Uma investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, nesta quinta-feira (10), na captura de um adolescente, de 16 anos, suspeito de participação em três mortes e uma tentativa de homicídio registrados nessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura ocorreu na mesma região. Conforme levantamentos policiais e de inteligência da 3ª Delegacia do DHPP, o adolescente, com dois históricos de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, um por organização criminosa e um por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, teria efetuado disparos de arma de fogo junto com outros indivíduos em direção às vítimas, quando estavam em um veículo no bairro. Com informações sobre os suspeitos, as equipes iniciaram as diligências. Após buscas, ele foi localizado no bairro e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional ...
As artesãs do Conjunto Palmeiras, na periferia de Fortaleza, são conhecidas pelo trabalho artesanal de trançado da palha de carnaúba das garrafas Ypióca. Para reforçar a autonomia dessas artesãs e diversificar a produção das peças, a Diageo, multinacional líder mundial na produção de bebidas destiladas premium e dona da marca Ypióca, auxiliou a capacitação dessas mulheres para a criação da Associação Palhas à Mão. Através do Programa Ypióca de Artesanato, as artesãs agora produzem também bolsas, chapéus e diversos outros artigos em palha.
O Programa Ypióca de Artesanato - Gerando Valor, Somando Saberes teve início logo após a aquisição da Ypióca pela Diageo, em 2012. Foi realizado um trabalho de mapeamento e diagnóstico, tendo como resultado a capacitação de artesãs e fundação de associações nas comunidades de Ipaguaçú Mirim, no município de Massapê; de Muquém de São Pedro, em Cariré; e de Curralinho, em Morrinhos. Agora é a vez das artesãs do Conjunto Palmeiras, na capital.
Como uma segunda etapa do Programa, a iniciativa apoiou a criação da Associação Palhas à Mão, que foi constituída no último dia 9 de novembro, tendo como objetivo proporcionar alternativas para geração de renda das artesãs da região do Conjunto Palmeiras. “Foram 68 pessoas inscritas e começamos com um grupo de 23 mulheres. As outras vão ficar aguardando os próximos cursos. Estamos precisando fazer estoque, pois o que produzimos já está sendo vendido e temos a pretensão de participar de feiras como a da CEART”, explica Aurea Rosa, presidente da Associação Palhas à Mão.
Aurea Rosa destaca ainda a importância da Diageo na conscientização de que era preciso profissionalizar o trabalho artesanal. “Ninguém tinha dinheiro para isso, nem passava na nossa cabeça. Mas está sendo muito importante essa organização através da associação. O apoio da Diageo foi fundamental”, afirma. Toda produção das artesãs está sendo divulgada nas redes sociais da Associação Palhas à Mão (@apalhasamao) e das próprias artesãs.
A diretora de Relações Corporativas da Diageo, Daniela de Fiori, destaca a contribuição do Programa Ypióca de Artesanato para a comunidade do Conjunto Palmeiras. “Impactar comunidades nos lugares onde desenvolvemos nossos negócios está no DNA da Diageo. É motivo de orgulho para nós apoiar a valorização do artesanato cearense e estimular o empreendedorismo dessas artesãs, criando relações sustentáveis”, afirma.
O Programa Ypióca de Artesanato, como ocorreu para as comunidades do interior, está fornecendo todo o suporte técnico para a formalização do grupo, além da capacitação em gestão da recém empossada diretoria, e desenvolvimento de parcerias para a realização de oficinas de capacitação e desenho de portfólio, fornecimento de matéria-prima para a produção das primeiras peças, intercâmbio com outros grupos participantes do Programa e apoio para participação em feiras e eventos de artesanato.
Ainda como desdobramento da formalização, as artesãs terão suas peças inseridas no processo de certificação de produtos da Central de Artesanato do Ceará (CEART), serão artesãs com a carteira da CEART e do Programa de Artesanato Brasileiro, iniciativa do Governo Federal.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.