Pular para o conteúdo principal

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana

  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, passou por uma trepanação para drenar uma hemorragia intracraniana nesta segunda-feira (10). O procedimento foi consequência de um   acidente doméstico  sofrido pelo presidente em 19 de outubro, quando ele caiu no banheiro da residência oficial e bateu com a cabeça  Entenda: O que é trepanação? São perfurações feitas no crânio. No caso do presidente, foram feitas entre duas lâminas da meninge, seguidas da colocação de um dreno, por onde sai o sangue acumulado após a hemorragia. De acordo com o médico do presidente, Roberto Kalil, os orifícios feitos no crânio de Lula são pequenos e terão cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura.  Inicialmente, o  boletim médico  do hospital falava que o presidente passaria por uma craniotomia. Porém, os médicos esclareceram que foi uma trepanação. O que aconteceu com o presidente? Lula teve mal-estar se...

Julho amarelo alerta para prevenção a hepatites virais



Mês de combate a doença tenta reverter o número de 371 casos da doença registrados em 2018 no Ceará


O mês de julho agora também é amarelo. A ação, colocada em prática desde o ano passado, chega para chamar atenção para luta contra as hepatites virais. Em todo o país, ela tem por objetivo reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle da doença. 

Os males causados pelos vírus podem ser inúmeros, vão desde amarelidão nos olhos, perda de peso, inchaço nas pernas, cirrose até a necessidade de um transplante de fígado. As formas de contágio também. Mas atitudes simples de higiene pessoal e noções de educação sexual podem fazer com que fiquem no passado, por exemplo, os 175 casos de hepatite B e 196 de hepatite C confirmados no Ceará em 2018. Os dados são do Ministério da Saúde.

Atualmente existem cinco tipos de hepatites. O tipo A da doença, no entanto, concentra mais casos nas regiões Norte e Nordeste do país. De acordo com o MS, juntas, elas representam 56,2% das infecções confirmadas entre 1999 a 2017. O Sudeste, neste apanhado de mais de 15 anos, tem 17,1% dos registros. Apesar do alto índice de casos do tipo A, o maior número de notificações ainda é de hepatite C, que apresentou 11,9 casos para cada 100 mil habitantes em todo o Brasil em 2017, com 24.460 pessoas infectadas. No total, foram 40.198 registros de hepatites virais (A, B, C e D) em 2017.

De acordo com o médico infectologista do Hospital Prontocardio, Carlos Jaime, as hepatites crônicas são doenças delicadas por serem silenciosas. ˜Na grande maioria dos casos, os pacientes não apresentam sintomas. Quando o corpo começa a mostrar algum sinal é possível que a doença causada por hepatite viral crônica já tenha comprometido em graus variados a função do fígado. Por isso que é importante o diagnóstico precoce com tratamento adequado”, afirma.
A necessidade da prevenção existe por causa dos prejuízos para a saúde que a doença pode causar. “Hoje em dia o tratamento para hepatite viral causada pelo vírus C, por exemplo, pode ter eficácia bem elevada, acima de 90% do casos (a depender das condições da doença no paciente ), quando detectada e tratada precocemente. Antigamente essa a taxa de cura era de 40%. Infelizmente a prevenção com vacina ainda não está disponível para o vírus da hepatite C. Em relação ao vírus da hepatite B sim, há vacina que proporciona níveis de proteção aos pacientes sem a doença”, lembra.
Um dos impactos da hepatite no ser humano é a redução do tamanho do fígado, o principal órgão responsável pelo metabolismo do organismo. Quando há disfunção deste órgão, a pessoa pode sofrer com perda de peso, fraqueza generalizada, apatia e acontece distúrbio de coagulação do sangue (o indivíduo pode ter sangramentos). “Existem muitos casos de transplante do fígado devido à falência do mesmo, quando a doença já está bem avançada (anos após o indivíduo contrair a infecção). Isso sem contar com o risco de desenvolvimento de câncer de fígado que a infecção crônica pode ocasionar. O uso de preservativos, o não compartilhamento de agulhas contaminadas, o não uso objetos contaminados com sangue de paciente infectado (há casos de contaminação com o uso de alicates em salões de beleza), a vacinação contra hepatite B, são estratégias que ajudam na prevenção, diminuindo drasticamente o número de casos da doença”, conclui o médico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.