#audioinclui

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Colabora Inova - LABInec forma primeiras turmas de robótica e jogos digitais para jovens do Bom Jardim, nesta terça (16)


Despertar os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, esse é o grande propósito do LABInec, que forma as primeiras turmas na próxima terça-feira (16), às 9 horas, em solenidade de encerramento na sede do projeto (Rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim). Ao todo, 27 alunos, entre turmas de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais, estão concluindo o curso. O projeto é uma iniciativa do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), em parceria com a BSQ Inova, o Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) e a Sodexo,

Ao longo das aulas, que iniciaram em outubro de 2018, os alunos estiveram reunidos para realizar projetos de inovação. “Ao final do curso, vemos que as crianças e adolescentes estão saindo mais preparadas para a solução de problemas e com habilidades que serão fundamentais para melhorar o desempenho na escola e no mercado de trabalho futuro, por isso temos muito orgulho e apreço por esse projeto”, comemora o Diretor Presidente do Instituto Nordeste Cidadania, Stélio Gama.

A aluna de Jogos Digitais, Marjory Uchoa, de 14 anos, única menina de sua turma, conta que, além de ter desenvolvido as habilidades técnicas para a criação de jogos, o curso a ajudou a desenvolver outras habilidades como desenho, criatividade, além de ter permitido que ela aprendesse mais sobre informática e inglês, conhecimentos que têm sido importantes também para o aprendizado dela na escola. O professor da turma, Rômulo Jardim, ressalta a evolução da aluna. “A Marjory sempre foi pontual, apesar de morar muito longe, e muito participativa. Mesmo quando tinha dificuldades, ela buscava realizar tudo que era requisitado com muita atenção e cuidado, por isso ela conseguiu evoluir bem durante o processo do desenvolvimento, e colaborar com os demais colegas em sala de aula”, destaca o professor.

Alguns alunos já iniciaram o curso com uma boa base, pois já tinham interesse pelo assunto, mas as aulas os ajudaram a colocar em prática os conhecimentos apreendidos em vídeos na internet. É o caso do Rodrigo, de 14 anos, que junto com o colega Wellington, de 15 anos, desenvolveu um tanque que anda e atira feito com papel e um motor que eles encontraram numa visita que o projeto fez a um ferro velho. “O Rodrigo já veio do curso com muita coisa pronta e no LABInec encontrou um lugar onde poderia colocar em prática o que ele já sabia, poderia mexer com energia, programação e sucata, geralmente ele pegava o conteúdo da aula e já ia trabalhando em casa, e vinha para o curso só pra ver se efetivamente funcionava na placa. Sempre disposto a ajudar os colegas da turma, ele muitas vezes propôs soluções diferentes das minhas, algumas até melhores”, relata o professor do curso de Iniciação à Robótica, André Wendel Brasil.

No evento de encerramento, que conta com a participação dos pais dos alunos, bem como da diretoria do Inec e de representantes dos parceiros do projeto e de instituições de ensino e inovação, os alunos apresentam os projetos que desenvolveram e o destaque de cada um dos cursos será premiado com um tablet Samsung.

Próxima turma
No próximo dia 29 de abril iniciam as novas turmas do LABInec. Além dos cursos de robótica e jogos digitais, o projeto passa a oferecer o curso de Desenvolvimento de Aplicativos. Serão abertas dez novas turmas: quatro de Iniciação à Robótica, quatro de Jogos Digitais e duas do novo curso de Desenvolvimento de Aplicativos. Ao todo são ofertadas 100 vagas. Os cursos de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais terão duração de seis meses e o de Desenvolvimento de Aplicativos, três meses. No dia 27 de abril, haverá um encontro de abertura das novas turmas com pais e alunos.

Sobre o LABInec
O LABInec é baseado na cultura maker e incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos. O objetivo do projeto, voltado para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos provenientes de escolas públicas do bairro Bom Jardim, é despertar os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia do LABInec envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação. Os participantes do projeto têm ainda acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Sobre o Inec
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec, que completou 25 anos em 2018, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Serviço
Formatura LABInec
Local: Movimento de Saúde Mental Comunitária (Rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim)
Data: 16 de Abril de 2019
Horário: 9 horas

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.