Pular para o conteúdo principal

Internações por síndrome respiratória grave continuam altas no Rio Idosos e crianças são os mais afetados

  O número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) permanece acima do esperado no estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Saúde. Na semana epidemiológica entre 22 e 28 de junho ocorreram 1.008 internações, embora apenas 69 tenham sido notificadas até o momento. Na semana anterior, a estimativa foi de 948 internações – mais do que o dobro dos registros oficiais (435). Em 2025, o estado soma 10.691 internações e 762 óbitos por SRAG. Crianças de até 9 anos, especialmente entre 1 e 5 anos, continuam sendo as mais afetadas. O número de solicitações de leitos hospitalares segue elevado desde o fim de março, com destaque para as faixas etárias de 0 a 4 anos e maiores de 70. A taxa de positividade de exames do painel viral mostra que o vírus sincicial respiratório (VSR) ainda é o mais frequente, embora comece a apresentar tendência de queda. Entre as crianças, além do VSR, o rinovírus é bastante prevalente. Já entre os idosos, o vírus da In...

*Reorganização do trânsito e melhorias em serviços públicos transformam o dia a dia na Vila de Jericoacoara*

 *Reorganização do trânsito e melhorias em serviços públicos transformam o dia a dia na Vila de Jericoacoara*


Nos últimos seis meses, a Vila de Jericoacoara – um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil, tem passado por uma série de melhorias que vêm transformando a rotina de moradores, trabalhadores e visitantes. As mudanças fazem parte de um plano de gestão da Autarquia de Desenvolvimento do Turismo, Mobilidade e Qualidade de Vida de Jericoacoara, órgão que integra a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara. 


O plano da ADEJERI prioriza mobilidade sustentável, organização urbana e bem-estar coletivo. E uma das principais ações é a reorganização do trânsito na vila. Antes, circulavam cerca de 1.500 veículos por dia nas ruas de areia, cenário que gerava desconforto, poluição sonora e impacto ambiental. Hoje, essa realidade começou a mudar. A circulação de veículos foi restringida, e as ruas centrais da vila estão fechadas para carros no período noturno, garantindo mais segurança e tranquilidade para pedestres, turistas e famílias que circulam pela região onde estão concentrados bares, restaurantes e comércios.


“É fácil perceber como, em tão pouco tempo, a quantidade de veículos foi reduzida consideravelmente dentro da Vila de Jericoacoara. Essa iniciativa, pra lá de louvável, não é simplesmente uma ação de reorganização do trânsito, mas também um resgate da nossa essência histórica enquanto comunidade mundialmente conhecida”, celebra Lucimar Marques – presidente do Conselho Comunitário da Vila de Jericoacoara.


Para garantir a mobilidade de todos com o pé na areia em segurança, foi implementado um sistema interno de transporte coletivo, operado por veículos do tipo jardineira que circulam a cada 20 minutos. O serviço conta com nove pontos de parada espalhados pela vila e é monitorado em tempo real por GPS, oferecendo transparência e controle tanto para usuários quanto para a gestão pública.


A iniciativa integra um pacote de melhorias que inclui também avanços na sinalização, iluminação e limpeza urbana. "Essas ações fazem parte de uma gestão que busca equilibrar desenvolvimento, sustentabilidade e preservação ambiental, em meio a desafios e debates sobre o futuro da vila. A nova fase da Vila de Jericoacoara reforça uma escolha coletiva: priorizar a qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente e a construção de um turismo mais consciente e responsável”, destaca Andrea Vale Spazzafumo – superintendente da ADEJERI.


A reorganização da vila tem impacto direto na geração de renda e no fortalecimento do turismo. Não à toa, os empresários locais celebram a evolução na qualidade dos serviços públicos ofertados dentro da Vila de Jericoacoara, que neste mês de junho de 2025 registrou uma taxa de ocupação hoteleira acima do esperado. “Jeri está cheia de turistas em um mês que antes era considerado de baixa temporada. A presença desses visitantes aqui nas ruas e demais espaços públicos da nossa vila não só gera renda para a comunidade local, como também faz desses turistas importantes testemunhos e multiplicadores da boa imagem que a Vila de Jericoacoara está deixando em cada um deles. Quem vier a Jeri vai ver e agradecer por estar aqui”, conclui Fábio Nobre – diretor do Conselho Empresarial da Vila de Jericoacoara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.