#audioinclui

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Publieditorial - conteúdo especial - Entenda a diferença entre piso vinílico e laminado


O processo de comprar apartamento na planta pode ser bastante estressante. As mais diversas dúvidas podem surgir. Preocupações como qual o melhor tipo de financiamento e que tipo de decoração escolher, quais os melhores acabamentos e materiais para serem usados são muito comuns.

Uma das dúvidas frequentes é quanto aos pisos. O que é melhor, o vinílico ou o laminado? Qual dá um melhor acabamento? Qual se adequa melhor às suas necessidades? Levantamos algumas dicas para você não errar na hora de concluir o projeto de decoração do seu novo apê.

Laminado

O piso laminado é feito de uma mistura de componentes derivados da madeira, como o aglomerado e o painel de madeira de alta densidade (chamado de HDF). Na parte superior desta espécie de lâmina é que se aplica a estampa decorativa que é fixada com resina.

Ou seja, existem vários padrões de estampa e você pode escolher aquele que melhor se adéqua ao seu projeto de design e decoração. Também se apresentam em diversas cores.

Fácil Instalação

O piso laminado vem em réguas e pode ser facilmente cortado a depender da área em que você pretende aplicá-lo. Por ter uma estrutura retangular, é facilmente encaixado. Também pode ser alicerçado com cola sem cheiro. Geralmente, é possível utilizar os ambientes logo depois do piso ser assentado.

Durabilidade e resistência

Estas são duas grandes qualidades que, na verdade, andam juntas. Como o piso laminado é altamente resistente a quedas e riscos, por exemplo, se torna altamente durável. É bastante recomendado para ambientes em que há um fluxo médio de pessoas.

Versátil 

O piso laminado pode ser instalado nos mais diversos ambientes, como escritórios, quartos e salas. Não é recomendado em locais que recebem umidade direta ou indireta, como banheiros, áreas de serviços e varandas.

Fácil manutenção

É um tipo de piso que não requer muitos cuidados. Na verdade, ele não sobrevive muito a ambientes úmidos, por isso, para limpá-lo, basta uma vassoura ou um aspirador e um pano umedecido. 

Se você tiver algum animal de estimação que faz xixi dentro de casa, é melhor evitar esse piso, porque, como dito, ele não é adequado para receber umidade.

Isolante térmico e sonoro

O piso laminado é um bom isolante térmico, ou seja, ele mantém a temperatura com facilidade. No entanto, ele não é muito adequado para áreas em que bate muito sol, pois a alta luminosidade pode deformá-lo.

Apesar de muita gente reclamar que o laminado aumenta os ruídos, por exemplo, de sapatos, ele tende a abafar o som quando é bem instalado.

Piso vinílico

O piso vinílico é feito com cloreto de vinila ou com PVC. Assim como o piso laminado, também é encontrado na forma de placas. Mas também já existem os que estão no formato de manta — é algo mais ou menos parecido com uma folha de papel contact, só que, obviamente, mais grosso.

É uma escolha ecologicamente correta, porque a maioria dos fabricantes têm utilizado material reciclado para a produção deste piso. Também por isso costuma ser uma opção mais em conta. 

Outra qualidade é a diversidade de produtos no mercado, já que que existem em diversas cores e padrões. Os mais tradicionais imitam a textura de madeira, mas existem também alguns que imitam cimento. Então, por exemplo, se o seu projeto tem algum ambiente em estilo mais industrial, o vinílico pode ser facilmente adotado.

Fácil instalação

Os pisos vinílicos são muito fáceis de serem instalados. Inclusive, podem ser aplicados em contrapisos ou outras superfícies lisas. Ou seja, não é preciso tirar todo o piso que já está assentado para aplicá-lo. A única ressalva é que o piso de baixo precisa ser estritamente liso.

Fácil manutenção

O vinílico, assim como laminado, não requer muitos cuidados. Também não sobrevive bem a áreas úmidas, por isso, a limpeza é bem simples, com vassouras de cerdas macias, aspirador e, no máximo, um pano um úmido.

Antialérgico e antirruído

Uma boa vantagem deste piso é o fato de ser antialérgico. Pessoas que sofrem com rinite alérgica, por exemplo, podem ter boas experiências com o vinílico.

Outra qualidade é ser antirruído, ou seja, ele absorve melhor os barulhos e abafa os pequenos ruídos. 

Durabilidade

O vinílico é também bastante resistente e é muito difícil manchar a superfície, por exemplo. É altamente durável, principalmente, se não recebe diretamente água e muito calor.

Ambos os pisos, vinílico e laminado, são boas opções, principalmente para quem não tem muito tempo para fazer a manutenção. Também são bem estilosos e vão bem nos mais diversos ambientes, exceto os que recebem muita umida

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.