quinta-feira, 25 de outubro de 2018

HOJE - OCB entrega nesta quinta II Prêmio de Jornalismo

iniciativa do Sistema OCB-SESCOOP/CE, o II Prêmio Cooperativismo de Jornalismo pretendeu difundir a importância do Cooperativismo no desenvolvimento econômico e social cearense. 

Nesta quinta-feira (25), às sete da noite, tem a solenidade de entrega do Prêmio com palestra do presidente do SICOOB Saromcredi, João Carlos Leite–Joãozinho, na Rua Ildefonso Albano, 1585, Aldeota-Fortaleza.

Trabalhos como o que abordou a Cooperativa de Produtos Orgânicos da Ibiapaba (Coapoi) foi inscrito. 

Pautar trabalhos que levassem ao conhecimento do grande público o quanto a realidade de uma comunidade pode ser modificada pela atuação de uma cooperativa.

De acordo com a coordenação, os trabalhos apresentados conseguiram revelar os inúmeros benefícios que o sistema é capaz de promover, fortalecendo a imagem de um empreendimento que é único quanto à inclusão social, uma comprovada alternativa de desenvolvimento sustentável.

Concorreram as categorias Telejornalismo (Prêmio Sicredi Ceará), Jornalismo Impresso (Prêmio Sistema Unimed Ceará) e Destaque Acadêmico – Universitário (Prêmio Uniodonto).


PALESTRA - A palestra de Joãozinho (foto Divulgação) tem o patrocínio do SICOOB Ceará Centro Norte.



O tema do II Prêmio Cooperativismo  de Jornalismo ('Crescimento do setor produtivo passa por uma cooperativa e transforma realidades') é demais apropriado para trazer a Fortaleza o presidente do Sicoob Saromcredi (Cooperativa de Crédito Rural de São Roque de Minas), João Carlos Leite – o Joãozinho.

São Roque sobreviveu ao êxodo rural e à bancarrota total graças ao surgimento de uma cooperativa de crédito, no início dos anos 90 do século passado. Ela foi a solução encontrada para reativar o sistema financeiro local, após o fechamento da única agência bancária existente.

A Saromcredi é uma instituição que se tornou exemplo de como o Cooperativismo é capaz de transformar a vida das pessoas e sociedades inteiras, quando é trabalhado corretamente em sua essência. E Joãozinho foi o grande mentor deste “milagre”. Até livro já publicou sobre o tema.

Sobre o palestrante - Fundador e atual presidente do SICOOB Saromcredi (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas Ltda.), é conselheiro administrativo do SICOOB Central – Cecremge, presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra – APROCAN. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras, tem mais de 600 palestras ministradas pelo País, tornando-se um grande divulgador do Cooperativismo de Crédito como Agente de Desenvolvimento Local. João Carlos Leite tem ações transformadoras na região da Serra da Canastra: Programas de Qualificação do Queijo e de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira nas Escolas.

Fonte: Blog do jornalista Lauriberto Braga.

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.