenário que gerava desconforto, poluição sonora e impacto ambiental. Hoje, essa realidade começou a mudar. A circulação de veículos foi restringida, e as ruas centrais da vila estão fechadas para carros no período noturno, garantindo mais segurança e tranquilidade para pedestres, turistas e famílias que circulam pela região onde estão concentrados bares, restaurantes e comércios.
“É fácil perceber como, em tão pouco tempo, a quantidade de veículos foi reduzida consideravelmente dentro da Vila de Jericoacoara. Essa iniciativa, pra lá de louvável, não é simplesmente uma ação de reorganização do trânsito, mas também um resgate da nossa essência histórica enquanto comunidade mundialmente conhecida”, celebra Lucimar Marques – presidente do Conselho Comunitário da Vila de Jericoacoara.
Para garantir a mobilidade de todos com o pé na areia em segurança, foi implementado um sistema interno de transporte coletivo, operado por veículos do tipo jardineira que circulam a cada 20 minutos. O serviço conta com nove pontos de parada espalhados pela vila e é monitorado em tempo real por GPS, oferecendo transparência e controle tanto para usuários quanto para a gestão pública.
A iniciativa integra um pacote de melhorias que inclui também avanços na sinalização, iluminação e limpeza urbana. "Essas ações fazem parte de uma gestão que busca equilibrar desenvolvimento, sustentabilidade e preservação ambiental, em meio a desafios e debates sobre o futuro da vila. A nova fase da Vila de Jericoacoara reforça uma escolha coletiva: priorizar a qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente e a construção de um turismo mais consciente e responsável”, destaca Andrea Vale Spazzafumo – superintendente da ADEJERI.
A reorganização da vila tem impacto direto na geração de renda e no fortalecimento do turismo. Não à toa, os empresários locais celebram a evolução na qualidade dos serviços públicos ofertados dentro da Vila de Jericoacoara, que neste mês de junho de 2025 registrou uma taxa de ocupação hoteleira acima do esperado. “Jeri está cheia de turistas em um mês que antes era considerado de baixa temporada. A presença desses visitantes aqui nas ruas e demais espaços públicos da nossa vila não só gera renda para a comunidade local, como também faz desses turistas importantes testemunhos e multiplicadores da boa imagem que a Vila de Jericoacoara está deixando em cada um deles. Quem vier a Jeri vai ver e agradecer por estar aqui”, conclui Fábio Nobre – diretor do Conselho Empresarial da Vila de Jericoacoara.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.