#audioinclui

quarta-feira, 5 de junho de 2019

5/6 - Ações por um Meio Ambiente melhor

Dia do Meio Ambiente: Grupo Aço Cearense contribui para uma sociedade cada vez mais sustentável

Participar do desenvolvimento do país nos aspectos econômico, social e ambiental é um dos principais objetivos do Grupo Aço Cearense, cuja atuação baseia-se em um alinhamento de seus negócios com uma gestão socialmente engajada. Líder no segmento do aço nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo conta com 4 empresas e 1 Instituto com atuação no Ceará, Pará e Tocantins: Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, SINOBRAS, SINOBRAS Florestal e Instituto Aço Cearense.

 Em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Grupo reforça seu compromisso com o bem-estar do planeta, sempre buscando recursos que facilitem os processos e mantenham a sustentabilidade do meio ambiente.

O Grupo desenvolve também projetos voltados para as áreas sociais com a ajuda do Instituto Aço Cearense, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Instituto apoia também colaboradores das empresas do Grupo que se destacam no esporte e realiza campanhas com diversas ações de solidariedade, como arrecadação de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e brinquedos. O Instituto Aço Cearense acredita que o trabalho social é um esforço conjunto para que a sociedade cresça, desenvolvendo pessoas por meio da promoção da cidadania, da reabilitação e da integração.

Sustentabilidade ambiental

 As empresas do Grupo Aço Cearense trabalham com atenção no gerenciamento de seus resíduos e controles legais ambientais, com o objetivo de garantir o melhor desempenho, o pleno acompanhamento das destinações e reduções dos resíduos gerados, bem como o cumprimento de todas as obrigações legais.

O Grupo é o maior reciclador de aço do Norte-Nordeste brasileiro e trabalha sob a ótica da Economia Circular. Na SINOBRAS, a produção do aço é feita com 70% de sucata e 30% de ferro-gusa líquido. A SINOBRAS Florestal, outra empresa do Grupo localizada em São Bento do Tocantins (TO), é fornecedora de redutor bioenergético, com 15 fazendas próprias de plantio de eucalipto, em uma área de 25 mil hectares.  A empresa conta com duas Unidades de Produção de Redutor Bioenergético com capacidade produtiva de 25.500 metros cúbicos. Possui 46 fornos retangulares, que mitigam os impactos ambientais e produzem o redutor bioenergético que é utilizado pela SINOBRAS.
 Contribuindo para o incremento socioeconômico da região, a SINOBRAS Florestal gera cerca de 200 empregos diretos e, por ocasião do plantio, outros colaboradores são somados para operações sazonais.

O uso consciente de recursos naturais é uma diretriz importante da SINOBRAS Florestal, que adota uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais, que vão desde o cuidado com o meio ambiente até a melhoria na qualidade de vida das pessoas da região onde atua.
Entre os exemplos de ações e projetos implementados pelo Grupo Aço Cearense que reforçam essa filosofia de sustentabilidade estão:

- Gestão de resíduos – em suas empresas, o Grupo aplica metodologias com o objetivo de ter melhor desempenho e acompanhamento das destinações e reduções dos resíduos gerados.
Na SINOBRAS, no processo de Sinterização são reaproveitados os coprodutos gerados durante o processo de produção do aço e produzido o sínter, matéria-prima utilizada como parte substituta do minério de ferro na produção do gusa.

 A logística reversa é outra prática de preservação ambiental realizada no Grupo Aço Cearense, aplicada em baterias, que, após o final de sua utilização, são encaminhadas para o fabricante e recebem destinação correta. Da mesma forma acontece com os pneus, que são encaminhados para ecopontos.

A destinação de óleos lubrificantes após o uso, é feita com o rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado (oluc). Esse processo transforma o óleo usado em óleo básico novamente, por meio de empresas parceiras, evitando que esse resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente.
- A preocupação com o uso da água ocorre desde o início da operação em suas empresas, por meio de um robusto sistema de captação, tratamento, recirculação, torres de resfriamento de água e tanques de decantação, que garantem a recirculação da água utilizada nos processos industriais. Em 2018, foi alcançada a marca de 98,35% de água recirculada nos processos.

- Implantação do Projeto Reciclo, com o objetivo de consolidar a coleta seletiva no Grupo Aço Cearense, o qual inclui as atividades de caracterização dos resíduos, adequação das áreas, treinamento de colaboradores, monitoramento dos resultados e auditorias internas;

- Ações de doações de mudas de árvores com os colaboradores e em diversas comunidades onde eles residem e nas quais a empresa atua.

Semana Sesc do Meio Ambiente leva educação ambiental para as ruas

Próxima quarta-feira, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estabelecida pela ONU, a data tem a intenção de chamar atenção para os problemas ambientais e a necessidade de preservação da Natureza. Diante da abrangência e importância do tema, o Sesc* Ceará preparou uma semana inteira de atividades, com ações em diversos pontos do estado e foco em diferentes formas de ajudar a diminuir o impacto ambiental no cotidiano.

Em Fortaleza, a programação começa na terça-feira (04) com as atividades do estande ambiental Pensando Verde no shopping RioMar Kennedy. Durante todo o dia, o público pode trocar livros e alimentos não perecíveis por mudas de plantas florestais, frutíferas, ornamentais e hortaliças, conferir uma exposição lúdica sobre a fauna e a flora da caatinga e participar de oficinas de horta vertical com garrafa PET, mosaico em madeira e pompom.

Na quarta-feira (05), o dia começa com a Blitz Ambiental, que abordará motoristas no cruzamento entre a avenida Duque de Caxias e rua Padre Ibiapina para sensibilizar sobre ações prejudiciais ao meio ambiente e distribuir lixeiras veiculares. Logo depois, acontece a abertura oficial da Semana, com a apresentação musical da Banda Aflorar e Sementes do Amanhã na unidade Sesc Fortaleza. No evento, também haverá explanação sobre novas formas de consumo sustentável, meios de reduzir a pegada ambiental e lançamento de metas nesse âmbito para a unidade. Haverá ainda plantio coletivo de mudas nativas e o lançamento de uma campanha para o público interno, intitulada Zero Canudo.

Um dos pontos altos da semana acontece na manhã de quinta-feira, com o Encontro Verdes Gestos, no Parque do Cocó. Na ocasião, serão apresentadas todas as iniciativas ambientais do Sesc no Ceará e os resultados dos projetos Pensando Verde e Aflorar ao longo de 2018 e a parcial de 2019.

A programação continua na sexta pela manhã, no Sesc Fortaleza, com uma gincana criativa em que equipes competirão com projetos de objetos utilitários ou mobiliário. No período da tarde, haverá uma oficina de mosaico voltada para pessoas com deficiência. Encerrando a semana, no sábado, o estande Pensando Verde leva sua programação para o RioMar Fortaleza, localizado no Papicu.

A Semana Sesc de Meio Ambiente é um momento de estender as ações que o Serviço Social do Comércio realiza permanentemente no âmbito da preservação dos recursos naturais, como o projeto Aflorar, que promove o desenvolvimento comunitário sustentável, trabalhando pela preservação e ampliação de áreas verdes em Fortaleza, e o Pensando Verde, que realiza diversas atividades voltadas para a agroecologia.

Iparana

Também haverá programação especial fora da Capital. O Sesc Iparana fará diversas atividades em Caucaia, incluindo programação em escolas da região, praças e barracas de praia. Durante toda a semana, crianças jovens e adultos participarão de atividades de sensibilização adaptadas para cada faixa etária. Para os menores, a programação inclui oficina de boneco cabeça de alpiste, pintura facial ecológica com semente de urucum e a programação do projeto Escola Vem ao Sesc, projeto premiado com o primeiro lugar da categoria Floresta e Flora do Prêmio Internacional LatinoAmérica Verde. Através dele, os estudantes são levados para uma visita à reserva ecológica do Sesc Iparana Hotel Ecológico. Para o público mais crescido, haverá também palestras e plantio de mudas.

Na quarta-feira pela manhã, a programação acontece na Praça de Caucaia, com apresentação do grupo Brigada da Natureza, distribuição de mudas medicinais e atividades recreativas. Na manhã de quinta-feira, a programação acontece no próprio Sesc Iparana, com plantio de mudas nativas, distribuição de sementes e mudas e palestra sobre o tema. Encerrando a semana, o Sesc leva sua programação para a barraca de praia Cumbuco Acqua Beach, com um cortejo com o grupo Brigada da Natureza, limpeza da praia e trenzinho infantil.


Outras Cidades

Através das escolas Educar Sesc, da Educação de Jovens e Adultos e do projeto Sesc Ler, a instituição também levará programação de educação ambiental para alunos na Capital e noutras cidades do Ceará. Em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Juazeiro, Itapipoca, Quixeramobim, São Gonçalo e Aracati, crianças, jovens e adultos participarão de atividades como aulas de campo, palestras, exposições, oficinas, distribuição de mudas e sementes, blitz educativa e jogos sobre o tema.



PROGRAMAÇÃO

FORTALEZA

04-06 | das10h às 22h

Estande Ambiental Pensando Verde no RioMar Kennedy

- Troca de livros ou alimentos por mudas

- Exposição Flora e Fauna da caatinga

- Oficinas: horta vertical com garrafa PET, mosaico em madeira e pompom (vagas limitadas)



05-06

Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)

7h – Blitz ambiental

9h – Abertura oficial com banda Aflorar e Sementes do Amanhã

10h30 – Plantio Coletivo de Mudas



06-06 | das 09h às 11h

Encontro Verdes Gestos

Auditório do Parque do Cocó



07-06

Upcycling – Sesc Fortaleza

9h – Gincana Criativa

14h – Oficina de Mosaico com público PCD



08-06 | das 10h às 22h
Estande Ambiental Pensando Verde no RioMar Fortaleza

- Troca de livros ou alimentos por mudas

- Exposição Flora e Fauna da caatinga

- Oficinas: horta vertical com garrafa PET, mosaico em madeira e pompom (vagas limitadas)


IPARANA



05-06 | das 08h às 10h

Praça de Caucaia

- Mobilização na praça central de Caucaia;

- Apresentação do grupo “Brigada da Natureza” (AQUASIS);

- Distribuição de mudas medicinais;

- Pintura facial ecológica com semente de urucum;

- Realização de atividades recreativas;


06-06 | das 08h às 12h

Sesc Iparana

- Plantio de mudas

- Distribuição de semente girassol;

- Distribuição de mudas medicinais;

- Palestra Ambiental;

- Apresentação do Internacional LatinoAmérica Verde”


07-06 | das 08h às 10h

Barraca de Praia Cumcubo Acqua Beach

- Cortejo com o grupo da “Brigada da Natureza”;

- Limpeza de praia;

- Distribuição de semente de girassol;

- Levar uma escola no trenzinho;


* O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.


www.sesc-ce.com.br


Facebook: /sescceara

Twitter: @sesc_ce

Instagram: sescce

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.