Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Colabora Inova - LABInec forma primeiras turmas de robótica e jogos digitais para jovens do Bom Jardim, nesta terça (16)


Despertar os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, esse é o grande propósito do LABInec, que forma as primeiras turmas na próxima terça-feira (16), às 9 horas, em solenidade de encerramento na sede do projeto (Rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim). Ao todo, 27 alunos, entre turmas de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais, estão concluindo o curso. O projeto é uma iniciativa do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), em parceria com a BSQ Inova, o Movimento de Saúde Mental Comunitária (MSMC) e a Sodexo,

Ao longo das aulas, que iniciaram em outubro de 2018, os alunos estiveram reunidos para realizar projetos de inovação. “Ao final do curso, vemos que as crianças e adolescentes estão saindo mais preparadas para a solução de problemas e com habilidades que serão fundamentais para melhorar o desempenho na escola e no mercado de trabalho futuro, por isso temos muito orgulho e apreço por esse projeto”, comemora o Diretor Presidente do Instituto Nordeste Cidadania, Stélio Gama.

A aluna de Jogos Digitais, Marjory Uchoa, de 14 anos, única menina de sua turma, conta que, além de ter desenvolvido as habilidades técnicas para a criação de jogos, o curso a ajudou a desenvolver outras habilidades como desenho, criatividade, além de ter permitido que ela aprendesse mais sobre informática e inglês, conhecimentos que têm sido importantes também para o aprendizado dela na escola. O professor da turma, Rômulo Jardim, ressalta a evolução da aluna. “A Marjory sempre foi pontual, apesar de morar muito longe, e muito participativa. Mesmo quando tinha dificuldades, ela buscava realizar tudo que era requisitado com muita atenção e cuidado, por isso ela conseguiu evoluir bem durante o processo do desenvolvimento, e colaborar com os demais colegas em sala de aula”, destaca o professor.

Alguns alunos já iniciaram o curso com uma boa base, pois já tinham interesse pelo assunto, mas as aulas os ajudaram a colocar em prática os conhecimentos apreendidos em vídeos na internet. É o caso do Rodrigo, de 14 anos, que junto com o colega Wellington, de 15 anos, desenvolveu um tanque que anda e atira feito com papel e um motor que eles encontraram numa visita que o projeto fez a um ferro velho. “O Rodrigo já veio do curso com muita coisa pronta e no LABInec encontrou um lugar onde poderia colocar em prática o que ele já sabia, poderia mexer com energia, programação e sucata, geralmente ele pegava o conteúdo da aula e já ia trabalhando em casa, e vinha para o curso só pra ver se efetivamente funcionava na placa. Sempre disposto a ajudar os colegas da turma, ele muitas vezes propôs soluções diferentes das minhas, algumas até melhores”, relata o professor do curso de Iniciação à Robótica, André Wendel Brasil.

No evento de encerramento, que conta com a participação dos pais dos alunos, bem como da diretoria do Inec e de representantes dos parceiros do projeto e de instituições de ensino e inovação, os alunos apresentam os projetos que desenvolveram e o destaque de cada um dos cursos será premiado com um tablet Samsung.

Próxima turma
No próximo dia 29 de abril iniciam as novas turmas do LABInec. Além dos cursos de robótica e jogos digitais, o projeto passa a oferecer o curso de Desenvolvimento de Aplicativos. Serão abertas dez novas turmas: quatro de Iniciação à Robótica, quatro de Jogos Digitais e duas do novo curso de Desenvolvimento de Aplicativos. Ao todo são ofertadas 100 vagas. Os cursos de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais terão duração de seis meses e o de Desenvolvimento de Aplicativos, três meses. No dia 27 de abril, haverá um encontro de abertura das novas turmas com pais e alunos.

Sobre o LABInec
O LABInec é baseado na cultura maker e incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos. O objetivo do projeto, voltado para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos provenientes de escolas públicas do bairro Bom Jardim, é despertar os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia do LABInec envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação. Os participantes do projeto têm ainda acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Sobre o Inec
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec, que completou 25 anos em 2018, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Serviço
Formatura LABInec
Local: Movimento de Saúde Mental Comunitária (Rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim)
Data: 16 de Abril de 2019
Horário: 9 horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.