📍*AVISO DE COLETIVA* A Polícia Civil do Estado do Ceará informa que realizará uma coletiva de imprensa, às 11 horas, no prédio da Delegacia-Geral (CISP) em pauta a *Operação Refratària*, organizada pelo DHPP na manhã desta sexta-feira, contra integrantes de uma facção criminosa de origem cearense. E também, mais informações sobre a apreensão de quase 230 quilos de drogas, sendo 213 de skunk e 16 de cocaína. A apreensão foi realizada pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) da PCCE em parceria com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) Serviço: Coletiva de imprensa às 11 horas no prédio da Delegacia-Geral (CISP)
A programação acontece em todos os postos de saúde da Capital no período de 20 a 24 de março
O “Dia Mundial de Combate à Tuberculose” é celebrado em 24 de março. Para marcar a data e conscientizar a população sobre a doença, a Prefeitura de Fortaleza promove ações educativas e de promoção à saúde em diversos pontos da Capital no período de 20 a 24 de março.
Todos os postos de saúde de Fortaleza intensificarão as atividades no seu território de atuação, como também em locais com grande fluxo de pessoas (praças, terminais de ônibus, centrais de serviços com atendimento ao público). Dentre os objetivos da semana, destacam-se a busca ativa de sintomáticos respiratórios; o diagnóstico da tuberculose através da oferta do exame laboratorial; o resgate dos pacientes faltosos no tratamento da doença; a divulgação dos sinais e sintomas da tuberculose; e o encaminhamento para o tratamento.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio da tosse, fala e espirro. Os principais sintomas da doença são: tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
A assessora técnica do programa de controle da tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Raiane Martins, destaca que em Fortaleza o diagnóstico e o tratamento da doença são ofertados nos 110 postos de saúde da Capital. “Qualquer pessoa que esteja apresentando quadro de tosse há três semanas deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência para fazer o exame. Além do diagnóstico, é fundamental que se inicie imediatamente o tratamento, que é realizado durante um período de seis meses”, conclui.
Em 2017 foram notificados 1.665 novos casos de tuberculose em Fortaleza, com uma incidência de 63,0 por 100 mil habitantes. Em 2018, nos meses de janeiro e fevereiro, foram 153 casos novos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.