#audioinclui

sábado, 18 de maio de 2019

Ótima dica - Centro Cultural da FETRANS integra itinerário da Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza



Em celebração à importância da memória histórica, o Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente no dia 18/05. Nesse sentido, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) integra a programação da 17ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus em todo o país, com ações no Centro Cultural da FETRANS. As atividades, que aconteceram durante toda a semana, seguem no domingo (19/05), com a participação do Centro Cultural enquanto parte do itinerário da Ciclofaixa de Lazer promovida pela Prefeitura de Fortaleza, de 8h30 às 10h30.

O Centro Cultural da FETRANS conta, em uma série de exposições, a história da evolução do transporte de passageiros até chegar aos modernos veículos de hoje. São seis exposições e um centro de documentação que abriga um acervo de mais de 65.000 documentos textuais, iconográficos, livros e revistas.

Além disso, o programa “Pela janela do ônibus” promove visitas mediadas às exposições para alunos de escolas públicas e particulares, instituições e grupos que queriam conhecer sobre a memória do setor de transportes de passageiros. A ação educativa estimula os jovens a valorizarem o passado e o legado cultural da cidade que estão registrados em locais como os museus e centros culturais. As escolas interessadas podem entrar em contato com a FETRANS para realizar agendamento.

Na visita é possível conhecer o desenvolvimento dos carros na cidade, a formação do sistema de transporte coletivo através da biografia de empresários e marcos históricos, além de objetos usados pelos trabalhadores do setor desde 1940 nos espaços “Memorial Fotográfico”, “Galeria do Transporte” e “Salão do trabalho em transporte”. Nas exposições “Mais de um século sobre rodas” e “Um passeio pelo tempo” estão os documentos que orientam o sistema de transporte coletivo desde 1867 até 2004 no Ceará, e um pouco do que ocorreu no Brasil e no mundo.

O local, onde é possível conhecer detalhes da envolvente história sobre o setor no Ceará, também está aberto à visitação, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.
             
Ação Educativa em Museus para os grupos da Ciclofaixa Cultural organizada pela Prefeitura de Fortaleza
Local: SEST SENAT Fortaleza
Data: 19/5
Horário: 8h30 às 10h30

Funcionamento Centro Cultural FETRANS
Quando: segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.
Informações: (85) 3261.7066; (85) 996730522

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.