Pular para o conteúdo principal

Hospital de Messejana é o único da rede pública no Ceará a realizar procedimento inovador para tratar problema grave no coração

  O  Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) , integrante da rede da  Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa)  e reconhecido como centro de excelência em atendimento cardiovascular de alta complexidade, agora realiza Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A recente habilitação concedida pelo  Ministério da Saúde ,  publicada no Diário Oficial da União (DOE) em 9 de abril de 2024 , destaca o HM como o  único centro no estado autorizado a realizar esse procedimento . O TAVI é indicado para pacientes com  estenose aórtica grave , especialmente aqueles com contraindicação para cirurgia convencional de peito aberto e com idade igual ou superior a 75 anos. Estenose Aórtica A estenose aórtica, caracterizada pelo  estreitamento da válvula aórtica , é uma condição que compromete o fluxo sanguíneo do coração para o resto do corpo, sendo suas principais causas o envelhecimento, a calcificação das válvulas cardíacas e defeitos congênitos. O

“O momento atual exige confiança da população em relação à classe médica”, diz coordenador médico do Hospital São Camilo Fortaleza


 
O coordenador médico das UTI’s do Hospital São Camilo Fortaleza, Mozart Rolim, chama a atenção da população para a situação extraordinária que está sendo vivenciada, pedindo que haja confiança das pessoas em relação à classe médica, para que as medidas de prevenção sejam seguidas à risca em relação à pandemia de Covid-19.

Apesar de ser compreensível a preocupação com o menor sintoma que surja, é importante lembrar, segundo o médico, que o principal comportamento neste momento é o isolamento social. “Está havendo um consumo exagerado de máscaras cirúrgicas, mas nos ambientes familiares elas não são necessárias, a menos que seja para pessoas que estão com algum sintoma. Em relação aos testes, estes são destinados apenas para pessoas de maior risco, para não faltar insumo para quem mais precisa”, ressalta.

Públicos de risco
Mozart Rolim ressalta que os idosos formam o grupo de maior risco, bem como pessoas de qualquer idade com diabetes, pneumopatias, cardiopatias, ou que fazem tratamento oncológico. Entre os idosos, a mortalidade chega a 15% em pacientes acima de 80 anos.

Mulheres grávidas não estão no grupo de risco, pois os dados mostram que elas são infectadas na mesma proporção dos demais. “Como é um vírus novo, ainda estamos aprendendo sobre ele, mas aparentemente, grávidas correm o risco que a população geral corre”, afirma.

Mozart reforça que o vírus não tem letalidade alta. Em geral, os sintomas duram de sete a 14 dias, e 20% dos infectados devem precisar de internamento. Desse percentual, 4% ou 5% vão precisar de UTI.
Entre as crianças, a letalidade é muito baixa, mas estas podem transmitir o vírus para os idosos. O cuidado, então, deve ser o mesmo.

Hospital preparado para enfrentar a pandemia
O coordenador médico explica que o Hospital São Camilo Fortaleza tem adotado um fluxo diferenciado na emergência, para lidar com os casos de Covid-19. Logo na entrada, os profissionais trabalham para identificar de forma mais ágil os pacientes com insuficiência respiratória. Há uma separação de locais para internamento isolado dos demais pacientes do hospital, de forma a proteger os demais pacientes e o quadro de profissionais.
“A equipe está sendo permanentemente treinada para dar suporte ao paciente, desde a emergência, até o internamento e alta”, ressalta.

O hospital conta atualmente com 20 leitos exclusivos para Covid-19, 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neonatal e 10 de UTI pediátrica.

“Numa calamidade pública, podemos chegar a até 60 leitos adultos, mas esperamos que não seja necessário. Para isso, é preciso que todos exerçam um ato de civilidade. Estamos em época de viroses, então se tiver sintomas leves, permaneça em casa. Só conseguiremos vencer a epidemia com a ajuda de todos”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.